Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

CBLOL 2024: FURIA Maestro conta os desafios de ser General Manager

League of Legends

O ex-Head-Coach e atual General Manager da FURIA, Maestro, explicou um pouco mais em entrevista exclusiva ao Mais Esports sobre a sua nova função na organização para o segundo split do CBLOL 2024.

Maestro, como aconteceu a mudança para General Manager?

Então eu acho que essa mudança (de virar General Manager) foi justamente nessa linha de tentar algo novo, o Jaime (CEO da FURIA) já tinha uma visão disso, desde o ano passado ele já tinha me oferecido, na verdade, essa função. E dessa vez ele falou: “cara, eu acho que você vai voar em outra posição. Eu acho que você vai mandar melhor na outra posição do que na que você está. Eu confio em você como treinador, mas eu prefiro que você dê essa chance.”

E aí a gente conversou bastante e foi isso que a gente decidiu, assim, de tentar fazer essa mudança para ver o que ia dar.

Imagem de Maestro, ex-treinador da FURIA
(Imagem: Divulgação/FURIA)

Maestro também conta sobre a adaptação na nova função dentro da FURIA

Como eu disse: eu não pensava nisso antes, né? Eu sempre estudei muito mais por curiosidade, como eu disse NFL e NBA para mim são referências porque primeiro: são modelos de franquia bem desenvolvidos. Segundo que tem muitos profissionais lá que já fazem tarefas que a gente tá aprendendo a fazer ainda, então o General Manager (GM) é uma delas. Alguns times do CBLOL você vê que já tem GM hoje, por exemplo: o Neki na LOS, você vê o Danilo na KaBuM, você vê esses caras e tipo assim… mesmo eles fazendo mais ou menos a mesma função, eles são muito diferentes, né, eles fazem coisas muito diferentes nas organizações deles, então a gente não tem ainda coisas bem definidas sobre o que é ser… um GM dentro do LOL.

Imagem de MAestro na FURIA de LoL
(foto: Divulgação/Riot)

Mas o que eu penso como GM e o que eu quero fazer desenvolver é, primeiro, dar a visão pro time, dar a visão de o que vai ser o LOL da Fúria, o que deveria ser o LOL da FURIA. Quais são as pessoas que combinam com o que a gente gosta no LOL da FURIA? O que a gente quer de fato? Fazer o sonho virar a realidade de certa forma. E assim, a gente vai ver o que é ser o LOL da FURIA.

Quais são suas referências para o trabalho de GM?

Eu gosto muito do que é a T1 e a G2, são organizações que parecem ter isso (o trabalho de GM) muito bem definido há muitos anos já, né? Então a G2, por exemplo: da G2 inicial de LOL lá sobrou Caps, né? E parece que o time é o mesmo! Faz seis, sete anos que parece que é a mesma coisa. E como que pode parecer tão igual se mudaram quatro players e o coach? O que tá fazendo ser a mesma coisa? E por que eles estão consistentemente tendo bons resultados e tal? Então é saber diferenciar essas organizações que têm essa visão bem definida, né? A G2 sabe bem o que quer, sabe quais os perfis de jogadores, né?

E aí se precisar mudar um jogador, se precisar mudar um staff, isso não vai sair da filosofia do que eles acreditam. Então pra mim é isso, esse é o primeiro passo do GM, é definir uma visão bem clara, bem límpida sobre o que a organização quer e quais os tipos de pessoa que tem que fazer parte.

Confira a entrevista na íntegra

Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 27 de maio de 2024 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
LPL 2025: Tarzan é nomeado MVP da liga e quebra sequência do Knight
League of Legends

LPL 2025: Tarzan é nomeado MVP da liga e quebra sequência do Knight

O Tarzan conquistou seu primeiro título em 2025 e pra fechar o ano com chave de ouro, o jungler foi o MVP da LPL 2025.

Há 14 horas
League of Legends
KeSPA Cup 2025: Sem Chovy e Ruler, Gen.G perde para a Cloud9 e time do Vietnã
League of Legends

KeSPA Cup 2025: Sem Chovy e Ruler, Gen.G perde para a Cloud9 e time do Vietnã

Gen.G é derrotada por Cloud9 e Vietnã no início da KeSPA Cup 2025; HLE e DRX vencem na estreia.

Há 18 horas
League of Legends
LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse
League of Legends

LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse

O WASD já está otimizado em um nível que supera o mouse? Um usuário do Reddit testou o kite nas duas movimentações e comparou os DPS possíveis.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto
League of Legends

LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto

A Missão de Função da mid-lane segue parecendo a mais polêmica dentre as missões, visto que seus impactos são menos expressivos e agora... limitados? Entenda.

Há 2 dias
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 3 dias
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 3 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais