×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Outros
Entrar
Mais Esports

CBLOL 2024: “Não posso me dar ao luxo de perder mais”, diz paiN Cariok

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

paiN venceu a VKS no CBLOL 2024 de muito dominante e garantiu sua vaga na Grande Final dos playoffs do CLBOL 2024 2° split. A equipe chega na sua sétima final das oito possíveis na Era das Franquias, sendo esta a sexta aparição consecutiva.

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o jogador Cariok falou sobre tudo o que a equipe vem vivendo neste split.

Sexta final seguida, mas dessa vez parece diferente. Qual foi a mudança interna que, mesmo mantendo a mesma line, faz todo mundo que algo mudou?

Cara, eu acho que a gente tá muito confortável jogando, tá muito confortável dentro do jogo também. Eu sinto que tá todo mundo num bom momento, numa boa fase. E eu acho que a gente só tá indo pra melhora de cinco muito confiante, sabe? Que a gente vai ganhar, que a gente vai fazer o nosso trabalho bem. E, cara, acho que é inevitável falar que eu me sinto diferente, porque, com certeza, o nível que a gente tá mostrando eu acho que é o melhor que a gente já mostrou.

E eu tô muito confiante, sim, eu acho que se a gente conseguir mostrar um jogo desses na final, provavelmente a gente vai ganhar também. Então, trabalhar nisso, claro, a gente tem que se preparar bem também pro time que tá vindo, mas tô bastante confiante.

Como alguém que tá envolvido em todas as plays do mapa, quando alguém como o Wizer sofre hate na internet e tudo mais sobre a performance dele, você se sente um pouco responsável por isso?

Ah, me sinto. Ainda mais porque o jogo é em equipe, né? Ninguém faz nada sozinho. Então, quando os caras fazem play-top, isso não é de respeito só sobre o Wizer. Talvez seja o jeito que a gente tá controlando o jogo, controlando o mapa e eu sinto que a gente conseguiu ver isso e a gente tá lidando de uma forma melhor.

Então, acho que todo mundo tem um pouco de responsabilidade. Acho que ninguém é totalmente culpado, mas nem todo mundo é inocente. Então, eu fico triste quando eu vejo alguns hates sobre ele, mas eu sei que ele é um cara com mental muito bom, ele já passou por muita coisa e eu confio bastante nele. Então, essas plays que aconteciam bastante, é claro que tinha muita culpa do time em si, sabe? Tipo, às vezes tomar um dive não quer dizer só que é o cara que tem que jogar safe. Não tem como, tá ligado? Então, a gente tá jogando melhor, eu sinto.

Cara, como você não tem uma lane, o mapa é a sua lane, então talvez a pressão seja diferente. Quem que te estendeu a mão quando você precisou ali?

Ah, acho que o meu time. Eu converso bastante de jungle com o Xero também, mas a maior responsabilidade é minha mesmo, assim.

Eu costumo tomar conta do mapa mesmo, porque eu acho que essa é a minha função, acho que eles estão mais ocupados ali com a lane, então, quando tem que dar alguma call de tipo: “ah, pra onde eles vão jogar?”, “Como que a gente vai jogar?”, essa comunicação passa geralmente por mim e eu tenho a responsabilidade disso.

Acho que eu lido bem, acho que é algo que eu faço há anos.

Você acha que essa pressão, aliás, a sua melhora no jogo, ela aumentou também a sua pressão, a sua responsabilidade dentro do jogo?

Ah, acho que tem isso sim. Com o tempo eu me tornei mais líder, mais capitão do time, tenho que estar com a emoção bem controlada. Por exemplo, o Titan é um moleque muito feliz, um moleque que grita bastante. Geralmente eu que tenho que remedir a situação e falar: “mano, calma, calma, vamos ver o que a gente vai fazer.”, entendeu? Porque não tem como todo mundo gritar ali junto, senão a gente pode acabar perdendo o próximo passo. E eu acho que naquele time, de 2021, eu tinha menos pressão, por ter muita gente renomada no meu time já, tipo brTT, Robo e Tinowns.

Além disso, eu também penso que as pessoas não tinham muitas expectativas sobre mim. Como eu era um novato, tinha pouco tempo de CBLOL, acho que essa pressão não existia. Só que agora, como eu já estou no CBLOL faz tempo, já joguei muitas finais, eu já ganhei um título, então acho que as pessoas esperam mais de mim, eu espero mais de mim também.

É uma pressão que é inevitável, é uma pressão que tem que existir, porque acho que se não esperarem alguma coisa de mim, então tá ruim, entendeu? Então, é uma pressão que faz parte e eu acho que eu tô lidando bem.

Quando você olhou e falou: “Eu tô no nível dos caras que eu olhava em 2021, agora eu que sou esse cara experiente dentro do CBLOL”? Quando que clicou pra você assim?

Eu acho que demorei um pouco pra reconhecer que eu sou foda também. Eu sempre me cobrei bastante, me critiquei bastante, mas eu acho que de uns tempos pra cá, eu acho que melhorei muito meu pensamento sobre mim. Eu passei a me valorizar mais, eu acho que esse ano é um ano que… sei do meu potencial, sei do que eu mereço, tipo, sei que eu não posso me dar o luxo de perder, então eu tô lidando bem com isso, acho que isso tá me fazendo jogar bem.

Porque não é questão de só ter ego, mas o seu orgulho também te ajuda, eu acho que o seu orgulho faz você não aceitar erros bobos, porque se você errar e falar: “ah, errei”, você tem que pensar que você é foda pra jogar bem também, porque se você errar, você fala: “porra, não posso errar isso”, entendeu? Então eu acho que é uma cobrança saudável pra si, e eu acho que de um tempo pra cá eu tô construindo isso bem, tô me tornando um player mais maduro, uma pessoa mais madura também.

