A música do Worlds 2023, intitulada “GODS“, foi lançada pela Riot Games na madrugada desta quarta-feira (4), em parceria com o grupo de K-Pop, NewJeans.
Como de costume, a Riot também lançou uma animação repleta de referências como clipe da música. Este ano, a desenvolvedora focou em mostrar a trajetória de Deft até o título mundial do Worlds 2022.
A seguir, veja o nosso react da música e as principais referências. Se preferir, também deixaremos todas as referências explicadas em texto:
Referências de GODs, a música do Worlds 2023
A seguir, vamos listar todas as referências que encontramos no clipe de GODS, do Worlds 2023. À medida que formos descobrindo outras referências, vamos atualizando a matéria. Algumas das referências foram pegas de uma thread feita pelo Shakarez, produtor de vídeo da LEC.
00:08 – Faker e Deft no ensino médio
Faker e Deft estudaram na mesma escola na Coreia do Sul, e o clipe mostra ambos na mesma sala de aula. No entanto, diferente do retrato, eles não eram da mesma classe na vida real.
Nesta parte também há uma placa na escola com a frase “A coisa mais importante é o espírito inquebrável.”. Deft disse isso em uma entrevista no Worlds 2022 após perder para a Rogue. A frase ficou famosa ao ponto de estourar a bolha dos esports e ser usada na Copa do Mundo de Futebol.
00:22 – Diferença de nível entre Deft e Faker
No clipe, é mostrado que enquanto Deft está fazendo o monstro Azul, Faker já está eliminando o Barão. Isso é uma referência ao nível que ambos os jogadores começaram no LoL, pois Faker teve uma ascensão rápida nas filas ranqueadas.
Enquanto Faker já começou vencendo a LCK e o Mundial no seu primeiro ano, Deft ainda teve que fazer sua “escalada” por algum tempo, antes de chegar no topo.
Isso fica mais claro quando acontece a transição para a próxima cena, que mostra Deft assistindo Faker. Naquela ano, Faker jogou de Zed na final do Worlds 2023.
00:49 – Deft em seu quarto treinando após não ir para o Worlds 2023
Semelhante à referência anterior, dessa vez com um poster do Worlds 2013 enquanto Deft está jogando em seu quarto.
Naquele ano, Faker venceu o mundial de LoL e Deft não conseguiu a classificação com a MVP Blue. Talvez daí a referência anterior, do jogador eliminando o Monstro Azul.
No quarto também tem posters da Vi e Jinx. A atiradora é uma das campeãs que Deft ficou conhecido, e ela foi lançada no LoL depois do Worlds 2023.
00:58 Deft vs Pawn no Worlds 2014
É mostrado Deft no Worlds 2014, seu primeiro mundial. Na época, o ADC jogou pela Samsung Blue, essa eliminada pela equipe irmã, a Samsung White, que venceu a competição.
No clipe, é mostrado Deft lutando e perdendo na semifinal contra o Jayce de Pawn, mid laner da Samsung White. A referência é a luta final do jogo entre as duas equipes, em que Pawn elimina Deft dando uma martelada de Jayce.
01:11 – Deft e Meiko vs Rekkles no Worlds 2015
Já no Worlds 2015, dessa vez Deft já está com o uniforme da EDG é caracterizado como Sivir, junto ao suporte Meiko de Thresh. No clipe, eles lutam contra o atirador Rekkles, que está caracterizado como Kennen.
Apesar da caracterização, os jogadores não chegaram a se enfrentar exatamente com esses campeões, apesar de terem aparecido na série. Naquele ano, a Fnatic eliminou a EDG nas quartas de final do torneio.
01:27 – Passar do tempo
Aqui a Riot faz uma espécie de “Timelapse” com Deft girando na cadeira e sendo atingido por várias habilidades. Provavelmente isso é referência aos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 na carreira de Deft.
Em 2016 e 2018 ele foi desclassificado nas quartas de final do mundial, e em 2017 e 2019 ele nem sequer participou do mundial.
01:31 – Deft e Keria vs Showmaker e Canyon
No confronto em questão, Deft já faz parte do time da DRX. É mostrado ele e o suporte Keria lutando contra Showmaker e Canyon, da DAMWON.
Naquele ano, a DRX foi eliminada das quartas de final, enquanto a DAMWON foi a grande campeã do mundial de LoL.
Nas caracterizações, Deft está de Senna, Keria de Braum, Showmaker de Syndra e Canyon de Graves, campeões usados pelos jogadores na série em questão.
2:13 – Rápida referência à Hanwha Life
Aqui mostra Deft no “fundo do poço” e com o uniforme da Hanwha Life, time que ele jogou em 2021. A equipe até se classificou para o Worlds, mas novamente caiu nas quartas de final.
A cena é usada como transição para sua chegada na DRX. No clipe, é mostrado os jogadores da DRX dando a mão ao Deft, o ajudando a sair daquele “buraco”. Esse buraco não é a Hanwha Life, mas sim não conseguir o tão sonhado título mundial.
2:25 – DRX no Worlds 2022
Aqui é mostrado toda a equipe da DRX no centro de uma Arena e Meiko, caracterizado como Renata Glasc, no topo da Arena, com um ar de superioridade.
