O Worlds 2024 já começou e a esperança deu as caras, mas voltou a murchar: a paiN Gaming perdeu para o PSG Talon por 2×1, de maneira sofrida para os brasileiros. Na coletiva de imprensa, Cariok, jungler da paiN, contou um pouco mais desta série.
Cariok, o primeiro jogo fez muito brasileiro sair da cadeira e torcer por vocês. Então, para você que estava dentro dessa série, o que mudou pra paiN do primeiro ao terceiro jogo?
No primeiro jogo a gente meio que conseguiu o ritmo da partida, eu acho que a gente soube jogar muito bem com isso e no segundo jogo a gente não tinha o ritmo, porque a gente fez alguns erros, na minha opinião, jogamos muito mal estando atrás.
Então, quando a gente tinha o ritmo do jogo, a gente jogava bem e quando a gente não tinha, a gente jogou muito mal. E para o terceiro, penso que foi um jogo um pouco mais even dos dois lados, provavelmente eles tiveram mais gold que a gente, só que a gente tinha os dragões.
Resumindo, foi mais no detalhe, talvez se a gente jogasse bem individualmente algumas fights, a gente poderia ter ganho. Sinto que jogamos bem no macro ainda, acredito que alguns detalhes poderiam mudar o jogo. Na minha visão, como era o terceiro jogo, pode ter tido um pouco de nervosismo. Essa foi a maior diferença do primeiro para o terceiro jogo, no primeiro a gente estava muito mais confortável, porque a gente tinha vantagem.
Cariok, eu queria saber qual é o seu sentimento sobre a série, porque a comunidade está bem dividida sobre a atuação da paiN. E você, como está?
Ah, eu diria que eu estou um pouco decepcionado, porque eu senti que dava para ter ganho a série, senti que depois do primeiro jogo, a gente tinha jogo para bater contra eles, mas deixamos muita coisa acontecendo no segundo e teve o empate. Só que eu não pensava que a gente era só um time inferior a eles, eu sabia que a gente podia jogar contra, claro que eles eram favoritos e a gente tinha o conhecimento disso.
Só que eu continuo um pouco chateado, só que eu acho que eu não tenho muito tempo para ficar assim. Tem mais partidas vindo, então é tirar o máximo de aprendizado dessa partida e focar na próxima série, porque a gente não tem mais chance de perder.
Cariok, na sua opinião, quais são os pontos positivos da paiN Gaming contra a Vikings e qual que é a sua expectativa para essa partida?
Acho que o que a gente teve de material sobre eles foi, que a partida de hoje, a gente deu uma assistida, mas não conseguiu pegar tanto detalhe porque a gente estava preparando para a nossa série.
Eles parecem ser um time muito agressivo, então a gente vai ter que tomar um cuidado redobrado com o early game. Na minha opinião, se a gente tiver vantagem, talvez a gente consiga abrir mais vantagem do que a gente abriu contra a PSG, mas, ao mesmo tempo, eu sinto que o early game vai ser um pouco mais caótico, então é nosso papel estar bem alerta nesse início de jogo.
Eles são um time bom, eu não acredito que eles sejam melhores que a PSG, mas eu acho que eles são um time perigoso igual. No Worlds cada time tem a sua força, a sua peculiaridade, e a característica da Vikings é ser agressiva, mas claro que algumas vezes eles se perdem nessa agressividade.
Cariok, uma impressão tanto da comunidade, quanto dos co-streamers e casters, é que a paiN veio desde o jogo 1 bem atualizados do meta, então como vocês estão se vendo neste patch?
O meta mudou bastante desde a final, e a gente não teve tanto tempo para se adaptar, mas conseguimos pegar um bom conhecimento do meta, não estamos tão atrás nisso, e surgiu muitos picks diferentes.
Acho que o draft do terceiro game foi um pouco mais situacional, pelas escolhas deles também, que foram Akali e Wukong, que são picks que não são muito convencionais, então a gente respondeu eles, mas eu sinto que a gente ainda consegue ser mais confortável no draft, sinto que se a gente conseguir ter mais tempo aqui, se não perder a próxima série e ter mais tempo, a gente vai conseguir evoluir mais e estar mais confortável ainda com o draft, mas a nossa leitura hoje foi boa, na minha opinião. A coisa pegou mais dentro do game do que fora.
Essa é a sua primeira vez no Worlds e vocês dominaram uma equipe de alto nível no primeiro jogo. O que você achou da performance do seu time naquele jogo e quais vem sendo os maiores desafios para você até agora?
Eu acho que no primeiro jogo nós estávamos bem confortáveis com os nossos picks, conseguimos ter o ritmo do jogo, começamos na frente e conseguimos levar isso bem. No segundo jogo nós trollamos no early game, ai tudo ficou difícil e não conseguíamos jogar estando atrás. No terceiro jogo eu acho que foi mais no detalhe, acho que poderíamos ter vencido também se tivéssemos jogado melhor individualmente. Eu fico feliz pelo primeiro jogo, mas senti que poderíamos ter vencido (a série) e por isso estou meio desapontado. Eu acho que eu poderia ter jogado melhor também no segundo e terceiro jogo. Estou triste agora, mas não tenho tempo para isso, eu tenho que focar na próxima série e vou fazer isso.
Sei que é difícil ver coisas boas após uma derrota, mas o que você acha que foi algo bom que o seu time fez e que dá para levar para a próxima partida.
Eu acho que se a gente jogar o nosso jogo de forma confortável e sem nervosismo, podemos fazer uma boa partida, o próximo jogo é mais sobre a gente. Eu espero que possamos continuar acreditando (na vitória) e que não erremos muito, pois eu acho que precisamos olhar melhor para situações em que estamos atrás, acho que esse foi um dos maiores problemas de hoje. Normalmente após o jogo eu penso mais sobre os meus erros, então agora só tenho os meus erros em mente, precisamos assistir ao jogo juntos e ver o que podemos fazer melhor. Eu acho que fizemos um primeiro jogo bom, e quero manter aquele nível, então vamos dar o nosso máximo para irmos para próxima fase.
Cariok, em quais pontos você acha que a gameplay do PSG é melhor que a da paiN Gaming?
Acho que eles são um time bem coordenado, eles jogam bem como grupo, e normalmente não cometem muitos erros. Na minha visão, eles são bons no coletivo e individualmente eles estavam bem também. Para mim o principal foi eles terem mantido a calma depois do primeiro jogo, eles fizeram um jogo 2 muito bom, e eu acho que foi muito no individual hoje, eu sinto que essa individualidade deles foi muito boa, e eu senti que o nosso individual não foi tão bom, falo muito por mim, então eles foram um pouco mais decisivos assim.
Última chance da paiN Gaming no Worlds 2024
A paiN jogará na Chave Inferior e precisa da vitória para se manter no torneio. O time que perder estará eliminado na competição, enquanto o vencedor enfrentará o perdedor de PSG e MAD Lions.
Sobre o Worlds 2024
O Worlds 2024 acontece na Europa entre os dias 25 de setembro e 2 de novembro. O campeonato passará pela Alemanha, França e a final será no Reino Unido.
O Mais Esports fará a cobertura completa do Worlds 2024, então fique ligado para ficar por dentro de todas as notícias do torneio, entrevistas exclusivas com os jogadores, análises dos times, curiosidades e mais!