Quando você começou a entender que o seu pensamento sobre você mesmo fala mais alto do que o que as pessoas falam sobre você?

Eu sempre fui um cara que não olha muito pras críticas, mas é inevitável, não tem como dizer que isso não me afeta, porque eu acho que afeta todo mundo. Alguns comentários negativos, às vezes ficam na sua cabeça, mas eu sei que tudo que falam não é verdade, eu sei do que eu sou capaz, acho que isso é o principal.

O problema é quando você se deixa levar e que você começa a acreditar no que as pessoas falam, porque as pessoas falam muito no calor do momento, falam muitas coisas que não são verdades, então você tem que se conhecer bem, o principal pra você ser um bom player é saber quem você é.

Só mais uma pergunta sobre isso, eu reparo que quando eu joguei vôlei durante um tempo, eu lembro que às vezes eu tava bem comigo mesmo, só que todo mundo ao redor ficava falando: “mano, você tá bem, você tá bem”, você repara que às vezes as coisas não tão boas porque a galera ao seu redor tá se portando de uma forma com você, (8:06) que às vezes não é verdade na sua cabeça, você reparou alguma mudança de postura nas pessoas ao redor de você?

Não sei, eu sinto que meu time passa muita confiança pra mim, eles não costumam falar muito sobre o meu jogo, eles sabem qual é a minha responsabilidade dentro do jogo, acho que o principal dessa lineup agora é que todo mundo vai pro stage e faz o seu papel, não fica pensando tipo: “ah, será que fulano não vai jogar bem?”, cara, só faz o seu trabalho e você tem que confiar que o seu time vai fazer o seu, e se precisar fazer alguma mais aí você faz;

Acho que a gente tá tendo resultados bons, então a galera fica mais positiva, mas mesmo quando, sei lá, no começo do split, a gente começou meio assim, mas a gente sabia que aquilo não era a gente, que a gente era muito melhor que aquilo e a gente conseguiu retomar no campeonato.

Pra fechar, já deu pra imaginar a festa da galera do CBLOL no aeroporto e no estádio? Já dá pra mentalizar, ou vai demorar um pouquinho ainda?

Quando acabou o jogo, assim, o Dynquedo falou pra mim: “mais uma irmão, mais uma final que a gente vai” e foi uma sensação de tipo, um pouco de alívio assim, de que a gente fez o nosso trabalho, e com certeza eu vou aproveitar muito essa festa.

A recepção em Recife foi uma das coisas mais legais, porque eu me senti um jogador de futebol, isso foi muito legal. Recife me passou uma energia muito boa,  apesar do resultado não ter vindo, foi uma das melhores finais que eu joguei, em questão de clima mesmo, de me sentir bem, e eu espero o mesmo de BH. Eu nunca fui pra lá, então tô ansioso pra conhecer também, a ficha demora um pouco pra cair, acho que eu tô mais cansado do que qualquer coisa, então vou descansar um pouquinho, curtir com meu time, sair pra jantar, e curtir com os fãs também, quando a gente voltar pro Office.

Próximos jogos do CBLOL 2024

paiN Gaming agora terá que esperar os próximos embates do CBLOL para conhecer quem vai ser seu grande adversário na Grande Final. Será que desta vez, a paiN Gaming conquista o título? O primeiro sem o brTT?

O próximo confronto do CBLOL acontece na próxima sexta-feira (23), no embate de LOUD contra a RED Canids. O vencedor do confronto enfrentará a VKS no sábado (24) pela última vaga na Grande final!

Acompanhe a cobertura completa da CBLOL 2024 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!

Imagem do novo troféu do CBLOL 2024
(Foto: Divulgação/CBLOL)

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 19 de agosto de 2024 • Editado há 5 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: O que é o Modo Dinâmico e como ele funciona?
League of Legends

LoL: O que é o Modo Dinâmico e como ele funciona?

O Modo Dinâmico chegou no League of Legends em 2025, trazendo uma nova forma de experimentar partidas no jogo.

Há 12 horas
League of Legends
LoL: Gerador de toxicidade? First Blood vira pauta da comunidade
League of Legends

LoL: Gerador de toxicidade? First Blood vira pauta da comunidade

A toxicidade aumentou com as mudanças em relação ao First Blood na temporada 2025? A comunidade e Rioters mostram diferentes pontos!

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Nova runa com bugs? Confira algumas interações da Arcanista do Axioma
League of Legends

LoL: Nova runa com bugs? Confira algumas interações da Arcanista do Axioma

A nova runa, Arcanista do Axioma, está bugada? Alguns fãs de LoL descobriram interaçãoes no mínimo questionáveis da runa com algumas ultimates.

Há 14 horas
League of Legends
LTA Norte 2025: Por problemas de visto, Ceos não jogará alguns jogos da Shopify Rebellion
League of Legends

LTA Norte 2025: Por problemas de visto, Ceos não jogará alguns jogos da Shopify Rebellion

O primeiro import brasileiro a ir para o NA está sofrendo problemas de visto. Graças ao contratempo, Ceos não vai estrear junto da Shopify Rebellion.

Há 15 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 14 de janeiro: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 14 de janeiro: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 14 de janeiro. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 24 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2025: com dois sul-coreanos, LOS oficializa line-up
League of Legends

Circuito Desafiante 2025: com dois sul-coreanos, LOS oficializa line-up

A LOS ficou de fora da lista de times da LTA Sul 2025, mas continua investindo pesado para tentar a vaga de convidado na competição em 2026. 

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais