A Riot Games anunciou nesta terça-feira (16) os detalhes do cenário competitivo de VALORANT para 2023. Dentre as novidades, estão a criação de novas ligas, um novo sistema de classificação e também integração do FPS direto com o VCT; confira.
Challengers
A partir de 2023, segundo a Riot Games, haverá uma expansão dos campeonatos Challengers “para incluir mais jogadores em mais países e regiões”.
O cenário competitivo de VALORANT se dividirá em 21 ligas em três regiões diferentes: Américas, EMEA e Ásia-Pacífico. As equipes campeãs dessas ligas vão se enfrentar em uma nova competição, a Challengers Ascension. Os times que venceram a Challengers Ascension de sua região vão disputar a Liga Internacional de 2024.
Confira as regiões e divisões
Américas
- Brasil
- América do Norte
- LATAM Norte
- LATAM Sul
EMEA
- Norte Europeu
- Sul Europeu (Espanha, Itália e Portugal)
- França e Benelux
- DACH (Alemanha, Áustria e Suíça)
- Turquia
- Leste Europeu
- Mena (Oriente Médio e Norte da África)
Ásia-Pacífico
- Sul da Ásia (inclui Índia)
- Tailândia
- Vietnã
- Malásia e Singapura
- Coréia
- Japão
- Taipé Chinesa e Hong Kong
- Filipinas
- Indonésia
- Oceania
Ligas Internacionais
A cada ano, as ligas internacionais vão ganhar mais uma equipe até chegar ao limite de 14 times no ano de 2027. As organizações oriundas da Challengers Ascension vão ficar por dois anos na liga antes de voltar à liga regional para fazer toda a caminhada novamente.
As equipes promovidas à liga internacional vão ter o direito de “receber benefícios de liga semelhantes e uma chance igual de classificação para o Masters e o Champions”.
Sistema competitivo dentro do VALORANT
Para 2023, a Riot Games prometeu uma integração do sistema competitivo dentro do jogo com o VCT. A ideia da desenvolvedora é incluir um sistema competitivo acima das ranqueadas para, a longo prazo, “qualificar equipes diretamente do jogo para o Challengers”.
Por fim, a Riot Games prometeu detalhar as informações das qualificatórias abertas, programação do Challenger e também dos novos torneios Ascension de todas as regiões.