A Team Vitality comunicou nesta quarta-feira (21) que não participará do Last Chance Qualifier EMEA (LCQ). Recentemente a organização informou o falecimento de Twisten e com isso, veio o anúncio de que eles não participarão do campeonato de VALORANT.
Some important information about our participation in the VCT last chance qualifier and the VCT Champions ⬇ pic.twitter.com/q4pWPNJvpC
— Team Vitality 🐝 (@TeamVitality) June 21, 2023
Pronunciamento Oficial da Team Vitality
Como informou a organização, a morte do jogador tcheco causou “imenso pesar sem precedentes” e não será possível jogar as últimas competições da temporada. A decisão da Vitality ocorre apenas duas semanas após a morte de Twisten, que abalou a comunidade global de VALORANT e deixou jogadores, personalidades e fãs de todo o mundo devastados.
A morte recente do nosso jogador de Valorant, Twisten, causou imenso pesar sem precedentes entre os colegas de time, a staff, nossas equipes e nosso clube. Não conseguimos imaginar ninguém mais jogando as últimas competições da temporada. É por isso que, em respeito a ele, à família dele e aos nossos jogadores, nós quisemos encerrar a temporada 2023 do VCT.
Morte de Twisten
O jogador Twisten morreu aos 19 anos e abalou toda comunidade de VALORANT. Não foi falado sobre a causa da morte de Twisten, mas sabe-se que o jogador lutava contra a depressão há dois anos. Ele inclusive jogou no Brasil esse ano, durante o Lock In. Na ocasião, ele prometeu doar R$ 137 para cada kill feita com a Shorty no torneio.
O jogador defendeu a BIG até outubro de 2022 e no mês seguinte se juntou a Vitality, onde estava até o momento de seu falecimento. Com a equipe, jogou o LOCK//IN no Brasil, mas foi eliminado pela Leviatán. A última partida do jogador foi em maio contra a FUT Esports.
Desabafo dos familiares e homenagem da Riot Games
A Riot Games prestou uma homenagem na estreia do VALORANT Masters Tokyo ao jogador. Além disso, a mãe do jogador, Ivana Ašenbrenerová, também defendeu os esports, após rebater comentários que apontavam os jogos como culpados pela depressão do atleta.
Team Vitality e VCT EMEA
A Vitality terminou em 5º no VCT EMEA e não se classificou para o Masters Tokyo. Além disso, com a não classificação para o Champions 2023, a organização francesa iria disputar a última chance de garantir a vaga para o mundial. Com toda a repercussão e decisão do elenco, a Vitality desistiu da vaga e não participará do LCQ.
O LCQ EMEA será disputado por seis times, de 19 a 23 de julho, em busca de uma vaga para o campeonato mundial. A Europa poderá ter uma vaga adicional caso a Fnatic vença o VALORANT Masters Tokyo.