A PGL alterou parte da regra do RMR Americas 2022 que recebeu críticas da comunidade depois de Jaime Pádua, CEO da FURIA, questionar o formato publicamente na última quarta-feira (6). Porém, a FURIA de Jaime ainda pode ser prejudicada.
Com o sistema Buchholz, três times iriam terminar o RMR com 3 vitórias e 2 derrotas. No entanto, destes três, somente um seria classificado ao PGL Major Antwerp, baseado na dificuldade dos adversários que a equipe enfrentou.
Agora, a PGL adicionou uma partida de desempate. Os dois times com piores pontuações no Buchholz vão se enfrentar em uma MD3. Quem vencer, encara o terceiro time que estava 3-2 no RMR. O vencedor desta partida vai ao PGL Major Antwerp.
Porém, estas mudanças não ajudam a FURIA. O time brasileiro foi convidado para o RMR depois de se classificar aos playoffs do último major e, assim, chega com maior seed na seletiva. Porém, com melhor seed, a FURIA encara times de seeds menores – o que diminuirá a pontuação da equipe no sistema Buchholz.
Caso a FURIA fique 3-0 no RMR, o outro time que também ficar 3-0 vai garantir a única vaga direta ao Legends Stage porque terá mais pontos no sistema Buchholz. Essa situação não muda mesmo com a nova alteração da regra pela PGL.
O RMR Americas agora será disputado presencialmente na Rômenia entre os dias 11 e 15 de abril – com um dia a mais para as partidas de desempate. Já o PGL Major Antwerp acontecerá entre os dias 9 e 22 de maio na Bélgica.
