Um assunto deu o que falar na noite do sábado (14) e domingo (15). Existe um bug no CS:GO que, quando a smoke é usada em cima de outra em uma posição específica, é feita uma brecha invisível.
O bug pode ser usado em pelo menos cinco mapas (Inferno, Overpass, Mirage, Ancient e Dust2) e veio sendo utilizado durante o PGL Major Antwep, inclusive pela G2 contra o time brasileiro da Imperial. Veja o vídeo:
WTF @CSGO pls fix this bug pic.twitter.com/cMB9hr9jBL
— João Vitor Delfino (@pigofps) May 15, 2022
m0NESY, jogador da G2 que aparece no vídeo acima usando o bug, contou que foi perguntando à organização do PGL Major se isso poderia ser usado no campeonato, e a resposta foi positiva.
Apesar da liberação da organizadora do evento, a organização de jogadores de CS:GO (CSPPA) publicou que todos os times do Major concordaram em não usar o bug da Smoke durante o Major Antwerp 2022.
All teams at the Major have agreed to not use the smoke exploit. #PGLMajor
— Counter-Strike Professional Players’ Association (@CSPPAgg) May 15, 2022
Fallen, capitão da Imperial, comentou sobre o bug e disse que é triste porque os admins da PGL não proibiram o bug quando tiveram a chance. “A ESIC deveria sancionar a PGL, como eles não deixam a Valve saber saber isso? Mas, sem ressentimentos, vamos banir isso agora”, completou.
Apesar do bug da Smoke ter vindo a tona agora, há registros desde dezembro do ano passado de jogadas que exploram essa falha. A Imperial está com duas derrotas no torneio. Os brasileiros jogarão ainda neste domingo contra a Bad New Eagles.
O PGL Major Antwerp 2022 acontece entre os dias 9 e 22 de maio na Bélgica. São 24 times batalhando pelo título de campeão mundial de Counter-Strike: Global Offensive, além de uma fatia da premiação total de 1 milhão de dólares.
O torneio conta com a participação das brasileiras FURIA e Imperial. Você pode acompanhar a cobertura completa do Major de CS:GO no Mais Esports.