A paiN Gaming fez história ao conseguir a classificação para a Fase Suíça do Worlds 2024, o Mundial de League of Legends. Um dia antes da volta do torneio (02), o Mais Esports entrevistou de forma exclusiva o TitaN, ADC e um dos heróis da classificação da Tradição. Confira a entrevista na íntegra na matéria ou no vídeo abaixo:
O nível de dificuldade esse ano foi maior ou menor do que das outras vezes que você veio?
Cara, de início eu acho que eu tava um pouco longe dele sim, mas eu precisei de tempo, né? Acho que eu ganhei tempo o suficiente agora pra chegar perto do nível deles. Então eu tô bem feliz, né? Eu tô vendo que eu tô evoluindo legal assim.
Você acha que você tava mais longe do que quando você veio com a Red, ou com a Kabum?
Ah não, com certeza estava distante. Caraca, tipo, em questão de nível assim pra… Em questão não só de nível, né, mas conhecimento de jogo mesmo. Tava longe, com certeza, mano. O da RED, não tanto, mas o da Kabum era… Se assim, 2018, não sabia nada, velho. Foi bem no começo, de quando começou a dar ruim pro Brasil, né?
Ontem eu tava vendo uma live do Minerva, e ele comentou: “pô, eu não sei se eles têm noção ainda do tamanho que eles fizeram”. Vocês têm essa dimensão da classificação já?
Cara difícil de processar, né? Agora que já vazou, eu posso falar: a gente tava no treino contra os caras da BLG e… Foi entrando os nomes, assim, eu falei, cara, olha os caras, tá ligado? Tá demorando pra processar ainda o que tá acontecendo, porque todas as vezes que a gente joga contra os nomes grandes, assim, a gente olha e pensa: mano, é a primeira vez, o que a gente tá fazendo aqui?
Mas, e aí quando você vai jogar contra, tipo, um time contra a BLG, você sente como se tivesse um pouco no stage?
Ah, a gente dá os nossos 200%, né? Tem que dar de tudo, mano, pra treinar. Por mais que os caras estivessem trollando em alguns momentos, ou até trollando de verdade, você tem que jogar bem contra eles, mano. E, assim, fiquei bem feliz ontem, na verdade.
A gente jogou muito bem contra eles. Assim, muito bem entre aspas, né? Porque o primeiro jogo a gente jogou meio esquisito, mas o segundo a gente jogou, assim, que feliz que a gente jogou bem. Mesmo em matchups difíceis, tivemos umas trocações francas ali.
Eu tava me perguntando, sobre você individualmente, nesse contexto de Conferência Sul. O sonho dos jogadores sempre foi jogar fora e ir bem no Mundial, sendo que ir bem no Mundial, é sair do play-in. Pra você, esse sonho mudou?
Olha, tem dois lados. Primeiro que eu tô ficando velho pra idade de jogador lá fora, então, é um pouco complicado, mas… é um dos meus sonhos também ir pra fora. O outro lado é que eu estou bem consolidado no Brasil, eu cresci bastante como jogador e em imagem.
Então eu tô numa posição que… eu imagino que todo mundo gostaria de estar. Seria muito difícil largar o Brasil, mas eu jogaria fora mil vezes, se fosse possível. Não em Academy, mas jogaria, sim, no Tier 1.
Eu conversei alguns CEOs da LCS e eles vêm com bons olhos o uso da vaga “Jogador Américas” e assim, eu penso que perder um jogador como você seria um baque pra comunidade. O que você pensa disso?
Seria difícil, até porque a gente tá com pouca personalidade no cenário, né? Em questão de nome forte, a LOUD até que ela fez uma boa campanha recente, com os campeonatos que eles ganharam., mas são poucos jogadores que são, de fato, nomes muito grandes, como o Robo e o Tin.
Isso só me lembra o Brance e o Bot Gap
Cara o Brance perdeu muita a chance, cara. É o que eu sempre falo quando eu venho aqui pra fora, tô falando com os meninos direto, cara. Eles ganharam e no momento que eles ganharam, eu falei, velho… abre uma stream, vai cuidar da imagem, tá ligado? Posta sobe isso, porque, isso é momento único, uma experiência única.
O mundo todo tá olhando pra você. Você acabou de fazer algo que ninguém conseguiu e, assim, mano, ok as pessoas se prezarem por sair, querer curtir no momento, tudo bem.
