Ser PCD não privou bzkA de vencer o VALORANT Champions 2022. Apesar das dificuldades que enfrenta, o técnico liderou o elenco brasileiro da LOUD no primeiro título mundial do país na modalidade e comemorou o título como o primeiro PCD campeão mundial.
Em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (21), o treinador brasileiro falou como a conquista do título mundial pode incentivar outras pessoas a seguir pelo mesmo caminho.
Na entrevista, bzkA destacou que pessoas vão às suas redes sociais para comentar sobre as dificuldades e falta de representatividade. O treinador também pontuou que existem mecanismos para adaptação nos periféricos do console ou computador.
Muitas pessoas vieram no Twitter e Instagram comentar sobre as dificuldades que elas têm no dia-a-dia e a falta de referência de umas pessoas no cenário para provar ser possível. Você não tem aquela limitação motora nos esports para algumas pessoas, algumas pessoas têm, mas tem controle adaptável, tem forma de conseguir jogar em alto nível e jogar o seu melhor.
Por fim, bzkA afirmou que espera que esse título sirva de exemplo para que PCDs possam ter mais oportunidades e ter sua caminhada como espelho para o futuro.
Eu espero que sirva como exemplo, porque não é um esporte tradicional, como futebol, vôlei e basquete, em que a gente leva desvantagem. Dependendo do tipo de deficiente, existem outros tipos de mouse, controle e teclado que as pessoas conseguem se adaptar para jogar e vira um jogo mais intelectual, vira um esporte muito mais abrangente com muito mais oportunidade para todo mundo.
Título mundial da LOUD no VALORANT Champions 2022
A final entre LOUD e OpTic teve um pico de quase 1.5 milhão de espectadores. O time brasileiro aparece em três das cinco partidas mais assistidas do VALORANT Champions 2022.
Com o resultado, a LOUD levou para casa mais de R$ 6,8 milhões de premiação. Aspas ficou com o MVP do torneio e, junto aos outros jogadores da LOUD, comemorou a conquista em suas redes sociais.
A comunidade reagiu de forma eufórica ao título, que rendeu inclusive memes com o narrador Lothar, que havia colocado a LOUD como “Tier D” em sua lista. Os jogadores da OpTic também parabenizaram os brasileiros pela conquista.