A Riot Games puniu a Vivo Keyd por utilizar de uma câmera do Cypher em local não permitido. Assim, os brasileiros perderam a vitória no mapa decisivo do confronto com a Acend, realizado pela primeira rodada do grupo A do VALORANT Champions 2021.
De acordo com a Riot, a câmera foi utilizada em seis rodadas. Assim, os pontos conquistados pelos brasileiros nestas rodadas foram passados para a Acend – o que totaliza 12×9 para o time da EMEA. No entanto, a Riot também levou em consideração o “impacto econômico dos seis rounds perdidos no mapa”, e somou o 13° ponto para a Acend.
Portanto, a Acend vence o mapa por 13×9 sobre a Keyd e passa a ser a equipe que sai vitoriosa da série. A punição foi divulgada nesta sexta-feira (3).
Comunicado de penalidade: Vivo Keyd
Durante o Mapa 3 da série entre Acend e Vivo Keyd, Jonathan “JhoW” Glória, da VK, violou uma regra da Política Global de Competições do VALORANT.
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— VALORANT Champions Tour Brazil (@valesports_br) December 4, 2021
A Riot explicou porque o uso da câmera é um exploit e o porquê da partida não ter sido interrompida.
“A localização da câmera permite que o jogador de Cypher veja através da parte de trás de uma pequena textura de mapa que se destina a bloquear a visão do jogador. De uma perspectiva oposta do outro lado da textura do mapa, a textura é sólida e bloqueia a visão da câmera do Cypher”, escreve a desenvolvedora.
“Os Oficiais do Campeonato só irão parar uma partida se um exploit for claro e óbvio, ou relatado por uma equipe participante. A visão unilateral do exploit da câmera é uma pequena parte da perspectiva da câmera, e não era imediatamente óbvia ao assistir o jogador mover a câmera durante a partida. Além disso, a Acend não relatou o exploit”, continua.
A Riot também fala que a Vivo Keyd poderia ter questionado se o uso da câmera era ou não proibido.
“A câmera do Cypher empregada por JhoW inclui uma visão unilateral na parte de trás da textura do mapa que deveria ter sido entendida por JhoW como não intencional. Se o jogador ou a equipe não tivessem certeza se a localização da câmera foi ou não considerada um exploit, a Política de Competição Global do VALORANT explica que a equipe tem a oportunidade de contatar o árbitro para determinar se o uso da câmera do Cypher foi considerado exploit. A Vivo Keyd não contatou os Oficiais do Campeonato antes de usar o exploit da câmera do Cypher”.
Com a mudança do resultado e agora a derrota, a Vivo Keyd cai para a partida eliminatória do grupo A. Os brasileiros irão enfrentar a X10 Crit na próxima segunda-feira (6) e quem perder será eliminado.