As negociações em busca de uma vaga no CBLOL 2023 tiveram uma grande reviravolta nos últimos dias. No páreo estavam Stars Horizon, Vivo Keyd e MIBR, porém uma fusão de última hora foi o que fez o negócio ser encaminhado.
De acordo com fontes próximas ao Mais Esports, a Stars Horizon tem negociações avançadas pela compra das operações da Keyd e, com isso, as duas organização devem seguir juntas para a próxima etapa do CBLOL no lugar da Miners.
Vivo Keyd se une à Stars Horizon
O nome da junção será Vivo Keyd Stars, tag bastante conhecida pela comunidade de LoL, principalmente nos primórdios do cenário. A ideia de manter as raízes é muito por conta de toda a bagagem que a Keyd carrega dentro de todo o ecossistema da Riot Games. Ainda segundo a informação, o anúncio deve ser feito no final deste ano.
Com apenas dois anos de existência, a Stars Horizon está presente em diversas modalidades, entre elas o CS:GO, Free Fire (Série A) e no VALORANT Feminino e Masculino, modalidade do ecossistema da Riot Games.
Encerramos o nosso segundo dia de #LBFF com uma queda abaixo. Muito campeonato pela frente ainda e vamos buscar a recuperação nas próximas rodadas. Valeu pela torcida!
🏆 9° Lugar
⚔️ 3 Abates#IssoÉStars ⭐️ pic.twitter.com/2jpmDKjPqo— Stars Horizon (@starshorizongg) August 8, 2022
Inclusive, por conta dessa nova operação, o elenco feminino da organização foi movido para o banco de reservas e estão abertas para negociações.
Depois de não ser selecionada pelas franquias do CBLOL, a Keyd engrenou em uma boa fase nas principais modalidades de esportes eletrônicos do Brasil. No Free Fire, venceram a LBFF 5 e representaram a região no Mundial em Singapura. Já no VALORANT, FPS da Riot, também foram campeões e representaram o Brasil no Masters, em Berlin.
O motivo da venda de vaga no CBLOL por parte da Miners
Toda essa movimentação por parte da Miners aconteceu após a compra da KaBuM pela Magalu, conglomerado que também é detentor da Netshoes, principal patrocinador da organização. Nas regras da Riot Games, um mesmo dono ou companhia não pode ter investimentos diretos em duas equipes, sejam elas do Brasil ou de fora do país.
No primeiro split da organização atuou com a tag Netshoes Miners, mas no atual split já atua apenas sob Miners. Eles fazem parte dos seis times classificados para os playoffs do CBLOL 2022.
O que dizem as organizações
Procurada pela reportagem, a Miners comentou que, assim como o caso do MIBR, não irão comentar sobre esta nova apuração. A Vivo Keyd optou por não se pronunciar e a Stars Horizon ainda não respondeu as respostas feitas pela reportagem.