PUBG: Atualização 36.1 reformula competitivo e traz mudanças em armas e RP

PUBG: Atualização 36.1 reformula competitivo e traz mudanças em armas e RP

A Atualização 36.1 chegou ao PUBG: BATTLEGROUNDS com uma das maiores mudanças recentes no sistema competitivo, incluindo novos patamares, ajustes no RP e diversas novidades em armas e recompensas.


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(Imagem: Divulgação)

Temporada 36: novo patamar Sobrevivente e skins permanentes

O modo competitivo agora conta com os patamares “Cristal” e “Sobrevivente”, este último reservado aos melhores jogadores de cada região com RP ativo acima de 3.700. A proteção de rebaixamento não se aplica ao novo topo do ranking.

Além disso, skins competitivas permanentes para a AWM foram adicionadas como recompensas de patamar, e a visibilidade do ranking foi ampliada com exibição direta no lobby.

RP unificado e sistema de pontuação ajustado

A partir da Temporada 36, o RP será unificado entre tipos de grupo (Dupla e Esquadrão) e perspectivas (FPP e TPP). Com isso, todos os jogadores tiveram seus RPs reiniciados para 1.500.

O intervalo de variação de RP por partida passa a ser de -44 a +44, e penalidades por mortes de colegas ou suicídios agora reduzem diretamente os pontos, sem afetar a contagem de abates.

Modos Dupla e Solo ajustados por região

Com base no feedback da comunidade, o modo Dupla será adicionado em todas as regiões, com variações de perspectiva. Por outro lado, o modo Solo foi removido da região AS. No console, o modo Dupla estará disponível apenas nas regiões EU e NA.

Recompensas da Temporada 35

As recompensas anteriores também foram reformuladas. Agora, jogadores de patamar Ouro ou superior ganham a skin de paraquedas competitivo, além de emblemas animados, placas e medalhas para quem atingir patamares mais altos, como Mestre e Top 500.

Armas: AUG e VSS balanceadas, freio de boca retrabalhado

A AUG teve seu dano reduzido de 41 para 40 e sua oscilação na mira foi cortada pela metade. Já a VSS recebeu melhorias no dano (43 → 45), velocidade do projétil e simplificação na calibragem de distância, agora com alcance máximo de 300 metros. A queda de dano começa a partir de 50 m, não mais do zero.

O freio de boca também foi alterado, com aumento no controle de recoil vertical de +8% para +10%, tornando-se uma opção mais viável nos loadouts.

DMRs reavaliadas no Gunplay Labs

O modo experimental Gunplay Labs recebeu o evento “Reajuste de DMR”, com redução de 12% no dano e diminuição de 45% no RPM da maioria das DMRs (exceto Dragunov e Mk14). As alterações visam balancear o meta e reduzir a dependência dessas armas em combates de longo alcance.

O evento estará disponível de 18 de junho a 2 de julho no PC e de 26 de junho a 10 de julho nos consoles. Os testes serão realizados no modo Battle Royale Intenso com taxa elevada de DMRs nas caixas de loot.

Zona Vermelha e ações com veículos mudam

A Zona Vermelha passa a diminuir gradualmente em tamanho e número de explosões a cada nova geração — com exceção de Sanhok, que permanece inalterado.

Jogadores agora poderão usar arremessáveis do banco do motorista em qualquer veículo, embora com direção fixa e algumas limitações (como cancelamento da ação em certas situações e ausência de interface de temporizador). Armas curtas também foram liberadas para uso em embarcações, exceto no Bote Inflável em movimento.

Além disso, a velocidade de marcha à ré foi reduzida em diversos veículos, como UAZ, Zima, Mirado e Buggy, para reduzir abusos táticos em áreas urbanas.

Modos Arcade e Battle Royale Intenso ajustados

O modo Deathmatch de Equipes teve o mapa Suburbia removido devido à alta taxa de desistência, e as chances de seleção de mapas foram levemente alteradas. Já o Battle Royale Intenso passou a contar com ajustes no loot de caixas de suprimentos: kits de ferramentas, morteiros e Panzerfaust foram redistribuídos entre as caixas vermelhas e amarelas.

Interface, configurações e melhorias visuais

A opção “Ocultar Apelidos no Killfeed” foi renomeada para “Ocultar Apelidos de Jogadores” e agora oculta nomes no mapa, nas caixas de loot e na tela de espectador. A área de desempenho também recebeu melhorias de estabilidade em regiões como balsas de Erangel e o teleférico de Vikendi.

Já na Oficina, agora é possível desmontar até 50 itens de uma vez e selecionar duplicados de forma automática. A aba de Criação Especial segue disponível até meados de julho, com destaque para skins do Mercado Paralelo 2025.

Mais moedas e recompensas semanais

O jogo passa a permitir a escolha entre G-Coin e BP ao comprar certos itens da loja. O sistema de Suprimento Semanal foi adicionado, oferecendo até 23.000 BP por semana em troca de missões concluídas. Já os Pontos de Arcade passam a render mais cupons de contrabando, com aumento em todas as faixas de pontuação.


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Redação Mais Esports

Equipe de redação do Mais Esports

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