Você talvez se lembre do Summit, que chamou atenção na LCK e na LCS anos atrás — ou até mesmo por sua passagem pelo Brasil em 2025, quando representou a Isurus Estral. Atualmente, o top-laner está na Estral, disputando o Torneio de Promoção 2025 para a LCS 2026, porém foi punido em sua última série.
Caso Summit no Torneio de Promoção para a LCS
Durante o jogo entre Estral e Disguised, houve uma longa pausa devido a ataques de DDoS aos servidores da Riot, o que fez a partida se estender por horas sem qualquer movimentação dentro do jogo.
Contudo, durante a pausa, foi possível perceber que alguns jogadores estavam utilizando o computador para outras atividades, não apenas permanecendo na tela de pausa. Ghost, campeão do Worlds 2020, foi visto usando o Discord, enquanto o próprio Summit assistia ao replay da partida no YouTube. Um dos casters chegou a comentar ao vivo que ele estava “vendo vídeo no YouTube”.
Lol okay sure bud. It’s pretty blatant. https://t.co/QLL54SjR4l pic.twitter.com/lbrmwVrzGX
— Erick “Decerux” Beltran (@Decerux) October 7, 2025
De acordo com o regulamento da competição, essa prática não é permitida. Confira abaixo a tradução do trecho correspondente do regulamento:
Comunicações não autorizadas: todos os celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos com função de voz e/ou que emitam som (“toque”) devem ser removidos da área de jogo antes da partida.
Os jogadores não podem enviar mensagens diretamente para jogadores que estejam fora do palco, técnicos ou qualquer outra pessoa enquanto estiverem na área de partida. Isso inclui mensagens por meio do cliente do jogo, texto, e-mail, redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação.
Durante a partida, a comunicação de um jogador titular deve ser limitada apenas aos outros jogadores da equipe titular.
Nothing about the blatant cheating? pic.twitter.com/mLgJ8qq9Ah
— Stowens (@stowens93) October 7, 2025
Fiel às regras, a LCS decidiu punir o top-laner da Estral, Summit. Confira a nota completa traduzida:
Após uma análise detalhada das acusações levantadas durante o Torneio de Promoção da LTA Norte entre Estral Esports e Disguised, os oficiais da partida suspenderam provisoriamente o jogador Summit de competir, enquanto é conduzida uma investigação completa sobre o caso.
O Código Global de Conduta de Esports – Edição 2025 estabelece que:
“Trapaça é definida como o uso de qualquer método, técnica ou tecnologia — dentro ou fora do jogo — que afete o resultado de uma partida ou conceda vantagem injusta a um jogador ou equipe. Isso inclui, por exemplo, o uso de hacks, exploração de bugs, cheats ou comunicação com pessoas que não estejam participando da partida.”
A Estral Esports terá permissão para escalar um jogador substituto de sua lista atual durante esse período. Reforçamos que levamos todos os níveis de competição a sério e seguimos comprometidos em manter a integridade competitiva em todas as partidas.
Competitive Update on the Promotion Tournament pic.twitter.com/yfamhqtRAV
— LTA North (@LTANorth) October 7, 2025
Vale lembrar que, por conta dos ataques de DDoS citado anteriormente, o confronto de Estral com Disguised foi remarcado para hoje, às 17h. Não teremos a presença do top-laner Summit.








