Com lançamento marcado para 15 de outubro de 2025, o patch 11.08 do VALORANT promete revolucionar a dinâmica do FPS. A atualização traz reformulações amplas nas armas, habilidades dos agentes e layouts de mapas, consolidando uma nova fase competitiva para o jogo.
Armas mais previsíveis e baseadas em habilidade
A Riot reformulou os padrões de recuo dos rifles e submetralhadoras para aumentar a previsibilidade dos disparos. Rifles como Vandal e Phantom agora contam com mais “balas protegidas” (6 e 8, respectivamente), oferecendo estabilidade nas rajadas. A Stinger perde precisão mais rapidamente, enquanto a Spectre teve a dispersão reduzida.
Em certas situações, sprays e rajadas estão sendo tão eficazes quanto tiros únicos, recompensando aqueles que escolhem a melhor abordagem para cada confronto. pic.twitter.com/I9wQJ73ncq
— VALORANT Brasil (@VALORANTBrasil) October 12, 2025
Habilidades padronizadas para todos os agentes
A atualização padroniza efeitos como concussão e visão turva. O efeito de Visão Curta passou de 5m para 7m, enquanto a concussão agora dura 2,5 segundos independentemente do agente.
Estímulos de combate, como os de Brimstone e KAY/O, foram nivelados em efeito e eficácia reduzida. Já habilidades recarregáveis agora compartilham recarga de 60 segundos, afetando iniciadores e controladores.
Agentes com foco em decisões mais táticas
Duelistas
Yoru e Neon receberam mudanças sutis. A duração do Flash e do Fakeout do Yoru foi reduzida, e não é mais possível ativá-los durante o ultimate. A concussão do Relay Bolt da Neon caiu para 2,5 segundos.
Vamos reduzir o poder de Yoru e Neon para permitir que outros Agentes se destaquem. O tamanho das Ultimates em área e a duração dos efeitos negativos também serão ajustados para se alinhar às mudanças aplicadas em todo o elenco nesta atualização. pic.twitter.com/EP0u7hY8Ww
— VALORANT Brasil (@VALORANTBrasil) October 12, 2025
Iniciadores
Agentes como Breach, Sova e Fade tiveram o tempo de recarga aumentado e duração de habilidades ajustada. O ultimate da Fade, por exemplo, dura menos e afeta uma área reduzida. Breach agora exige menos pontos para ultar, mas teve alcance nerfado.
As habilidades dos Iniciadores criarão janelas de oportunidade menores, então será necessário escolher a hora certa para utilizá-las. pic.twitter.com/X4oZfeSNKO
— VALORANT Brasil (@VALORANTBrasil) October 12, 2025
Controladores
Astra e Viper tiveram habilidades como smokes e poças ajustadas para reduzir spam. Omen e Brimstone seguem a nova lógica de recarga e estímulo. O objetivo é exigir uso mais consciente dos recursos defensivos.
As mudanças nos Controladores vão seguir a atualização aplicada a todo o elenco: os efeitos negativos serão mais curtos e as habilidades que não são de fumaça serão usadas com menos frequência. pic.twitter.com/Nl3XEX7Hoa
— VALORANT Brasil (@VALORANTBrasil) October 12, 2025
Sentinelas
Agora exigem posicionamento mais inteligente, já que a recarga após destruição dos dispositivos aumentou para 60 segundos. Sage também perdeu durabilidade na Barreira Orb (de 800 para 600).
Vamos simplificar as contrajogadas dos Sentinelas e adicionar ajustes de fortalecimento para balancear. pic.twitter.com/N8nxz2CgCV
— VALORANT Brasil (@VALORANTBrasil) October 12, 2025
Mapas Pearl e Abyss reformulados
Os mapas também passaram por ajustes. O Abyss teve mudanças no ponto B e no meio, criando novos ângulos e oportunidades de domínio de área. Já Pearl recebeu alterações no B Site para equilibrar as ações entre ataque e defesa.
Estamos atualizando Pearl e Abyss para permitir mais criatividade na defesa e no pós plant pic.twitter.com/muQgbeioEf
— VALORANT Brasil (@VALORANTBrasil) October 12, 2025
Atualização quer consolidar novo VALORANT
Segundo a Riot, o patch é um “ponto de virada”, e visa evitar que o jogo se torne previsível ou “resolvido”. Ao tornar o uso de habilidades mais tático e menos baseado em spam, a desenvolvedora busca fortalecer o lado competitivo e estratégico do jogo.







