Logo MaisEsports
HomeAssistaRecallAnuncie
Logo MaisEsports

Worlds 2021: “Isso tudo é surreal”, desabafa Yutapon

Vitor Ventura
publicado em 11 de outubro de 2021
League of Legends

A DFM fez história nesta quinta-feira (7), ao bater a Cloud9 pelo confronto de desempate e, assim, garantir a primeira colocação do Grupo B da Fase de Entrada do Worlds 2021. Com isso, a equipe japonesa garantiu a classificação direta à Fase de Grupos do Mundial, enquanto a Cloud9 terá que disputar uma Md5 para tentar a vaga.

Confira as estatísticas da partida entre DFM e Cloud9.

Em entrevista ao Mais Esports, o experiente atirador, Yutapon, admitiu que ele mesmo não esperava terminar a Fase de Entrada como líder do grupo. Ele também falou de todos os anos em que atuou profissionalmente e tantas vezes falhou no seu objetivo, quase ter desistido, mas enfim, ter conquistado agora em 2021.

Honestamente, até ontem, eu achava que o melhor que conseguiríamos era o 2º lugar e depois jogaríamos a Md5, e só então ter uma chance de ir para a Fase de Grupos. Porém, depois que jogamos o Desempate e vencemos, isso tudo está parecendo surreal.

Yutapon disputa campeonatos internacionais desde 2015, quando fez sua estreia no extinto campeonato International Wildcard Invitational. Na época, a DFM sequer conseguiu a classificação para os playoffs, terminando com somente uma vitória e cinco derrotas. Desde então, o jogador e a liga japonesa acumularam diversos fracassos internacionais.

Yutapon DFM Worlds 2021
Yutapon consegue sua melhor campanha internacional com a DFM no Worlds 2021 (Foto: Riot Games)

Essa história começou a mudar em 2018, quando a DFM derrotou a brasileira KaBuM! no Mundial, na época, o CBLOL era considerado mais forte que a Liga Japonesa, então foi um marco para a LJL. No ano seguinte, a vitória sobre o Seed 3 da Europa, Splyce, marcou a primeira do Japão sobre uma região Major.

O sonho de Yutapon

O atirador japonês de 25 anos afirma que, no começo, até pensou em desistir já que não conseguia atingir seus objetivos de ter uma boa campanha internacional com a DFM. Porém, ao ver o nível individual e coletivo de sua equipe melhorar, ele persistiu:

Desde que comecei a jogar profissionalmente, eu tentei e tentei, tantas vezes… às vezes eu sentia que, por não alcançar meu objetivo, me fazia não querer ir para campeonatos internacionais. Mas, agora que temos a nossa melhor lineup e alcançamos nosso objetivo, estou grato por não ter desistido.

Ele também falou do seu desejo de inspirar novos jogadores a tentar o alto nível, já que, como ele mesmo diz, “Eu e Evi não somos mais tão jovens.”

Mas, qual será o maior desafio para Yutapon e a DFM na Fase de Grupos? O atirador não poupará esforços para chegar aos playoffs. “Nosso primeiro objetivo era passar da Fase de Entrada, então agora queremos chegar nas Quartas, ficar entre as oito melhores.”

Treinos com a RED no Worlds 2021

A DFM conquistou o carinho de parte dos torcedores brasileiros no MSI deste ano, quando os próprios revelaram que, diante da dificuldade de equipes Minors de conseguirem treinos antes da competição, a equipe brasileira da paiN Gaming foi de grande ajuda, e vice-versa.

Pensando nisso, Yutapon revelou que durante o Mundial, a também brasileira RED Canids Kalunga treinou bastante com a Detonation FocusMe. Ele, inclusive, teceu elogios ao também atirador, Titan, dizendo que o brasileiro é bastante agressivo e difícil de se jogar contra.

DFM Worlds 2021
DFM consegue classificação histórica no Mundial 2021 (Foto: Riot Games)

Agora classificada, a DFM vai descansar por três dias, enquanto aguarda a definição do restante da Fase de Entrada e, então, descobrir em qual grupo será colocada. Vale lembrar que a chinesa, LNG, que terminou líder do Grupo A, já está colocada no Grupo D da próxima etapa, já que equipes da mesma região não podem se enfrentar.

O Worlds 2021 segue nesta sexta-feira (8), com as primeiras rodadas de Md5. Às 8h, no horário de Brasília, Galatasaray e Beyond Gaming farão a primeira série do dia, onde o vencedor enfrenta a Hanwha Life, 2ª colocada do Grupo A. Na sequência, a RED Canids Kalunga reencontra a PEACE, e quem vencer, enfrenta a Cloud9.

Você confere a cobertura completa do Mundial aqui no Mais Esports.

Veja também: Apesar da derrota, Guigo afirma que RED chega confiante para Md5

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!

Logo MaisEsports© Todos os direitos reservados à maisesports