Campeões mundiais de VALORANT em 2022 com a LOUD, Gustavo “Sacy” e Bryan “pANcada” optaram por seguir novos desafios na carreira e representarão a norte-americana Sentinels em 2023.
Em sua nova casa, a dupla brasileira passará por diversas mudanças. Além de ter que se comunicar em inglês dentro das partidas, se mudar para outro país e se adaptar a um novo estilo de jogo, Sacy e pANcada terão três novos companheiros de time: Tyson “TenZ“, Zachary “zekken” e Rory “dephh“.
O trio compete profissionalmente desde o primeiro ano do VALORANT e foi escolhido a dedo pela organização para formar o elenco que disputará as franquias em 2023. Com a temporada competitiva de VALORANT cada vez mais próxima de começar, o Mais Esports decidiu relembrar as carreiras dos novos companheiros de time de Sacy e pANcada. Confira:
TenZ
Único remanescente da antiga line-up da Sentinels, TenZ sempre foi considerado um dos melhores jogadores de VALORANT do mundo. Conhecido por sua mira afiada, o canadense de 21 anos surgiu primeiramente no cenário de Counter-Strike como um prodígio norte-americano, porém rapidamente deixou o competitivo para focar na criação de conteúdo da Cloud9.
Em abril de 2020, antes mesmo do lançamento oficial do VALORANT, TenZ anunciou que passaria a atuar profissionalmente no FPS da Riot Games. O canadense seguiu como membro da Cloud9 por um curto período e chegou até mesmo a desistir do competitivo para voltar a focar nas streams, porém em março de 2021 assinou com a Sentinels por empréstimo para a disputa do Masters Reykjavík daquele ano, o primeiro torneio internacional da história do jogo.
Foi na Islândia onde a Sentinels conseguiu se provar pela primeira vez para o cenário mundial de VALORANT. Liderada por TenZ, a equipe norte-americana não tomou conhecimento dos adversários e venceu o torneio internacional de forma invicta. O canadense foi eleito o MVP da grande final da competição contra a Fnatic.
Por conta do excelente desempenho de TenZ no Masters, a Sentinels decidiu comprar o jogador em definitivo e ele passou a integrar o elenco de forma oficial. Apesar do sucesso no torneio internacional, a equipe norte-americana não conseguiu reproduzir o resultado apresentado na Islândia em outras competições e o time foi gradualmente saindo dos holofotes.
Em 2022, o nível competitivo do VALORANT aumentou drasticamente e a Sentinels não acompanhou o ritmo. Apesar de sempre apresentar bons números individuais, TenZ não conseguiu classificar a equipe para nenhuma competição internacional durante o ano e por conta disso a organização decidiu reformular sua line-up para as franquias, com o canadense sendo o único membro do time campeão do Masters a seguir na escalação para 2023.
Zekken
Assim como TenZ, zekken surgiu no cenário como uma jovem promessa que rapidamente se provou dentro dos servidores. O norte-americano de 17 anos iniciou sua carreira em setembro de 2020 e passou por diversas equipes menores antes de receber uma oportunidade para representar a XSET.
Foi lá que o norte-americano começou a brilhar nas principais competições de VALORANT e passou a ser considerado um dos melhores jogadores da região. Durante sua passagem pela organização, conquistou o segundo VCT NA de 2022 e participou de dois torneios internacionais.
Apesar de sempre se destacar individualmente, sua equipe não conseguiu ir tão longe nos eventos internacionais que participou. A XSET finalizou sua campanha no Masters Copenhagen em 7° e terminou o VALORANT Champions 2022 em 5°.
Dephh
Diferentemente de TenZ e zekken, dephh é um dos jogadores mais experientes dos esports em geral. Antes de ingressar no cenário de VALORANT, o britânico de 31 anos já tinha construído uma longa carreira no Counter-Strike e fez seu nome no competitivo como um dos principais IGLs da região.
Dephh começou a competir no FPS desenvolvido pela Valve em 2013 e teve passagens por times como VexstaR e CAZ eSports antes de se juntar à Complexity em 2016. Foi nesta última equipe onde o britânico liderou um quinteto que participava constantemente dos principais torneios de CS:GO ao redor do mundo.
A mudança para o VALORANT aconteceu em julho de 2020 e rapidamente o capitão foi contratado para liderar o projeto da Dignitas. Apesar de ter permanecido pouco tempo na organização, assinou com a XSET logo em seguida e se tornou companheiro de zekken pela primeira vez. Juntos, conquistaram o segundo VCT NA de 2022 e disputaram o Masters Copenhagen e o Champions, mundial vencido pela LOUD.
A NOVA SENTINELS
O trio formado por TenZ, zekken e dephh agora se junta à dupla Sacy e pANcada na Sentinels em uma nova fase do competitivo de VALORANT. O quinteto terá pela frente o novo sistema de franquias implementado pela Riot Games para 2023 e promete ser um dos mais competitivos da Liga das Américas.
A estreia da nova Sentinels está marcada para acontecer no Ludwig x Tarik Invitational, campeonato realizado entre os dias 14 e 15 de janeiro nos Estados Unidos. Em seguida, o quinteto seguirá para São Paulo, onde disputará o VALORANT Lock In, campeonato que abre a temporada competitiva oficial de 2023.
Veja também: Confira as mudanças feitas pela Riot Games no mapa Split