Menos de uma hora após o clipe de fooX, então jogador da Black Dragons, viralizar após tecer comentário machista em stream, a organização decidiu por dispensá-lo. O jogador competia pela BD desde junho no Valorant.
NOTA pic.twitter.com/hRgkIJB5Bt
— Black Dragons (@blackdragonsBR) October 19, 2020
No trecho, fooX desmerece a vitória da formação feminina Fire Angels pela primeira seletiva aberta do First Strike: “Tô perdendo pra mulher, se f*”. A vitória, inclusive, eliminou a Black Dragons da competição.
A Black Dragons não demorou para chegar a uma decisão. “Esse comentário vai contra todos os princípios da BD e, por isso, não enxergamos outro caminho além de dispensá-lo. Infelizmente sabemos que a única diferença entre ele e a maioria dos jogadores homens é que ele falou isso em live”, disse a organização em nota.
Esperamos que essa punição sirva de exemplo e que, um dia, esse comentário seja uma exceção. Pedimos desculpas para todas vocês, mulheres, que precisam passar por esse tipo de situação diretamente”, continuou a Black Dragons, que também agradeceu os títulos conquistados por fooX com a organização. “Acreditamos que as pessoas podem sempre evoluir e esperamos que isso aconteça com ele e com todos vocês”, finalizou.
No perfil pessoal, a CEO Nicolle Mehry, mais conhecida como Cherrygumms, comentou a decisão: “Nosso posicionamento jamais poderia ser diferente. Espero que esse caso sirva de exemplo para posicionamentos similares das organizações brasileiras, tanto no conteúdo, quanto na agilidade. O nosso pilar na Black Dragons é e sempre será igualdade”.
Nosso posicionamento jamais poderia ser diferente.
Espero que esse caso sirva de exemplo para posicionamentos similares das organizações brasileiras, tanto no conteúdo, quanto na agilidade.
O nosso pilar na @blackdragonsBR é e sempre será igualdade.
Obrigada.
— cherrygumms (@Cherrygumms) October 19, 2020
Com a Black Dragons, fooX foi campeão do Point Blank International Championship – campeonato mundial da modalidade. No Valorant, o jogador não alcançou grandes feitos. A melhor colocação no FPS da Riot Games foi o 3°/4° lugar na AORUS League e na Rivals Contenders.