×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2021: Riot revela como seria o show de abertura se não fosse a pandemia

League of Legends

Em 2021 a Riot teve que fazer uma mudança de última hora na sede do Worlds 2021, o mundial de LoL. Marcado para acontecer na China, a competição teve que ser feita em Reykjavik, na Islândia, devido à pandemia do COVID-19 que impôs restrições de viagem no país asiático.

A mudança foi anunciada no começo de setembro, um mês antes do início do Worlds 2021, mas a Riot ficou sabendo em 19 de agosto, o que lhe dava menos de dois meses para definir um novo local sede, alterar todas as operações e também pensar em como seria “transferido” o show de abertura da final do mundial de LoL, um dos eventos mais aguardados pelos fãs anualmente.

Planejamento inicial do show de abertura do Worlds 2021 com Arcane

A Riot passou quatro anos desenvolvendo a série Arcane, que foi um sucesso global, por isso já estava definido que a temática iria fazer parte do show de abertura da final do Worlds 2021.

A empresa ressaltou que todo o show foi planejado em torno de um enorme cenário, fazendo valer a escolha do estádio Universiade Sports Centre, em Shenzen, com capacidade para 60 mil pessoas.

Esse seria o maior espaço em que já teríamos feito algo, e estávamos investindo muita energia e dedicação para fazer algo bem mágico diante dessa enorme plateia. Faríamos três segmentos de clips diferentes que participariam do show ao vivo aparecendo nos monitores e se integrando ao evento ao vivo. […] Era ambicioso e enorme, estávamos planejando por 10 meses, centenas de pessoas tinham se dedicado nisso e já estávamos na produção técnico e física por 7 semanas. Colocamos equipamentos em navios, aviões, assinamos contratos, estávamos prontos para começar a dar vida ao show.

Show da bertura planejado pela Riot para o Worlds 2021
Prévia de como seria o show de abertura planejado pela Riot para o Worlds 2021 (Foto: riot Games)

Mudança repentina de local sede do mundial de LoL

No entanto, com as restrições da pandemia, alguns dos produtos da Riot começaram a perceber que o show não iria sair na magnitude que eles queriam, e em agosto perceberam que o Worlds 2021 nem sequer poderia ser realizado no país.

Foi então que todos os envolvidos tiveram que repensar em tudo, em como seria o novo show, se daria tempo de fazer e em como iriam fazer com um prazo tão curto. Foi decidido que novas cenas seriam gravadas em Birmingham, na Inglaterra, e que lá eles construíram a cidade de Zaum.

Construímos paredes com 10 metros de altura  que colocam vocês dentro de Zaum. É muito raro poder desfrutar de um local como o cenário construído em Birmingham, tivemos que montar várias equipes de animação e efeitos visuais, aumentamos nossa equipe, criamos um departamento de efeitos, departamento de ambientes, iluminação, animação de personagens, ao todo foram necessárias mais de 1300 pessoas. Em um mundo normal teríamos 8 ou 9 meses para produzir isso, nós tínhamos menos de 2.

Cidade de Zaum sendo construida para gravações do show de abertura do Worlds 2021
Cidade de Zaum sendo construída para gravações do show de abertura do Worlds 2021 (Foto: riot Games)

Entrega do show

Mesmo com tão pouco tempo, a Riot queria entregar algo inesquecível aos fãs, por isso havia tantas pessoas envolvidas, além de atenção aos mínimos detalhes. Na última semana antes do show várias coisas ainda estavam sendo feitas, incluindo algumas animações para a abertura.

Os desenvolvedores destacam que uma parte muito importante para o show era a revelação do troféu do mundial, e para isso usaram uma esfera Hextec, que se encaixava na narrativa de Arcane.

“Sabíamos que o show de abertura ainda não estaria completamente pronto até duas horas antes da transmissão. No final das contas dependeríamos da velocidade de download dos arquivos, mas e se a conexão cair? E se ficarmos sem energia? Na sexta-feira ainda faltavam três arquivos grandes, então alguém correu até o colorista e colocou tudo em um drive, pegou a última cena e enviou. Conseguimos entregar tudo às 4h ou 5h da manhã e abrimos uma garrafa de champanhe para comemorar.

Veja o mini-documentário “Making the Worlds 2021” logo abaixo, com legendas em português:

Veja também: Riot explica por que o LoL tem tanto dano

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 18 de janeiro de 2022 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split
League of Legends

LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split

O jogador Zven voltou da pausa que deu em sua carreira e será o novo ADC da Dignitas para a LCS 2024 2° split. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24).

Há 5 horas
League of Legends
LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos
League of Legends

LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos

Há 8 horas
League of Legends
LoL: MSI 2? Copa do Mundo dos Esports revela times convidados
League of Legends

LoL: MSI 2? Copa do Mundo dos Esports revela times convidados

A Copa do Mundo de Esports revelou quais serão os times que disputarão o torneio de League of Legends; veja a lista.

Há 8 horas
League of Legends
LoL: Assista ao trailer da Ahri Lenda Imortalizada, a skin de Faker
League of Legends

LoL: Assista ao trailer da Ahri Lenda Imortalizada, a skin de Faker

A Riot Games revelou o trailer da nova skin de Faker. Trata-se da Ahri Lenda Imortalizada, personalização feita em parceria com o mid laner.

Há 10 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 24 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 16 horas
League of Legends
CBLOL Academy 2024: 2° split terá formato de picks da LPL
League of Legends

CBLOL Academy 2024: 2° split terá formato de picks da LPL

O CBLOL Academy vai adotar um sistema de draft igual o da LPL para o 2º split: o formato Sem Medo. Mais informações na matéria, acessa!

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais