×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2024: “Maior transferência que já fiz”, diz Head da KABuM sobre Ceos

League of Legends

CBLOL 2024 começa em breve e o Mais Esports vai trazer uma série de entrevistas com jogadores de cada um dos times. Hoje temos a conversa com o Danilo Geraldi – o Head de Esports da Kabum 2024.

Fique Mais próximo

Para aproximar ainda mais a comunidade, gostaria de te contar um pouco mais do tom da entrevista. Nunca tinha entrevistado um Head de Esports, esperava uma entrevista muito mais técnica e me surpreendi com a resenha e até a postura “livro-aberto” do Danilo Geraldi. Acho que o torcedor vai sentir esta sensação lendo até o fim.

Danilo Geraldi
Danilo Geraldi quando perguntei sobre ser ou não super time. Foto/Mais Esports

Kabum 2023 – O tudo e o nada

Em 2023, Danilo Geraldi viveu uma situação extrema, como Head de Esports e próximo de suas lines. A glória da taça do Academy e a dor do último lugar no CBLOL. Então quis começar a entrevista entendendo qual é o feedback que ele tem que passar, na posição dele, em situações tão extremas.

Eu nunca tinha vivido esses opostos tão grandes e aí a gente tentou conduzir da mesma forma ambas as lines. No Academy a gente conversou bastante para eles entenderem a importância deles se manterem no Academy – a partir do momento que a gente entendeu que não seria tão efetiva a subida de alguém numa tabela tão complicada- a gente poderia desguarnecer a outra line e não terminar tão bem quanto foi. Com a line principal, a gente quis blindar eles, prometendo que a gente iria juntos até o fim, dentro do possível – tivemos a saída dos coreanos (Flawless e Sickness) por conta de adaptação, mas dar esta segurança principalmente pelo Lonely (top) e aos brasileiros – players e staff.

Geraldi contou também que, após o título no segundo split, todos os jogadores e comissão técnica da Kabum Academy foram consultados para o CBLOL, teve até alguns times que, consultaram em momentos distintos, mas tentaram os 5 jogadores na mesma line. 

 A gente encara o Academy como realmente o tier 2, a segunda liga mais importante do país, e não apenas desenvolvimento. O feedback final pra eles foi de comprovar a importância de terem se mantido no Academy, e se eles continuassem, eles podem ter a vaga na line em uma eventual oportunidade, mas caso ela não surja, eles vão estar bem colocados para conseguir a oportunidade no segundo split. E para a line principal foi acalmar os ânimos do medo dos jogadores de não ter mais time, dar um suporte mais humano, contatando as outras orgs – como foi no caso do Redbert – ou o Raven, que se mantém com a gente, participando dos treinos e o Krastyel que também agrega muito em nosso ambiente. É um cuidado que temos de ter, não só focar em resultado, e sim reaproveitar o possível do projeto.

Danilo Geraldi com os jogadores da Kabum Academy após o título
Reprodução/CBLOL Flickr

Antes de falar em Kabum 2024, como funcionam os bastidores?

Algo que eu sempre vejo em debate na comunidade é de tentar entender como funcionam os processos de negociação, então, lá vou eu perguntar exatamente isso.

As negociações eu trato diretamente, ou com a organização, ou com o jogador, mas a definição é de toda nossa equipe. Eu sento com o Disave (nosso coordenador técnico), Ti0Ben (que era o head-coach no momento), Mike (manager), afinal eles além de terem todo o conhecimento de LoL, também tem todo o conhecimento do ambiente, dos jogadores – se tem encaixe ou não, afinal só gameplay não basta – esse planejamento é conversado muito antes. A janela em si é uma montanha-russa, você planeja sem parar, com 5 ou 7 cenários e eles vão se moldando com a janela. Jogadores indisponíveis passam a ficar disponíveis no meio da janela, outros que já estavam apalavrados acabam mudando de ideia na última hora e vão para outro time, então a gente acaba tendo que se moldar no período de janela – até mesmo antes já se planeja – e no caso nós tivemos bastante tempo – infelizmente – para planejar, mas o lado positivo foi que conseguimos se planejar para todos os cenários possíveis e conseguimos a melhor line-up possível.

