O cofundador da Riot Games, Marc Merrill, classificou como “bobagem” os debates em torno do alto orçamento de Arcane. A série animada, que já custou cerca de US$ 250 milhões em suas duas temporadas, foi uma das produções mais caras de todos os tempos, mas Merrill enfatizou que cada dólar foi investido para garantir qualidade excepcional.
Arcane foi um marco para animações adultas
Em uma publicação no Reddit, Merril destacou que 80% do orçamento foi dedicado à animação de personagens, com cada quadro sendo cuidadosamente desenhado à mão.
Do nosso ponto de vista, as piadas sobre o custo de Arcane são bobas. As pessoas estão certas em apontar que Arcane custa cerca de um terço a um quarto do que os filmes da Illumination ou Pixar custam por minuto. […] Estamos completamente bem com o dinheiro gasto para criar um show que valeu o tempo dos nossos jogadores.
Ele explicou que Arcane criou um novo padrão de qualidade para animações voltadas ao público adulto, desafiando a indústria a valorizar narrativas profundas e visuais excepcionais.
A ideia de criar animação de alta qualidade para adultos não era realmente uma coisa antes de Arcane, então Hollywood se esforça para entender por que decidimos fazer isso.
Durante a produção, a Riot também enfrentou desafios financeiros, incluindo a perda de US$ 5 milhões em um projeto cancelado com os irmãos Joe e Anthony Russo, de Vingadores.
Além disso, a apuração do site Variety também revelou que a Riot gastou mais de US$ 60 milhões apenas com a divulgação da primeira temporada, o que é mais que um estúdio geralmente gasta e até mesmo que a própria Netflix.
Riot quer continuar explorando o universo de Runeterra
Embora Arcane seja limitado a duas temporadas, a Riot Games já planeja expandir o universo de Runeterra com novas séries e projetos, mantendo o mesmo padrão de excelência. Merrill deixou claro que, embora criar shows dessa magnitude seja difícil, a Riot está comprometida em entregar produções que valem o tempo dos jogadores e espectadores.
Só porque queremos fazer isso não significa que seja fácil ou que possamos fazer esses projetos rapidamente, como uma fábrica. Criar jogos que os jogadores gostem é difícil, assim como contar ótimas histórias e fazer shows e filmes incríveis, especialmente quando estamos construindo do zero pela primeira vez.
Arcane chega ao fim em 23 de novembro
Com o encerramento do Ato III de Arcane em 23 de novembro, os fãs aguardam ansiosos pelos próximos passos da Riot no mundo do entretenimento. Felizmente, Merril já afirmou que a Riot continuará a explorar o vasto universo de Runeterra, mas ainda não sabemos qual será a próxima história a ser contada pela desenvolvedora.