Após o Brasil passar por uma crise no Challengers Brasileiro (VCB) onde resultou na saída de várias organizações do Tier 2 de VALORANT, o cenário norte-americano do Challengers NA enfrenta o mesmo. Nesta quinta-feira (21), o jornalista Pedro Romero afirmou quais times continuarão para 2024.
so out of all the teams that competed in the latest split of na challengers, only four remain
M80
MxS
TTR
OXYTG left
G2 got TG’s VCT slot
TSM left
FaZe left
OR left
MAD & DSG got relegated
Moist Moguls & Shopify merged pic.twitter.com/NeTtH0eBLB— Pedro Romero (@PayTheRow) December 21, 2023
Segundo a publicação, somente quatro organizações continuarão no Challengers NA, sendo elas: M80, MxS, Turtle Troop e Oxygen Esports. Além disso, organizações como a The Guard, campeã do VCT Ascension, se retirou do VALORANT após não ser aceita para as franquias e por isso, a G2 contratou parte do elenco sendo promovida para o VCT Americas.
Outras organizações que saíram do Tier 2 foram a TSM, FaZe e OREsports. Por fim, a Moist Moguls e a Shopify realizaram uma fusão, enquanto a MAD e a DSG foram rebaixadas.
Insatisfação dos jogadores norte-americanos com o Tier 2
Agora, com os rosters promissores que antes animavam a cena do Tier 2 e com a saída de organizações abandonando o cenário, dapr, da Oxygen acredita que é inevitável manter o Challengers após o anúncio das ligas parceiras.
quit CS because of a dying T2 scene then after 3 years VALORANT has a dying T2 scene
hate to say the writing was on the wall but it truly was as soon as franchising was announced and an artificial line was drawn
hope everybody affected lands on their feet
— dapr (@dapr) December 21, 2023
Responsabilizando o programa de parcerias da Riot pela situação do Tier 2, o jogador indicou que era uma questão de tempo.
Não gosto de dizer que estava escrito nas estrelas, mas realmente estava, assim que as franquias foram anunciadas uma linha artificial foi traçada. Espero que todos afetados consigam se reerguer.
Jogadores da Liga das Franquias lamentam situação do Challengers
Apesar dos jogadores do VCT Americas não se afetarem com a situação do Tier 2. Ethan e C0M, ambos da EG, demonstraram tristeza com o caminho que está indo à cena do VALORANT nos Estados Unidos.
Todas essas organizações abandonando T2/GC parecem o Counter-Strike novamente. Espero que isso mude logo, muitas pessoas se esforçam demais para não dar certo.
All these orgs dropping out in T2/GC looks like NA CS all over again
Hopefully it turns around soon, too many people put in too much effort for it to not work out.
— EG Ethan (@ethanarnold) December 21, 2023
C0M afirma que não gostaria de ver as pessoas desistindo dos seus sonhos
Honestamente, é uma pena ver pessoas perderem seus empregos nos eSports porque eu estava literalmente no mesmo lugar há um ano, ano e meio, onde me senti extremamente derrotado e não tinha certeza se todo o trabalho duro que fiz foi em vão.
Gostaria que houvesse uma maneira de ajudar, mas agora parece que é inverno no eSports, provavelmente em breve veremos muitas pessoas desistindo de sua paixão. Isso me faz sentir uma merda sabendo o que as pessoas estão passando. Rezo para que todos se levantem, realmente desejo o melhor para todos.
Honestly does suck seeing people lose their jobs in esports because I was literally in those shoes a year, year and a half ago, where I felt extremely defeated and was unsure if all the hard work I put in was for nothing.
I wish there was a way to help, but right now feels very…
— EG C0M (@C0Mtweets) December 21, 2023
Leo Faria diz que jogadores do Tier 2 devem buscar estar nas Franquias
Durante o Champions 2023, o Mais Esports realizou uma entrevista exclusiva com o diretor-geral de VALORANT, Leo Faria, onde ele afirmou que o Tier 2 buscava desenvolvimento e não estabilidade.
No entanto, durante o MD3, podcast de esports, o diretor esclareceu que a Riot não quer que os jogadores se acomodem no Tier 2, mas busquem estar nas Ligas Internacionais.