E um nome que me chamou atenção foi o do Disave, jogador de longa data na Kabum, mas que até hoje eu não sabia qual era a função dele. Qual é a função do Disave na Kabum 2024?

Hoje ele participa da minha equipe administrativa, não técnica, e pra mim é ótimo ter em uma pessoa um ex-coach e ex-jogador super identificado com a Kabum. O Disave consegue ser um braço na parte técnica com os coachs e jogadores, tanto no Academy, quanto no CBLOL. Então ele monitora todas as scrims, como os reviews são feitos, como está a comunicação, quantas soloqueues os jogadores têm por dia, quantas horas o jogador tem de sono, mas também de situações mais técnicas como draft ou comunicação, além dele ter uma participação, sim, na montagem de elenco. Ele é muito dedicado, eu até brinco: se você me passar o que sabe de LoL e eu te passo o que sei de gestão. Por coincidência, quando cheguei aqui, ele era jogador e o Mike era manager, então a gente tem uma dupla muito identificada com o LoL e em conhecimento de jogo.

Novelas Kabum 2024: negociação do Ceos

Imagem do CEos na KaBuM
(Imagem: Divulgação/KaBuM)

É conversar com Danilo Geraldi, ou qualquer outro head de esports, é conversar sobre todo o time – e suas novelas. Vamos começar com o primeiro capítulo, entender o lado dele, como foi a transferência com o Ceos, Danilo?

A gente até com muita estranheza não entendeu algumas coisas que aconteceram aí, mas eu acho que a parte mais séria e burocrática já foi avaliada por quem precisava, então a resposta já tá dada, ele está inscrito e escalado. Mas falando da transferência em si, ele teve uma agenda de férias bem diferente da nossa, por conta do mundial e também porque a gente já estava louco para montar o time e ele ainda terminando o calendário competitivo dele. Na preparação a gente chegou a sondar outros nomes, mas a gente deixou um espacinho para, caso fosse possível, a gente queria ele de volta. Ele foi o primeiro suporte que tive, quando cheguei na Kabum, e eu não queria que ele tivesse saído e em toda janela eu pensava na volta dele. Mas foi difícil, tivemos a concorrência do time dele e de outra equipe, mas como ele já externou, o nosso projeto conquistou ele. Acredito que essa tenha sido a maior transferência que eu já tenha feito.

Eu sempre falei para ele que era o melhor suporte, já quando trabalhava com ele eu achava ele insano. E o cara é tipo vinho: foi passando o tempo e ele só melhorou. Nesse último ano dele foi sacramentado isso que a gente já enxergava, pena que foi em outra organização, mas agora ele tá de volta e vai seguir levantando taça. Com ele hoje, temos os dois eleitos melhor jogador do CBLOL e melhor jogador do CBLOL Academy (Dioge).

Na foto, Danilo Geraldi e Dioge, na final superior do CBLOL Academy
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

Novelas Kabum 2024: negociação do Malrang

Malrang é o jungler da Kabum 2024
Reprodução/Riot Games

Continuando a pergunta, e acho que essa até mais fácil de responder, imaginar um cara que foi campeão na LEC recentemente no Brasil? Impensável, mas foi o que rolou. Como?

Esta foi a segunda transferência mais importante, difícil e significante da minha vida, só perde pra do Ceos. Ano passado o cara tava campeão da LEC, e agora tá há 10 metros de mim scrimmando. O Malrang, em específico, eu sempre monitorei e sempre foi difícil e confesso que ainda acho muito difícil ter conseguido convencê-lo, ele tem muita lenha pra queimar, mas a gente teve um facilitador que o empresário dele é o mesmo do Lonely – que é muito feliz com o nosso ambiente de trabalho e na forma que a gente adapta e integra os coreanos aqui.

Parceria coreana

Danilo contou que Lonely foi uma peça vital pra conseguir realizar esta transferência. Confira:

O Lonely não tinha como saber nem qual line-up seria, eu prometi a ele que a gente ia buscar a line mais forte possível, e ele confiou. Ele buscou a renovação antes mesmo do fim do contrato, e eu disse também que precisava dele (Lonely) pra ser o ponto de partida da janela, porque se todo mundo esperar outro assinar, ninguém fica aqui. Eu precisei desse voto de confiança, e ele deu. Com isso a gente conseguiu convencer o Malrang. 

