ApaiN Gaming venceu sua primeira série no Worlds 2024 e o coach Xero deu uma entrevista exclusiva ao Mais Esports, falando sobre estratégias, adaptações e o sentimento de estar tão próximo da classificação!
O draft do jogo 1 bem diferente do que a gente viu no play-in, qual era a ideia por trás desse draft?
Eu fiz uma análise bem profunda sobre a champion pool da Vikings e eu posso dizer que eles querem ter sempre campeões que escalam pesado, buscam escolhas fortes pro late-game. Então, foi aí o nosso ponto de atenção, primeiro de tudo nós banimos Syndra e Orianna, que são os dois campeões principais deste meta. Pensamos que desta maneira eles ficariam um pouco perdidos e eu estava muito confiante na champion pool do meu time. Esta foi a estratégia.
Como está sendo ver os jogadores que você trabalhou junto há tanto tempo finalmente desempenhando bem no nível internacional?
Bom, mesmo que nestes tempos onde eles não conseguissem ganhar tudo ou não conseguiram ir para onde estamos agora, eu sempre pensei que eles mereciam isso e eram bons o suficiente. Então, eu sempre me senti muito culpado, porque na minha mente eu sabia que eu podia ter feito melhor pra eles. E finalmente, acredito que chegou a chance que eles mereciam, e eu estou muito feliz de ver eles mandando tão bem.
A paiN contra o PSG foi um time muito paciente e contra a Vikings foi um time que respondeu muito bem os skirmishs. Você acredita que a grande força da paiN é a adaptação?
É… a adaptação, na minha opinião, faz sentido. Veja, essa é a fraqueza dos times que não são major. Enquanto o time adversário joga muito sólido, os times minors tentam jogar muito apressado. Então quando fomos jogar contra o PSG, nós concordados que a gente não podia dar um engage antes de ter o set-up de tudo.
Varia pra cada time que a gente enfrenta. Quando a gente estava se preparando pra essa série, eu sabia que o oponente queria escalar. Então eu disse pra gente ser mais agressivo. Eu acho que muda pra cada time, mas eu concordo com esse ponto (de que a adaptação é o forte da paiN).
Falando em forças e adaptações, aonde que a paiN tem que focar ou adaptar pro próximo confronto contra a R7?
Eu não posso responder essa pergunta em detalhes porque nós vamos jogar esta partida amanhã, mas creio que a fraqueza da R7 apareça quando eles não estão com uma composição que seja confortável pra eles. Então precisamos buscar algumas “cartas na manga” da paiN pra enfraquecer os picks deles.
Se tratando dos treinos da paiN, quais são as principais diferenças entre o MSI 2021 e o Worlds 2024?
No MSI de 2021, todos os times começaram ao mesmo tempo, então os times mais fortes treinaram entre si. Nós não tivemos a chance de conseguir treinos com eles, então nós praticamente treinamos contra equipes de região minor.
Contudo, nesse Worlds, conseguimos um bom bootcamp na Europa. Por exemplo, na Coreia, não há muitas equipes que começam os treinos de forma tão adiantada, mas pelo menos tivemos a chance de treinar contra times europeus, como a G2. Graças a esta experiência, eu acho que estamos demonstrando uma qualidade um pouco melhor, quando o assunto é jogabilidade.
Pra concluir, o Brasil conta muito com vocês da paiN. Alguma mensagem final?
Eu amo o Brasil, e a gente ama o Brasil e nós vamos trazer mais amor pro Brasil já já, todos nós.
Quando a paiN joga no Worlds 2024?
O próximo jogo da paiN no Worlds 2024 será contra a Movistar R7 no dia 29 de setembro. A partida acontece às 9h. Veja o resultado da partida anterior:
- paiN Gaming 2×0 Team Vikings – 29/09/2024
- paiN Gaming 1×2 PSG Talon – 25/09/2024
Sobre o Worlds 2024
O Worlds 2024 acontece na Europa entre os dias 25 de setembro e 2 de novembro. O campeonato passará pela Alemanha, França e a final será no Reino Unido.
O Mais Esports fará a cobertura completa do Worlds 2024, então fique ligado para ficar por dentro de todas as notícias do torneio, entrevistas exclusivas com os jogadores, análises dos times, curiosidades e mais!
- Veja também: Todos os times classificados para o Worlds 2024