Nesta quarta-feira (14), a Riot Games revelou novos detalhes sobre o VCT de 2023, que passará por diversas mudanças por conta do sistema de franquias. Além de dar novas informações sobre o calendário e como funcionarão os circuitos, a empresa também revelou que São Paulo será a sede do primeiro torneio internacional de VALORANT do ano.
Estamos preparando algo fresquinho para 2023 👀
Com três ligas de altíssimo nível e torneios dentro do jogo, prepare-se para um #VCT totalmente novo! pic.twitter.com/jRKWFIqFy8
— VALORANT Champions Tour Brazil (@valesports_br) September 14, 2022
Início do VCT 2023 em São Paulo
A temporada competitiva de 2023 começará de uma maneira diferente do que o torcedor está acostumado. Para comemorar a chegada das franquias, todos os times aprovados para o sistema de parceria com a Riot, independente de qual liga regional eles forem participar, serão convidados para São Paulo, onde disputarão o maior torneio internacional da história do VALORANT.
As equipes parceiras do mundo todo jogarão o campeonato que abrirá a temporada durante o mês de fevereiro. A competição terá duração de três semanas e a final acontecerá no início de março.
Além de levar o troféu e uma quantia em dinheiro para casa, o time campeão também dará à sua liga regional uma vaga extra no segundo evento internacional da temporada, o Masters.
Ligas regionais do VCT 2023
Após o fim da competição em São Paulo, as equipes voltarão para suas respectivas regiões para o seguimento do calendário competitivo. Os times parceiros serão divididos em três ligas, que serão disputadas em Los Angeles (Américas), Berlim (EMEA) e Seoul (Ásia-Pacífico).
Cada uma das sedes será palco para uma das três ligas regionais e contará com partidas semanais a partir de março, com a final marcada para o mês de maio. A Riot Games não revelou a quantidade de times que disputarão cada liga, porém afirmou que cada um dos torneios terá coberturas presenciais em diversos idiomas.
2023 será o ano da adaptação para as organizações
Enquanto 2023 contará apenas com um split das ligas regionais, os anos seguintes passarão a ter dois torneios no calendário. A Riot Games optou por promover apenas uma edição durante o primeiro ano do sistema de franquias para fornecer às equipes o tempo adequado para se instalarem em suas respectivas regiões.
Whalen Rozelle, COO, Esports da Riot Games, falou sobre o novo sistema competitivo adotado para o VALORANT.
A paixão da comunidade VALORANT nos inspirou a sonhar alto e evoluir o VALORANT Champions Tour para atender à demanda esmagadora que estamos vendo em todos os cantos do mundo. Em 2023, estamos levando tudo o que aprendemos, agregando novas ideias e formando parcerias que nos ajudarão a realizar nossos sonhos para a próxima edição do VCT
Competições internacionais em 2023
As equipes que se saírem bem durante as ligas regionais se classificarão para o Masters, segundo evento internacional do ano, marcado para junho. Assim como em São Paulo, as equipes batalharão pelo título e por uma premiação em dinheiro, porém, o Masters também distribuirá vagas diretas para o VALORANT Champions 2023, o campeonato mundial do FPS da Riot Games.
Em julho, as equipes que não conseguiram se classificar para o VALORANT Champions 2023 através do Masters terão uma última chance com a disputa dos Last Chance Qualifiers.
Serão três seletivas, uma para cada liga regional, onde apenas os vencedores receberão as últimas vagas para o mundial, que acontecerá em agosto.
Circuito Challenger
Visando as equipes que não foram aprovadas pelo sistema de franquias, a Riot desenvolveu o Circuito Challenger, que acontecerá de forma simultânea ao VCT 2023.
A temporada começará em janeiro e terá dois splits, além de um campeonato de promoção que fecha o ano e distribui vagas para as ligas regionais de 2024. Os torneios serão disputados de forma presencial e terão suas próprias premiações.
A Riot Games ainda não revelou quais equipes foram aprovadas para o sistema de franquias, porém o anúncio deve acontecer em breve. Rumores indicam que as brasileiras LOUD e FURIA conseguiram suas vagas para a liga das Américas, com MIBR, Gamelanders e Fluxo na disputa por uma terceira.
Veja também: Novo agente será um controlador de nacionalidade indiana