Segundo Danilo Geraldi, a janela teve uma simbologia muito importante para a Kabum e a comunidade.

Essa transferência e a de todos outros jogadores é a simbologia de como a gente quis se posicionar nessa janela, a janela de fim de ano dita o seu ritmo por este próximo ano inteiro, a do meio de ano já é mais complicado.

A gente tentou trazer os melhores de cada role e trouxe dois coachs de renome pra firmar esse ritmo.

Como se aproximar da comunidade?

Um jogador faz jogadas plásticas, o técnico pode fazer uma análise, mas e o Head de Esports? Precisa se aproximar da comunidade? E se sim, como?

Eu acho essa aproximação importante, mas às vezes perigosa. Eu não gosto de dar a impressão que eu quero me autopromover, mas eu acho super importante essa aproximação, acho também que tá todo mundo se amadurecendo nessa relação.

Acompanho bastante os comentários, o que eles estão sentindo – é um termômetro bacana, são para eles que a gente trabalha – mas também tem o ponto passional. A gente tem que entender essa parte, e que eles, na maioria, não vão ter a visão do business. Mesmo assim sou super acessível com todo mundo que quer conversar comigo, lá no estúdio mesmo eu converso com a torcida, respondo DM, mas algumas vezes vai além de aproximação. A atitude vai para algo parecido como exigir posicionamento, querem saber algumas coisas antes do que podemos dizer.

Eu sinto também que esse sentimento negativo gira em torno de uma frustração do passado, mas eu torço para que eles consigam entender que passo-a-passo nós estamos mudando e não estamos acomodados.

O que esperar da Kabum 2024?

Campeões do Academy e prometendo demais com uma line que – pra mim – foi uma das melhores janelas de um time no CBLOL. O que o fã da Kabum pode esperar?

A gente espera manter o título do Academy na casa, e trazer de volta o do CBLOL. Vejo algumas frases que me agradam muito de “Confie no processo”. Acredito que já provamos, nas duas line-up’s, a nossa ambição e quero pedir para continuarem confiando na gente, é muito bonito ver que vocês estiverem com a gente tanto nos vários títulos quanto no 1-17. 2024 vai ser o nosso ano.

E pra fechar, tive que perguntar: é super time ou não é, Danilo?

Eu não tenho medo de rótulo ou zika, a gente tem “um dos”, se não “o” melhor jogador de cada posição no time e comissão técnica, estrutura e academy também muito fortes. Se quiserem nos rotular de super-time, pra mim tá tranquilo também.

Estreia da Kabum no CBLOL 2024

Kabum estreia no torneio contra a LOUD no primeiro jogo do dia. Acompanhe a cobertura completa do CBLOL 2024 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports.

Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 19 de janeiro de 2024 • Editado há 1 mês

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split
League of Legends

LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split

O jogador Zven voltou da pausa que deu em sua carreira e será o novo ADC da Dignitas para a LCS 2024 2° split. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24).

Há 6 horas
League of Legends
CBLOL 2024: No 2° split, a Liberty não fará mais scrims
League of Legends

CBLOL 2024: No 2° split, a Liberty não fará mais scrims

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, Samuel, CEO da Liberty, falou sobre a adoção deste do novo modelo de treinos sem scrims da organização.

Há 7 horas
League of Legends
LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos
League of Legends

LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos

Há 9 horas
League of Legends
LoL: MSI 2? Copa do Mundo dos Esports revela times convidados
League of Legends

LoL: MSI 2? Copa do Mundo dos Esports revela times convidados

A Copa do Mundo de Esports revelou quais serão os times que disputarão o torneio de League of Legends; veja a lista.

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Assista ao trailer da Ahri Lenda Imortalizada, a skin de Faker
League of Legends

LoL: Assista ao trailer da Ahri Lenda Imortalizada, a skin de Faker

A Riot Games revelou o trailer da nova skin de Faker. Trata-se da Ahri Lenda Imortalizada, personalização feita em parceria com o mid laner.

Há 12 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 24 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 17 horas

















































Campeonatos Atuais