A cena tem dois sentidos: mostrar Meiko, jogador da EDG, lutando contra seu antigo companheiro de time (Deft) e também passar a mensagem de que a DRX era desacreditada naquele ano. A equipe se classificou como seed 4 da LCK, não estava em seu melhor momento e ainda teve que jogar a Fase de Entrada da competição.
Além disso, Meiko era o atual campeão do Worlds, o que o botava neste status de “superioridade”. Outro ponto é que com a vitória, Deft finalmente conseguiu quebrar a maldição das quartas de final, avançando às semifinais do mundial pela primeira vez em sua carreira.
02:38 – Semifinal e vitória contra a Gen.G
Aqui mostra Draft, caracterizado como Varus, lutando contra o top laner Doran (Renekton), da Gen.G. A Gen.G era a atual campeã da LCK e uma das favoritas a chegar na grande final do Worlds 2022.
Outro ponto importante é que é mostrado Doran gigante, comparado a DEft. Isso é referência ao jogo 4, em que o jogador ficou muito forte com o campeão, mas a DRX conseguiu vencer a partida mesmo assim.
02:49 – Deft vs Keria na grande final do Worlds 2022
Um dos pontos mais altos do clipe. Novamente Deft encontra um ex-companheiro de equipe, o suporte Keria, que está na T1. No entanto, nesta ocasião é tudo ou nada, pois é a final do campeonato mundial.
02:57 Deft vs Faker conecta o final da batalha com o começo do clipe
O clipe começou contando a história de Deft e Faker na mesma escola e, posteriormente, Faker já tendo sucesso em seu primeiro ano de carreira, vindo a se tornar o maior jogador de LoL de todos os tempos.
Agora, Deft novamente encontra Faker, dessa vez na final do Mundial, e consegue vencer o jogador.
Vale lembrar que nesta parte do clipe, Faker está caracterizado de Viktor, Deft de Caitlyn e Keria de Karma, campeões usados no jogo cinco da grande final entre T1 e DRX.
3:10 Time da DRX chega para ajudar Deft
Nesta parte do clipe, o time da DRX chega para ajudar DEft, que no momento está encurralado por Faker e Keria.
A imagem mostra a habilidade Jornada Mágica, do Bardo, trazendo os quatro companheiros de Deft: Zeka (Azir), Pyosik (Hecarim), Beryl (Bardo), Kingen (Aatrox). Os campeões foram os escolhidos pela DRX no último jogo da final.
3:26 – Momento em que Deft vence o Mundial
Aqui, vemos Deft retirando os fones e percebendo que venceu o mundial. Logo depois, é abraçado por seus companheiros de time, Zeka e BeryL.
3:44 – Referência a outros jogadores jovens e talentosos do cenário
Para encerrar o clipe, a Riot homenageia diversos jogadores do cenário global de LoL, incluindo o brasileiro Ayu, atual ADC da FURIA. Os jogadores que aparecem são: Ayu (FURIA), Hans Sama (G2), Jopsedeodo (Estral), 369 (JDG), Chovy (Gen.G), Levi (GAM), Yutapon (DFM) e Azhi (PSG).
- Relembre as outras músicas do mundial de LoL
Letra da música GODs
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
(Ei) Foi por isso que você veio
Sangue na bola do jogo
Todos caindo como uma chuva forte
(Uh) Esse é o seu momento
Olhos no púlpito, jovem
(Eu) acho que a igreja acabou de abrir
E estão cantando seus louvores lá-lá-lá
Gritando seu nome bem alto lá-lá-lá
Mais um passo, você é imortal agora, porque
Quando se brinca de DEUS
Quando se brinca de DEUS
Eles vão desabar um por um
Depois vão direto em direção ao sol como o dia em que meu reino venceu
Baby, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Sim, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Boas-vindas ao grande show
Próximo na escalada
É o seu nome no caibro?
Breve momento de silêncio
A garota má acordou, escolheu a violência
E estão cantando meus louvores lá-lá-lá
Gritando o meu nome bem alto lá-lá-lá
É por isso que somos imortais agora, porque
Quando se brinca de DEUS
Quando se brinca de DEUS
Eles vão desabar um por um
Depois vão direto em direção ao sol como o dia em que meu reino venceu
Baby, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Oh, sim, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Estou de joelhos
Reze pela glória
Alguém vai ler essa história improvável?
Não posso me perder novamente
Me ajudem a elevar este coração
Coração, indestrutível
Quando se brinca de DEUS
Quando se brinca de DEUS
Eles vão desabar um por um
Depois vão direto em direção ao sol como o dia em que meu reino venceu
Quando se brinca de DEUS
Quando se brinca de DEUS
Eles vão desabar um por um
Depois vão direto em direção ao sol como o dia em que meu reino venceu
Baby, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Oh, sim, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Oh, sim, nós somos
DE-DE-DE-DE-DE-DEUSES
Worlds 2023
O Worlds 2023 acontece entre os dias 10 de outubro e 19 de novembro na Coreia do Sul. Ao todo serão 22 equipes lutando pelo título mundial e também por marcar sua história no jogo com uma linha exclusiva de skins de esports.
A LOUD, representante brasileira, começa na Fase de Entrada e tem como primeiro adversário a GAM. A última vez que o Brasil jogou contra um time do Vietnã foi há sete anos.
Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2023 com calendário dos jogos, horários, tabela, estatísticas, formato, times e outras informações aqui no Mais Esports!