A ODDIK anunciou nesta quarta-feira (20) o encerramento nas atividades de VALORANT. A organização estava no cenário desde julho de 2021 quando anunciou a primeira line-up mista. Com a chegada do novo circuito de VALORANT para o ano de 2023. Algumas organizações não estão satisfeitas com o novo formato do VCB.
COMUNICADO pic.twitter.com/h0acpyrM05
— ODDIK (@ODDIKgg) June 21, 2023
Pronunciamento Oficial da ODDIK
Segundo o comunicado, a decisão foi tomada com base no calendário proposto pela Riot Games no ano de 2023 e também pela insatisfação em outras questões que não foram reveladas pela organização.
Esta decisão foi tomada por conta do fraco calendário para a temporada 2023, com o ano se encerrando em junho e as promessas de manter o cenário aquecido com campeonatos de outras organizadoras não se concretizando. Além de baixos números de audiência e algumas decisões questionáveis como, por exemplo, a falta de alguma ajuda de custo para os times poderem comparecer aos estúdios em dias de jogos e a falta de informações referentes ao calendário para temporada de 2024; entre outros motivos que não serão revelados aqui e que desgastaram a relação entre organização e desenvolvedora.
A organização comunicou que decisões como estas são difíceis de ser tomadas, porém, acreditam que no momento é o parecer correto. Eles informaram ainda, que caso a Riot ofereça um modelo de negócios que seja agradável, estudarão a possibilidade de retorno.
Foi uma resolução difícil, porém acreditamos ser o melhor caminho para os próximos passos da organização. Com a saída do Valorant, a Oddik irá investir ainda mais no CS:GO e estará atenta a oportunidades para entrar em novas modalidades.
Caso a Riot Games volte atrás em algumas decisões e apresente um calendário forte e atrativo não só para as organizações mas também para o público, a Oddik com certeza irá reavaliar esta decisão e estudará um retorno para a modalidade.
Pausa no projeto ODKASA
Em julho de 2022, a organização anunciou uma mansão com os principais influenciadores criadores de conteúdo, a ODKASA. Inspirados em outras mansões dos esportes eletrônicos, a ODDIK trouxe jogos, conteúdos de entretenimento e convidados que eram influentes no cenário. Além de deixar, o cenário misto, eles anunciaram a pausa nas atividades da mansão.
Com a optativa de sair do ambiente competitivo do Valorant, a Oddik não vê outra opção a não ser pausar o projeto da ODKASA, voltado totalmente para a criação de conteúdo e, desta maneira, os streamers da Oddik também terão seus contratos encerrado.
Permanência no Inclusivo até o fim do calendário
A ODDIK também ingressou no cenário inclusivo na mesma época em que entrou para o misto. Com a saída, os elencos serão mantidos até o fim desta etapa da Elite Cup e do Game Changers Brasil 2023.
A ODDIK irá seguir com os contratos das lines inclusiva e mista até o final das competições que estão por vir (GameChangers e EliteCup) e depois decidirá quais caminhos seguir com os jogadores e jogadoras.
Pronunciamento de Inluencers, comissão e jogadores da ODDIK
Os integrantes da ODDIK também se pronunciaram sobre o assunto. Jogadores, influenciadores e a comissão técnica falaram da insatisfação com a Riot e também sobre a saída da organização.
Cara fico muito triste com isso, serio nem tenho palavras.
Obrigado de verdade por todo apoio o tempo todo que esteve, espero que o cenario fique melhor para 2024.
Todos falaram, todos citaram que iria dar um B.O alguma hora com essa mudanca toda, mas enfim olhar pra frente e…
— ODK BELKY (@belkytv) June 21, 2023
É uma decisão muito difícil, porém necessária tendo em vista inúmeras dificuldades como as citadas no comunicado.
Espero de verdade que seja um até logo e não um adeus. #GoODK https://t.co/J5XcDasIVI— Vicenzzo Mandetta (@Vicenzzo_) June 21, 2023
E vamos de tropinha 4.0 😵💫 https://t.co/729FMXd5MR
— ODK BLD (@bldcs_) June 21, 2023
Posição da Riot Games sobre o assunto
O Mais Esports entrou em contato com a Riot Games que emitiu o seguinte comunicado.
Como organizadores, estamos constantemente buscando melhorar nossas competições, ouvindo o feedback dos jogadores, times e comunidade. Estamos realizando uma revisão no ecossistema do Tier 2, em termos de distribuição das competições no calendário competitivo, assim como entendendo junto aos times o que tornaria o ambiente mais competitivo e com maior engajamento para eles.