Neste domingo uma notícia pegou a comunidade mundial de VALORANT de surpresa. Sacy, brasileiro jogador da Sentinels considerado um dos melhores do mundo, anunciou sua aposentadoria do competitivo do jogo.
Rumores já apontavam que Sacy não continuaria na Sentinels para 2025, mas ninguém imaginava que o jogador pudesse optar pela aposentadoria. Inclusive chegou a circular que ele poderia voltar a jogar com aspas, jogador que estava com ele na conquista do Champions 2022 pela LOUD.
Curiosamente, a notícia da aposentadoria de Sacy vem um dia após TenZ, jogador mundialmente conhecido e também da Sentinels, ter anunciado sua aposentadoria. Inclusive Sacy chegou a comentar que um dos grandes motivos de ele ter se juntado ao time norte-americano foi pelo TenZ.
Vídeo de despedida
Sacy publicou um vídeo de despedida relembrando toda a sua paixão por jogos eletrônicos e entrada no cenário competitivo, desde quando ainda jogava LoL e foi campeão brasileiro, até a transição para o VALORANT.
Carreira de Sacy no VALORANT
Sacy começou no VALORANT logo que o jogo foi lançado e participou dos primeiros campeonatos feitos aqui no Brasil, enquanto ainda defendia a RED Canids, time que ele era jogador profissional de LoL.
Em 2021, ele se juntou à Team Vikings, onde venceu algumas etapas do Challengers Brasil daquele ano e conseguiu a classificação para o Champions 2021, o primeiro mundial de VALORANT. Naquele ano, o time brasileiro foi eliminado ainda na Fase de Grupos ao terminar 1-2.
Em 2022 Sacy recusou propostas internacionais e montou a line-up que viria representar a LOUD. A equipe dominou o cenário brasileiro sem perder uma série sequer e jogou todos os torneios internacionais do ano, terminando na segunda colocação do Master Reykjavik, sendo eliminada precocemente no Masters Copenhagen e depois fazendo história ao vencer o Champions 2022. Foi a primeira e até então única vez que um time brasileiro venceu o mundial de VALORANT.
Em 2023 Sacy deixou a LOUD e se juntou à Sentinels, mas teve um ano bastante conturbado, não conseguindo boas colocações no LOCK//IN, VCT Americas e nem sequer se classificando para torneios internacionais.
Para 2024, a Sentinels fez mudanças em sua line-up e pouco a pouco o time foi se encaixando. O time de Sacy e companhia venceram o Kickoff 2024, venceram o Masters Madrid e, mesmo com uma campanha abaixo do esperado nos dois splits do VCT Americas, conseguiu a classificação para o Champions 2024, torneio que a equipe terminou na quarta colocação.
Futuro de Sacy
Sacy ressaltou que não deverá voltar a jogar profissionalmente, pois realmente decidiu se aposentar da carreira de jogador profissional. Ele ressaltou que continuará no cenário de VALORANT, vai realizar mais streams, Watch Party e tentar ajudar o cenário brasileiro de diferentes formas.
Me sinto uma pessoa muito realizada, consegui conquistar tudo o que dava no VALORANT e na minha carreira. Obviamente sempre fui uma pessoa muito ambiciosa, sempre quero mais e queria muito sair com essas vitórias no Champions 2024, mas entendo que são coisas fora do meu controle e está tudo bem. Daqui eu saio só com experiências boas, realizei o meu sonho de conquistar um título mundial para o Brasil, fui para uma organização estrangeira onde adquiri o respeito de todos e conquistei um título internacional lá.