Nos últimos dias o cenário brasileiro de VALORANT viu uma nova “debandada” de times, com a saída da RED e Legacy. Em stream, Playhard, CEO da LOUD, falou sobre o cenário Tier 2 no Brasil e citou que, no geral, a modalidade ainda é um “cenário pequeno”.
Eu vi um comentário muito por alto, acho que foi no Twitter, mas eu não tenho entrado muito. Era alguma coisa de que tinha um time pagando R$ 200 por mês de salário para o jogador no Tier 2, né? Eu já vi time jogando esses campeonatos de Tier 2 de graça, mano. Time que não tem nem estrutura, que é time de amigo. É difícil, é difícil. Eu penso do lado do time: o time tem que se manter de algum lugar, a liga paga? Não, né? Tier 2, a maioria dos jogos não tem patrocínio. Patrocinador quer patrocinar Tier 2? Também não, porque não tem um alcance muito grande. Não tem um projeto que consiga investir para construir uma torcida grande. Então, é um ciclo infinito, tá ligado?
O CEO continuou falando sobre o custo de ter uma organização e o quão necessário é participar de um campeonato com audiência, algo que o VCB não está tendo.
Para manter uma organização é caro. Para você fazer uma org que vai ter audiência é caro. E o dinheiro vem de onde? Aí, se você investe e não tem retorno, você tira o pé e sai fora. Então, é muito difícil, pô, muito difícil. Eu acho que é de boa você entrar num campeonato de Tier 2, Tier 3 com seus amigos, sem salário, com o time da esquina, mano. O cenário é pequeno ainda, velho. Não tem como ter estrutura pro T1, pro T2, pro T3 e querer salário alto nem dedicação exclusiva. Eu acho que é normal, tem games ainda, falando de cenário de Valorant, tô falando meio que de tudo.
Sobre o cenário de VALORANT
O Valorant ainda é um cenário muito bom. Vai pegar um Free Fire da vida… antes tinha Série B, hoje em dia tem o quê, mano? Não tem nada, pega qualquer outro jogo mobile que não é o Free Fire, tem menos ainda. Nem o Free Fire tem. Então, é muito difícil, pô.
Hoje em dia, o cenário é muito mais desafiador do que parece. É doideira, mano. Tem muito time Tier 1 do Brasil que o dinheiro não vem do time. O dinheiro vem de outros lugares e sustenta o time. E é ótimo, acho ótimo quando isso acontece. Até em time de futebol isso acontece. Tem time de futebol afundado na dívida e o dinheiro que sustenta o time vem de outro lugar. O time até faz dinheiro, mas não o suficiente para se manter, e aí vem o dono do time de futebol de outro lugar e bota dinheiro. Então, isso acontece, cara.
Quando acontece o terceiro split do VCB 2024?
A terceira etapa do VALORANT Challengers Brasil 2024 acontecerá entre 21 de novembro e 8 de dezembro.