Eu só acredito que você tem que saber aproveitar os momentos, pra te render frutos no futuro. Eu sempre opto por isso e, pra mim, o Brance foi um caso, assim como o Aegis que também se perdeu pra mim.
O Aegis teve a maior força na comunidade chinesa lá e, cara… Não fazia stream, não fez por onde, cara. Tipo, como é que você consegue uma oportunidade de ouro e perde ela. Isso que me deixa bolado, porque tem muitos jogadores que são assim, cara. E aí, o que me faz enxergar que isso é… cômodo, o cara tá acomodado.
Com as mudanças de 2025, vai tudo voltar como era antes. Você vai precisa subir de novo por CBLOL, é como o antigo Circuito Desafiante. Vai ter um bando de time bom, vai ter que jogar qualifier, vai ter que entrar no circuito de novo e depois você vai ter que ralar pra subir, tá ligado?
Pra mim tinha que ser assim sempre, cara. O jogador tá acomodado ali, ganhando seu dinheirinho, achando que tá de boa, não vai tá mais. Então já era pra estar assim desde antes, mano.
Cara, eu lembro que quando a gente escreveu a sua carta de despedida da RED, você citou a aposentadoria, né? O quanto você chegou perto disso?
Ah, sim, mano, pensei mesmo.
Então, já pensou que, um ano depois, você tá na fase de grupo do Mundial?
Cara… as coisas têm que ser do jeito delas, mas eu não queria sair, mano. De novo, bato no pé todas às vezes. Não queria ter saído da Red, mas foi bom pra mim, não foi por opção minha, mas foi bom pra mim. Eu cresci bastante assim como jogador, como pessoa, a paiN me fez um bem danado. Só tenho a agradecer a eles pelo jeito que eles me acolheram, a torcida inteira também.
Cara, me senti muito insuficiente de ter perdido com eles (paiN) no primeiro split, mas… logo em seguida já consegui essa conquista de novo, que é ganhar o CBLOL mais uma vez e vir pra fora. E deu tudo certo, mais do que eu esperava, na verdade.
Você tá mais perto de se aposentar agora ou um ano atrás quando você fez a troca?
Não, cara, é que são momentos, né? O momento que eu tava vivendo já tava me cansando. Tava conversando com o Wender (empresário) já, não tá sendo… bom pra mim.
Não tá sendo saudável pra minha carreira, pra mim mesmo, eu tava a ponto de explodir já.E eu não queria que isso prolongasse mais, entende? Aí eu cheguei a ter algumas conversas com o Wender e ele falava: “Cara, vai acontecer X se você sair, vai acontecer Y se você ficar e essa é a sua decisão. Você não pode se arrepender dela”, aí ele me aconselhou, conversei com meus pais também. Conversei com um monte de gente no tempo. E aí acabei optando por ficar entre aspas, né? Eu ia tentar mais uma vez e aí foi quando a RED decidiu me kickar.
Vocês já atingiram o objetivo que os últimos oito anos tentaram, mas e agora? É jogar sem pressão ou vocês ainda se botam uma pressão?
É o que eu falo, todo mundo do nosso time é muito ambicioso também. Eu acredito que eu sou mais, porque eu sempre tô querendo ganhar muito, eu tô dormindo bem pouco e tô jogando muito.
Então, eu sempre quero estar num nível bom. Se eu perder pros caras de uma forma ridícula, que eu não consigo responder, que eu não consigo jogar bem contra eles, pelo menos, eu já fico maluco. Então, eu não deixo isso nunca se sobressair. Cara, eu quero muito ganhar dos caras, quero muito fazer mais ainda, essa é a minha vontade.
Quero ganhar da G2. Mudar a visão da comunidade, de todo mundo, que dá pra ganhar dos caras. Tem várias coisas que podem se concretizar assim e que no futuro as pessoas podem olhar com outra ótica e assim a gente pode deixar uma mensagem, de que naquele tempo lá a paiN fez isso e por isso deu certo.
Quando a paiN joga contra a G2?
paiN vs G2 está marcado para a quinta-feira (03) a partir das 16h. Quem perder fica 0-1 na Fase Suíça, mas isso não significa eliminação. Em caso de dúvida, entenda o formato da Fase Suíça.
Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2024 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira também o nosso canal do Youtube com entrevistas exclusivas com os jogadores do mundial.