A Riot Games anunciou uma mudança importante para o VALORANT Champions Tour 2026. A partir do Kickoff, partidas entre equipes com o mesmo seed contarão com um duelo 1v1 para definir a prioridade de escolha de mapas e lados.
A medida será aplicada em todas as ligas do VALORANT e substitui o antigo sorteio. A nova regra tem como objetivo premiar a habilidade individual, além de oferecer mais entretenimento para o público.
Como funcionam os duelos no VCT
Batizado como “Modo Skirmish”, o duelo 1v1 será disputado por um jogador titular de cada equipe, em horários e locais definidos pela liga. O confronto segue os seguintes critérios:
- As habilidades estarão desativadas.
- Todos os jogadores terão escudos e créditos ilimitados.
- Vence quem ganhar cinco rodadas primeiro.
- O ganhador escolhe o mapa e o lado inicial da série.
Segundo a Riot, a proposta é testar a novidade como uma alternativa divertida ao cara ou coroa. A empresa também levantou a possibilidade de incluir, no futuro, técnicos nos duelos, como forma de engajar ainda mais o público.
Início da temporada com nova regra
O formato já será usado no VCT Americas Kickoff, que começa em 15 de janeiro e segue até 15 de fevereiro. O torneio reúne 12 equipes em busca das três vagas para o Masters Santiago, primeiro evento internacional da temporada.







