×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

10 times e md3: a relação entre as duas mudanças

Geral

Existem dois temas que muito são discutidos acerca de possíveis mudanças no nosso cenário competitivo: o aumento para 10 times na primeira divisão e a mudança do formato md2 para md3. Vou detalhar cada um deles e mostrar que na verdade estão relacionados.

Primeiramente, o aumento de times.

O argumento principal para essa questão é que atualmente existe uma falta de jogadores profissionais, que acaba estagnando o nível da competição. É quase um consenso que, de fato, há uma ausência de jogadores, o que acarreta até em um baixo nível em algumas posições, dada a baixa demanda.

ProGaming venceu a KaBuM e subiu para a elite do League of Legends brasileiro. Foto: Riot Games Brasil

O problema aqui é o seguinte: Fazer com que mais jogadores possam estar envolvidos na primeira divisão, treinando com os melhores, faz com que eles evoluam mais. A teoria é linda, mas ela não acontece na prática nem com 8 times e tivemos provas concretas disso na última série de promoção. Se simplesmente entupir a primeira divisão adiantasse em questão de subir o nível, nenhum time perderia sua vaga para a divisão de acesso. Olhem pra LPL! Lá existem 12 vagas e os jogos entre os times da parte de baixo da tabela são cada vez piores com o passar do tempo, não existe evolução. A solução é bem mais lenta e complicada do que simplesmente aumentar as vagas, que reforça uma cultura de imediatismo que tanto ocorre por aqui. Investimentos na divisão de acesso dão certo, e são delas que tem aparecidos novos nomes e organizações sérias. O caminho é esse.

md2 vs md3

Tenho uma má notícia para começar. Sabe quando eu disse que faltam jogadores bons? Então, o formato de apenas 2 partidas ainda mascara muitos jogadores e muitos times. Vou usar um time para dar um exemplo: a TSM. Eles terminaram em primeiro lugar na LCS NA, que usa o formato md3. Se por acaso o torneio fosse disputado em formato md2, eles teriam apenas 5 vitórias em 18 séries. Logo, times inferiores conseguiriam mais pontos e estariam melhor classificados na tabela, sendo que isso não condiz com a verdade. E isso acontece aqui no Brasil.

TSM terminou em primeiro lugar na fase regular da LCS NA. Foto: Riot Games

A falta de uma partida decisiva, em séries empatadas, além de maquiar times inferiores ainda prejudica a criação de estatísticas completas e dados de análise, o que poderia inclusive auxiliar esses times a evoluírem. Vários jogos nesse primeiro split do CBLoL terminaram em empate e ficou muito vago sobre qual estaria num momento melhor, virou discussão de torcida e análise escassa. Sem contar que o formato md3 ainda iria tornar mais dinâmico o preparo dos times para a série semanal, fazendo com que assim os times buscassem melhores equipes técnicas, envolvendo mais pessoas no cenário e abrindo novas frentes para mão de obra qualificada.

Mais preparadores, mais jogadores, mais times. E isso fica muito claro quando lembramos que certos times só procuraram melhoras quando já estavam numa situação muito complicada, e certamente alguns empates podem ter dado a falsa sensação de que estavam melhores do que realmente eram.

Resumindo a relação: estão pedindo mais vagas, para mais jogadores, sendo que nem os que já temos lá estão devidamente nivelados e preparados.

Fica minha pergunta para todos vocês: adianta simplesmente aumentar as vagas? Deixe sua opinião, juntamente com sugestões para próximas colunas.

Você pode também me enviar qualquer dúvida em meu twitter: @etsblade

Abraços do Dudu.

etsblade

por etsblade

Publicado em 03 de abril de 2017 • Editado há mais de 7 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Betboom consegue licença para atuar no Peru
Geral

Betboom consegue licença para atuar no Peru

A Betboom continua com suas ações de expansão global e agora tem a licença para atuar no Peru.

Há 5 horas
Geral
Jogos Olímpicos de Esports é criado e terá primeira edição em 2025
Geral

Jogos Olímpicos de Esports é criado e terá primeira edição em 2025

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo histórico ao aprovar a criação dos Jogos Olímpicos de Esports.

Há 3 dias
Geral
Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca
Geral

Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca

Cada vez mais os sites de jogos estão presentes como patrocínios tanto nos esportes tradicionais quanto nos esports!

Há 3 dias
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 13 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 14 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 16 dias

















































Campeonatos Atuais