O ministro do Asilo e Imigração, Sammy Mahdi, quer proibir temporariamente a emissão de visto para russos que desejem entrar na Bélgica. Depois do ataque militar russo na Ucrânia, o ministro foi breve na sua afirmação: “no momento, os russos não são bem-vindos aqui”. Uma possível proibição pode afetar os jogadores russos de disputarem o PGL Major Antwerp.
“O ataque imprudente da Rússia nos obriga a ter cuidado com os russos que desejam vir para a Bélgica. No momento, os russos não são bem-vindos aqui. Uma proibição geral de visto para russos não deve ser um tabu”, disse Sammy Mahdi em comunicado.
Por ora, nenhuma decisão conclusiva foi tomada. A CNN informou que o primeiro ministro da Bélgica, Alexander de Croo, vai se reunir com 26 líderes da União Europeia nesta quinta-feira para decidir novas represálias contra a Rússia.
No PGL Major Stockholm, o último major de CS:GO realizado, 17 jogadores russos atenderam ao torneio. A NaVi e a Gambit, equipes formadas majoritariamente por russos, ocupam o top 1 e top 2 do ranking atual da HLTV, respectivamente.
O próximo major de CS:GO está agendado para acontecer entre os dias 9 e 22 de maio na cidade de Antwerp, na Bélgica.