Conheça seus Inimigos.
Chegou a Parte 2 do guia de Jungle para Principiantes!
Você que inicia sua carreira de caçador da selva, já sabe que encontrará em seu caminho inúmeros covis de feras cujo abate é imprescindível para o sucesso em Summoner’s Rift. Mas o quanto você sabe sobre esses monstros*1?
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BESTIÁRIO DO RIFT
KRUGS
Krugs são tipicamente os monstros de início da jungle pra quem começa pelo lado azul.
Usando o golpear no Krug Ancião o campeão adquire a benção da mão pesada que é extremamente vantajosa na limpeza da jungle, pois propicia que o quinto ataque básico atordoe o monstro atacado. (Não precisa serem 5 ataques básicos no mesmo monstro)
RUBRIVIRAS
Vulgarmente conhecido como RED
O red é um dos mais importantes campos da jungle para ser feito no inicio do jogo. O campeão que abater o red ganha a insignia da brasa, que já é conhecida da maioria por fazer com que os ataques básicos do portador causem dano real e lentidão aos oponentes, ao passo que deixam um pequeno dano continuo durante 3 segundos após o AA. Contudo, algo que é pouco lembrado quando se trata da benção do red é a regeneração de vida bônus que este buff propicia. Assim efetuar a limpeza desse campo logo cedo no jogo aumenta dramaticamente a capacidade do jungler em sua primeira rotação, pois causará muito mais dano continuo e causará lentidão nos monstros, favorecendo assim a prática do kiting*2 sobre seus oponentes. Se seu objetivo é fazer ganks*3 no early*4 game então o red é um buff imprescindível para trazer mais dano e controle de grupo contra o alvo emboscado. Utilizando golpear no red você recupera vida, fazendo dele também uma ótima opção inicial de rota se não for dispor de leash*5 do seu time.
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ACUÂMINAS
Vulgarmente conhecidas por Galinhas. Outrora chamadas de bruxas ou espectros.
O campo das aquâminas situa-se em localização privilegiada quando se trata de logística para ganks no mid. Por isso muitas vezes midlaners espertos posicionam uma ward próxima às acuâminas na jungle inimiga. Além do ganho em ouro e da proximidade com flanco da rota do meio, este campo ainda fornece aos junglers que o golpearem a habilidade de serem alertados quando vistos por uma sentinela inimiga, e concede visão desta desde que a encontrem (geralmente dentro das moitas). São essenciais aos junglers agressivos que pretendem fazer pressão aos inimigos, destruindo suas sentinelas e gankando os desavisados. Portanto se você não está pensando em gankar, talvez seja boa ideia se dirigir ao próximo campo. Se estiver buscando acumulo de gold, saiba que os Lobos dão apenas 2 de gold a menos no campo, e machucam bem menos.
Essa segunda parte termina por aqui, na parte 3 continuaremos com os monstros do segundo quadrante da jungle. Até logo e bons jogos.
*1 – Todas as informações das imagens são obtidas in game apenas passando o mouse pelos ícones ou selecionando o monstro. Os valores listados são os status iniciais de cada monstro em seu surgimento
*2 – Kiting, basicamente, é o ato de Bater e Andar (Jogadores mais experientes podem agora dar rage pois não mencionei o reset de animação de ataque). Está prática trás muitos benefícios ao jogador que a domina. Relativamente a jungle, kitar os monstros possibilita que este obrigue-se à andar em sua direção para que tenha alcance suficiente para lhe atacar, permitindo assim que você passe mais tempo sem ser sem levar dano(pois teoricamente você obrigará o monstro à realizar uma animação maior entre um ataque e outro).
*3 – Gankar é o ato de surpreender um inimigo na rota, com o objetivo de trazer vantagens ao seu aliado, seja: abatendo o inimigo, fazendo o inimigo gastar feitiços de invocador, fazendo o inimigo perder farm ou mandando o inimigo para a base.
*4 – Em suma early game é o inicio do jogo, delimitado de diversas formas diferentes, dependendo a que proposito se pergunta. Possíveis delimitações de early game: Até o level 6/até o abate do primeiro dragão/até a derrubada da primeira torre/até o fechamento do primeiro item/até o fim da fase de rotas. Dessa forma o early game de cada jogo durará até momentos e marcos diferentes.
*5 – para fins de compreensão desse artigo, leash é o ato de jogadores de rota ajudarem o jungler durante sua trajetória inicial na selva.
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