A temporada de 2024 consolidou o VALORANT como o FPS mais popular globalmente, de acordo com Leo Faria, Diretor Global de Esports do jogo. Durante uma publicação recente, Faria destacou que todas as quatro ligas internacionais do VCT (Valorant Champions Tour) apresentaram crescimento em audiência e engajamento.
Sucesso do Champions 2024
A final do Champions 2024 foi o evento mais assistido da história do Valorant Champions Tour (VCT), superando em cinco vezes o recorde do ano anterior, realizado em Los Angeles. O torneio registrou um pico de 9,1 milhões de espectadores simultâneos e atraiu 44,3 milhões de espectadores únicos.
O sucesso foi impulsionado pelo desempenho da EDward Gaming (EDG), que conquistou o título e mobilizou milhões de fãs na China. Vale lembrar que o recém-lançado VCT China teve um pico de 1,8 milhão de espectadores simultâneos.
Segundo Leo Faria, diretor global de esports do VALORANT, os resultados refletem o melhor ano do jogo em termos de expansão e engajamento.
Esta foi a nossa melhor temporada até agora. Quebrando recordes, em quase todas as medidas. Há algum tempo dizemos que o VCT é o esport que mais cresce no mundo. Bem, 2024 solidificou VALORANT como o FPS mais assistido do mundo, bem como um dos esports mais populares em todos os títulos e gêneros. Este foi um grande ano de expansão para o jogo, em novas regiões e plataformas, e o esporte cresceu com ele.
Outros destaques do VCT 2024
Todas as quatro ligas internacionais apresentaram crescimento, mas o VCT Americas se destacou como a segunda liga mais assistida, com um pico de 810 mil espectadores simultâneos.
A Riot Games também observou um aumento significativo na base de fãs, especialmente em regiões como América Latina e Ásia, reforçando a popularidade global do jogo.
O calendário de 2025 promete manter o ritmo, iniciando com o VCT Kickoff em janeiro, seguido por torneios como o Masters Bangkok e o Champions Paris. A Riot Games visa consolidar ainda mais o VALORANT como referência no cenário global de esports.