A T1 foi eliminada do primeiro Open Qualifier do VCT norte-americano por conta de comunicação não autorizada. A equipe infringiu a regra ao permitir que o treinador se comunicasse com os jogadores durante a partida.
A violação aconteceu em confronto com a TSM pela Lower Bracket do Open Qualifier no último sábado (29). No dia seguinte, a Riot Games divulgou a desqualificação da equipe.
“Qualquer comunicação entre não jogadores e jogadores durante uma partida que não seja durante os pauses táticos e técnicos, é proibida. Espera-se que todos os jogadores sigam as regras de jogo justo que eles concordaram para participar da competição”, escreveu a Riot.
VCT Challengers Competitive Ruling: T1 pic.twitter.com/GTkHsSTB4I
— VALORANT Champions Tour NA (@valesports_na) January 30, 2022
O treinador David Denis, que se comunicou indevidamente com os jogadores, não comentou a punição.
Embora tenha sofrido a desclassificação do primeiro Open Qualifier, a T1 pode tentar avançar para o evento principal na segunda edição da seletiva aberta. A segunda oportunidade vai acontecer entre os dias 4 e 7 de fevereiro.
Já Version1, XSET, The Guard e NRG conseguiram a classificação no primeiro Open Qualifier e avançaram para o VCT norte-americano. Estas equipes se juntam à Sentinels, Envy, 100 Thieves e Cloud9 na competição.