A IEM Rio 2023 foi o segundo campeonato seguido de grande porte realizado no Rio de Janeiro de forma consecutiva. Antes, o Major de CS:GO havia desembarcado na cidade em 2022. Durante a edição de 2023, o Mais Esports conversou com Bruno Shigemura, Gerente de Marketing da Intel Brasil sobre os próximos passos da competição.
Primeiramente, Shigemura falou sobre o processo de organização da IEM no Brasil. Segundo o profissional, a competição voltou ao Rio de Janeiro por conta do sucesso visto na IEM Rio Major 2022. Além disso, ele revelou que a Intel não descarta edições em outras cidades.
É algo que elaboramos com o time global da Intel há alguns anos. Algo que é muito importante para considerarmos é o calor do brasileiro, a paixão que ele tem pelo Counter-Strike. Nós levamos essa visão do Brasil para o time de fora do país. Por isso esse sucesso enorme e esse retorno de mais uma edição da IEM aqui no Brasil. Consideramos quais cidades vamos fazer. Pelo sucesso do Major do ano passado, trouxemos mais uma vez para o Rio de Janeiro, mas em futuras edições, consideramos todo o Brasil para poder abraçar todo público brasileiro em várias regiões.
Optar por outras sedes está nos planos da Intel e ESL. Para Bruno Shigemura, apesar da decisão de manter a IEM na Cidade Maravilhosa, edições em outras cidades no Brasil não estão fora dos planos.
Sabemos que o público do Rio de Janeiro gosta do Counter-Strike e do competitivo e também participam de torneios. Tem muitos talentos e estrelas aqui. O público gosta de assistir não só no Rio de Janeiro como no Brasil todo. Nesta edição de 2023, decidimos por seguir com a IEM no Rio. Em edições futuras, podemos optar por outras cidades, assim como no passado. Fizemos também em São Paulo há alguns anos. Podemos fazer em outras cidades também.