O competitivo de VALORANT vai ganhar novidades em 2023, anunciou a Riot Games nesta última quinta (28). De um circuito semi-aberto, o novo modelo funcionará como um sistema de bolsa, contrário ao esquema de franquias do League of Legends, por exemplo. No novo formato, times selecionados receberão apoio financeiro para fazerem parte de uma parceria com a desenvolvedora.
No ano que vem, 3 ligas internacionais acontecerão na Ásia, Europa e Américas, nas quais as equipes competirão por vagas em eventos globais, como o Masters e o Champions. Se as condições sanitárias permitirem, as ligas terão audiência ao vivo.
A primeira liga incluirá times da América do Norte, América Latina e Brasil. A segunda contará com participações de equipes da Europa, Rússia, Turquia e regiões do Orienta Médio e Norte da África (MENA). Por fim, a terceira liga vai ser com participantes do Sudeste da Ásia, Coreia e Oceania.
A seleção de times pela Riot se dará por meio de um processo seletivo ainda neste ano. A escolha vai ser baseada em “histórico de criar ótimas experiências de esports, desenvolvimento dos players, e [indicando que o time] pode contribuir a longo prazo para o crescimento do competitivo de VALORANT”, segundo a desenvolvedora.
As equipes escolhidas ainda poderão colaborar com lançamentos de produtos virtuais no FPS.
Veja também: Masters Reykjavik 2022: Torneio foi o terceiro mais assistido da história do VALORANT