Sacy, jogador da Sentinels, demonstrou sua preocupação com o cenário de VALORANT após as falas polêmicas de Leo Faria sobre o Tier 2 do FPS da Riot. O jogador ainda disse que caso a desenvolvedora não encontre soluções, grandes consequências podem acontecer.
Durante uma transmissão ao vivo, Sacy compartilhou que o competitivo está sob ameaça se a Riot não efetuar mudanças no sistema já anunciado para 2024. A temporada de 2023 já enfrentou críticas consideráveis e várias organizações anunciaram a saída do cenário.
Sinceramente, do jeito que o VALORANT está indo, esse negócio do Tier 2 não está bom. O que está acontecendo é ridículo. Ainda acredito que, se a Riot não ajustar, tudo vai por água abaixo.
Leo Faria e polêmicas do Tier 2 no VALORANT
Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o diretor geral do VALORANT afirmou que o Tier 2 não busca estabilidade, mas sim desenvolvimento de talentos para as franquias. Além disso, ele enfatizou que o Challengers serve como um “degrau” para o VCT Americas e que o Ascension precisa ser a principal motivação das organizações.
Sacy afirma que Tier 2 precisa de estabilidade
Sacy expressou sua opinião de que o Tier 2 precisa de estabilidade, e o classificou como instável, e reconheceu que as equipes franqueadas, como a Sentinels que compete no VCT Americas, são privilegiadas.
É bom para nós que estamos aqui nas franquias. Isso é elitização pura.
Ele também explicou por que, em sua visão, uma segunda divisão fraca prejudica o cenário, já que não há uma renovação constante de talentos no cenário.
Sem o Tier 2, você continua observando os mesmos jogadores. É difícil dar oportunidade para novos talentos dessa forma. Os esports são o que mantêm o jogo vivo. Imagine que você começa a jogar, você tem talento e começa por onde? Pelo Tier 2, mas se o Tier 2 não estiver funcionando, não haverá organizações interessadas em contratar novos jogadores. É algo muito complicado.
Sacy, em outro momento da transmissão, expressou sua esperança de que a Riot faça ajustes no ecossistema competitivo, pois as decisões atuais está afastando os jogadores.
Justo não é, por motivos óbvios. Mas acho que a Riot tem que arrumar isso o mais rápido possível, porque isso está espantando jogador e não dá segurança. Para você ser jogador profissional hoje, não que tenha mudado alguma coisa. Só que, desta maneira, é sacanagem. A esperança é que arrumem. Mas como ter esperança nessa situação?