×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2023: Formato Suíço revive emoção do torneio, mas precisa de ajustes

League of Legends

A Fase Suíça do Worlds 2023 chegou ao fim! Essa foi a primeira vez que o novo formato, que substituiu a antiga fase de grupos, foi implementado em um campeonato da Riot Games.

Neste texto, trago a minha opinião sobre essa mudança. O Formato Suíço foi um sucesso e deve continuar para a próxima temporada competitiva do League of Legends, embora com algumas alterações para deixá-lo mais dinâmico.

O Formato Suíço do Worlds 2023

Não é novidade que eram necessárias mudanças para que a competição no Mundial de LoL voltasse a se tornar saudável. Nos últimos anos, houve reclamações constantes sobre jogos que não valiam nada e falta de competitividade e emoção nas partidas da famosa fase de grupos.

Por conta disso, a chegada do Formato Suíço, popular no campeonato mais importante do CS:GO, o Major, foi recebida de forma positiva. De início, todos entenderam que era uma mudança necessária, mas havia dúvidas sobre como seria implementada no LoL.

O formato suíço implementado no Worlds 2023
O formato suíço implementado no Worlds 2023. Reprodução/Riot Games

Emoção a cada partida

A Fase Suíça trouxe de volta para o LoL algo crucial: todos os jogos importam muito. Afinal, você precisa vencer para se colocar em posições favoráveis no sorteio, além de se manter no grupo de times mais próximos da classificação do que da eliminação.

Ou seja, até os jogos que seriam menos importantes em uma eventual fase de grupos viram finais. Além disso, por serem partidas MD1, as equipes podem ser surpreendidas logo nas primeiras rodadas e acabar em situações complicadas para o restante do torneio.

Isso aconteceu com a KT Rolster, por exemplo. Tiveram uma estreia difícil, perderam e acabaram enfrentando apenas adversários fortes nas partidas subsequentes. O mesmo ocorreu com a Dplus KIA, que chegou a perder dois jogos e empatar o placar, mas não conseguiu a clássica jornada milagrosa vista no Formato Suíço do CS:GO.

Essa mudança também resultou no declínio da G2, que ficou a apenas uma vitória de avançar, mas perdeu três seguidas e foi eliminada. Além disso, tivemos a incrível jornada da NRG, que levou um novo time da LCS aos playoffs do Worlds após nove anos.

O sorteio

Normalmente, não há sorteio nesse formato; os jogos são definidos com base no seed das equipes em uma tabela de pontuação, como no CS:GO. Entretanto, no LoL, isso ainda não é possível, então a Riot Games precisou realizar um sorteio humano para definir os confrontos. Isso gerou duas opiniões: alguns acharam mais emocionante, enquanto outros pensam que alguns times podem ter caminhos mais fáceis devido à sorte.

Eu sou a favor do sorteio, pois ele traz muito mais emoção, como vimos durante as transmissões. Os torcedores estavam apreensivos e vibravam a cada nome retirado das sacolas pelo árbitro, que acabou se tornando um vilão ou herói, literalmente um personagem.

Juíz do Worlds 2023
Juiz responsável pelos sorteios da Fase Suíça do Worlds 2023. Reprodução/Riot Games

No entanto, acredito que algumas mudanças poderiam ser feitas nessa parte do sorteio, como proibir que equipes que já se enfrentaram se enfrentem novamente nas partidas de eliminação. Isso tornaria os confrontos decisivos do campeonato ainda mais dinâmicos e emocionantes.

Além disso, acho crucial reduzir os confrontos entre equipes da mesma região. Para os jogadores e o público, ver essas partidas repetidas vezes ao longo do ano não é interessante. No Worlds, a comunidade gosta de ver confrontos intensos entre regiões e menos rivalidades domésticas desde o início. Neste ano, vimos uma competição acirrada entre Europa e América do Norte, mas na Fase Suíça, tivemos poucos jogos envolvendo equipes asiáticas devido ao modo como foram sorteados os confrontos.

Somatória geral do novo formato

Se eu precisasse dar uma nota, seria oito. Muito disso se deve aos pontos que mencionei acima, mas, de forma geral, o novo formato atendeu às minhas expectativas. Tivemos jogos emocionantes que realmente valiam a pena, e você podia sentir que cada partida fazia diferença no campeonato, algo que havia se perdido no antigo formato.

A Riot Games acertou na mudança, e espero que continuem ajustando e refinando o formato suíço para torná-lo ainda mais atraente para o público.

Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2023 com calendário de jogos, resultados, tabelas, formato e outras informações aqui no Mais Esports.

Veja também: Caps faz jogada genial de Neeko no mundial de LoL

Troféu do Worlds 2023
Reprodução/Riot Games
Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 30 de outubro de 2023 • Editado há 7 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LPL 2024: Penúltima colocada no 1° split, EDG anuncia mid laner campeão de MSI
League of Legends

LPL 2024: Penúltima colocada no 1° split, EDG anuncia mid laner campeão de MSI

A EDG já anunciou seu novo mid-laner para a LPL 2024! Confira quem é a contratação e que já tem currículo internacional, acessa!

Há 5 horas
League of Legends
Worlds 2024: Gen.G é o 1º time classificado, mas com uma condição
League of Legends

Worlds 2024: Gen.G é o 1º time classificado, mas com uma condição

A Gen.G é o 1º time a se classificar para o Worlds 2024, no entanto, ainda será necessário cumprir um critério. Acessa!

Há 6 horas
League of Legends
LPL 2024: Sorteio da Fase de Grupos já foi definido
League of Legends

LPL 2024: Sorteio da Fase de Grupos já foi definido

O sorteio da Fase de Grupos da LPL 2024 já foi definida e é nesta fase que vai ter o formato de Draft "Sem Medo". Acessa!

Há 7 horas
League of Legends
LoL: Patch 14.11 traz mudanças contra o Lane Swap e vários buffs; veja a prévia
League of Legends

LoL: Patch 14.11 traz mudanças contra o Lane Swap e vários buffs; veja a prévia

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 14.11 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 10 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 21 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 21 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 21 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 14 horas
League of Legends
LoL: VANGUARD terá onda de banimentos por hardware
League of Legends

LoL: VANGUARD terá onda de banimentos por hardware

O time de desenvolvedores do LoL contaram que o Vanguard vai começar a banir pro hardware. Confira mais detalhes na matéria.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais