É oficial. Depois do rumores que correram pelas redes sociais, a PGL confirmou na tarde desta sexta-feira (6) o banimento dos brasileiros peacemaker, treinador da Imperial, e zakk, treinador da 9z, além de hally, técnico da Team Spirit, do PGL Major Antwerp 2022 de CS:GO.
As a result of ESIC’s investigations, peacemaker (Imperial Esports), hally (Team Spirit), and zakk (9z Team) are banned from PGL Major Antwerp 2022.#PGLMAJOR
— PGL (@pglesports) May 6, 2022
Das três punições, apenas a de peacemaker não era oficial. Na manhã desta sexta, Frankkaster, dono da 9z, já havia confirmado o banimento de zakk publicamente. A organizadora de torneios afirmou, em uma breve publicação no Twitter, que as punições foram decididas a partir das investigações realizadas pela Esports Integrity Commission (ESIC).
Segunda nota, a ESIC divulgou que peacemaker sofreu sua punição por conta do free-roam spectator bug ocorrido em 6 de março de 2018 em partida contra a Imperial, quando era treinador da Heroic, válida pela ECS Season 5 Europe Challenger Cup.
Já zakk foi banido por conta do static spectator bug que foi descoberto no dia 7 de agosto de 2020 em partida contra o River Plate pela Liga Aorus e quando treinava a Luminosity em partida contra a eUnited válida pelo qualificatório fechado da América do Norte da ESL One Cologne 2018.
Por fim, hally foi punido com base no mesmo bug de zakk que foi descoberto em uma partida quando era técnico da equipe da Espada em jogo contra a Dracarys válida pela CIS Rising League Season 3 em 27 de novembro de 2019.
ESIC ISSUES CHARGES AGAINST THREE COACHES RESULTING FROM THE HISTORICAL SPECTATOR BUG INVESTIGATION
ESIC will continue to notify the balance of the Spectator Bug Variant charges following this statement.
Read on our website: https://t.co/gCXEPliQYo pic.twitter.com/uGL8dwevJT
— ESIC (@ESIC_Official) May 6, 2022
Todos os detalhes e links para o vídeo do bug podem ser encontrados na nota oficial da ESIC.
Veja também: PGL Major Antwerp: GeT_RiGhT declara torcida para Imperial