A Acend, primeira campeã mundial de VALORANT, anunciou sua saída do cenário competitivo do jogo. A organização europeia, que conquistou o VALORANT Champions 2021 ao vencer a Gambit Esports na final, comunicou que não participará da modalidade em 2025, citando dificuldades financeiras e a insustentabilidade do cenário de tier 2.
Em um comunicado, a Acend destacou que a falta de suporte adequado para as equipes fora do circuito principal, como Challengers, tornou inviável manter um time competitivo. A organização mencionou problemas como o colapso de organizadores de torneios, cancelamento de competições e não pagamento de prêmios como fatores decisivos para sua decisão.
Embora não tenhamos conseguido alcançar o torneio Ascension nesta temporada, continuamos com nossos negócios como de costume, recrutando para 2025 e planejando continuar. No entanto, o ecossistema de tier 2 tem mostrado sinais alarmantes de decadência, com organizadores de torneios fechando, não pagando prêmios em dinheiro e cancelando torneios. Tem sido cada vez mais difícil justificar o investimento em uma equipe com uma offseason estendida, prêmios pequenos e a pressão das expectativas salariais de nível VCT.
A equipe também revelou que não conseguiu se classificar para o Ascension e foi excluída do sistema de franquias do VCT pela Riot Games, o que foi considerado um “golpe” para a organização que já havia vencido o mundial.
Depois de uma temporada difícil em 2022, em que ficamos fora de três eventos internacionais, a Riot mudou para o modelo de parcerias no VCT. Embora tenhamos ido longe no processo de seleção, não conseguimos uma vaga no VCT, apesar de nosso status como uma das únicas duas equipes a conquistar o Troféu de Campeões. Isso foi obviamente um golpe duro, já que nossos jogadores eram altamente cobiçados como ex-campeões e tivemos que reconstruir do zero. Já havíamos passado por dificuldades antes, então voltamos ao trabalho e construímos uma das melhores equipes no ecossistema da Challengers League da Europa.
Ficar tão perto de chegar ao VCT em 2023 foi outro golpe massivo, já que isso significou perder o primeiro ano dos pacotes de equipes do VCT e mais um ano tendo que competir com equipes do VCT para assinar com os melhores jogadores. 2024 foi outro ano tumultuado para nossa equipe de Valorant e ao longo do ano a Riot anunciou que, a partir de 2025, as equipes ascendentes teriam que ganhar sua vaga na liga a cada ano.
Mesmo com sua saída, a Acend agradeceu aos fãs pelo apoio ao longo dos anos e expressou orgulho por ter moldado alguns dos melhores talentos do VALORANT europeu.
Com o coração verdadeiramente pesado, devemos anunciar hoje que o Acend Club não participará dos esports de Valorant em 2025. O ecossistema cada vez mais hostil tornou simplesmente insustentável administrar uma equipe de forma responsável.
Temos orgulho de ter sido campeões e de ter formado alguns dos melhores talentos da Europa. Queremos agradecer a todos os fãs do Acend, do passado e do presente, por seu apoio. Esperamos ver todos vocês no palco novamente algum dia. #RiseUp
- Veja também: Sacy anuncia aposentadoria do competitivo