Desde o anúncio de que o VCT Ascension Americas aconteceria aqui no Brasil, muitas pessoas de fora não concordaram com a decisão da Riot. Realizar mais um evento no país, principalmente após os vários problemas que aconteceram no VCT LOCK//IN? Para muitos isso era loucura.
No entanto, no Pavilhão Pacaembu a história foi diferente. Claro, temos que considerar o número menor de público neste torneio presencial, mas a Riot escutou todas as reclamações da comunidade e demonstrou uma preocupação maior com o evento, que foi um verdadeiro espetáculo. O VCT Ascension Americas superou as expectativas!
Continue depois da publicidade
Formato do VCT Ascension Americas
No LOCK//IN a proposta do campeonato era para apresentar as equipes participantes da Liga das Franquias. No entanto, muitos jogadores, treinadores e até mesmo torcedores criticaram o formato, que foi disputado em eliminação simples, ou seja, uma derrota era suficiente para dar adeus ao torneio.
Desta vez, a Riot optou por dividir o Ascension em duas fases. A primeira foi online, nos estúdios da Riot, em São Paulo, englobando a Fase de Entradas e rodadas dos Playoffs. O público só pôde comparecer nos dois últimos dias, que sediaram as semifinais e final do torneio.
Essa escolha de formato deixou o VCT Ascension Americas mais dinâmico e interessante do ponto de vista competitivo e também do público. Perder uma não era sinônimo de eliminação, e ainda poder[iamos torcer para grandes narrativas.
Poucos problemas e mais transparência da Riot
Apesar de ser um campeonato de menor escala, não houve muitos problemas que desagradaram a torcida. No LOCK//IN muitas pessoas reclamaram da falta de organização e principalmente da falta de transparência entre a desenvolvedora e os torcedores. O calor foi algo que desagradou até os jogadores, enquanto a falta de informações sobre entradas de itens, por exemplo, pegou muitos torcedores de surpresa.
Felizmente isso não aconteceu no VCT Ascension Americas, e vale destacar uma diferença crucial: ele foi organizado pela Riot Brasil, enquanto o LOCK//IN foi organizado pela Riot Global. Claro, novamente bato na tecla de aprendizado com os erros, mas aqui também tenho que dar os créditos para a Riot Brasil, que sempre dá um show em organização de eventos.
Continue depois da publicidade
Nem tudo são flores
Um dos poucos pontos negativos que vivenciei no campeonato foram as pausas técnicas muito longas e a demora para o início da competição. No entanto, a Riot buscou solucionar todos os problemas que atrasaram o último dia e demonstrou transparência com algo que não estava ao alcance da organização.
Ao que tudo indica, um poste de eletricidade parou de funcionar e a Riot precisou aguardar os técnicos resolvessem o problema para dar continuidade na competição. Com isso, após mais de 40 minutos entre o terceiro e quarto mapa, os empecilhos foram resolvidos.
Torcida brasileira deu um show, como sempre
No LOCK//IN e até mesmo com o VCT Ascension se aproximando, os gringos começaram a postar memes e a criticar os torcedores do Brasil por não acompanharem a entrega do troféu e a saírem das arenas antes da finalização da competição.
Há uma grande discussão sobre essa situação, se foi desrespeitoso ou não, mas o fato é que no Ascension os torcedores brasileiros fizeram um show mesmo quando o seu país não está mais na competição.
Quem acompanhou a grande final do Ascension presencialmente vibrou e apoiou os times que disputavam o título. Além disso, após o término da partida, os jogadores foram em frente ao palco cumprimentar e agradecer ao público pela torcida.
Continue depois da publicidade
Uma experiência positiva no VCT Ascension
Apesar dos problemas, o VCT Ascension foi uma experiência positiva e um exemplo para os próximos. Os torcedores deram show, tivemos partidas incríveis e pudemos conhecer outros jogadores que não sabíamos nem sequer da existência.
Agora, aguardamos o VALORANT Game Changers Championship que acontecerá também em São Paulo, porém na Arena CBLOL da Riot. Nos resta aguardar, para saber se os erros de conexão serão evitados e revistos para as próximas ocasiões.
Continue depois da publicidade







