CBLOL 2024: O que esperar do meta da LOUD para a final?

CBLOL 2024: O que esperar do meta da LOUD para a final?

No fim, tudo é sobre paiN e LOUD, mas: como funciona o draft da LOUD? Hoje vamos fazer um estudo do Meta das duas equipes e tentar definir, por alto, o que podemos esperar da LOUD nos drafts.

A LOUD jogou menos séries de playoffs, então é mais fácil de conduzir esse estudo. A Verduxa jogou apenas sete partidas em duas séries, sendo um 3×0 em cima da RED e um 3×1 contra a própria paiN Gaming.

O que a LOUD busca jogar dentro do draft?

A LOUD traz em seu leque de escolhas nos playoffs uma preferência óbvia no top e na bot-lane: Jax (4 escolhas) para o Robo e Lucian e Nami (3 escolhas da dupla) para Route e Redbert.

Estes campeões criam muito do estilo da LOUD 2024 – focado no Robo conseguir ter recursos focado no 1v1 e evitando o 2v1, enquanto o seu bot vai ter muita pressão logo cedo.

Em relação ao mid, magos de controle são a especialidade da casa, mas nada muito “mirável”: Tinowns jogou com quatro campeões:

  • Karma (2 jogos)
  • Aurelion Sol (2 jogos)
  • Hwei (2 jogos)
  • Taliyah (1 jogos)

Tin pode ser considerado pelos dados o principal jogador desta LOUD, visto que, nos playoffs, 32% do dano da equipe vem só dele, que também participa em 80% dos abates.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

E o LOUD Croc dentro do draft?

Croc vem se adaptando ao estilo que a equipe cria no draft: quando a LOUD vai ter pressão no bot, o jungler opta por escolhas que conseguem ser mais agressivas cedo, como o Lee Sin ou Xin Zhao.

E se eles não conseguirem o Lucian/Nami? Então eles devem jogar com o top strong-side com Renekton e Olaf, e neste caso Croc pode puxar uma escolha de utilidade, como a Sejuani e Maokai), para jogar habilitando o Robo.

Nesse cenário de top forte, o bot é quem absorve pressão, e uma dupla que pode aparecer para isso é a Senna e Tahm Kench.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/LoL)

O que banem contra no draft contra a LOUD?

Até então, os campeões mais banidos contra a LOUD são Taliyah e Nautilus, com 71% de bans nos playoffs. O suporte, por exemplo, habilita uma situação de conforto problemática: Kai’Sa e Senna podem jogar bem com Nautilus. Ele pode absorver pressão ou jogar agressivo e criar situações para o jungler. Se a paiN deixar passar, é muito provável da LOUD escolher.

A Taliyah é um conforto bizarro do Tin, que consegue transicionar vantagem muito fácil. Nas últimas séries, os banimentos em cima de Jax e Olaf cresceram, chegando a uma taxa de 43%, mas caso a paiN venha de red side, é impossível não pensar no ban de Lucian, que tem 29% de taxa banimento.


Continue depois da publicidade

Imagem: Reprodução/Riot Games

Possíveis cenários

É possível acreditar no mundo onde Jax, Lucian e Nautilus vão ser banidos por 5 jogos na primeira rotação, deixando o Tin e o Croc completamente livres. Então podemos ver Taliyah sendo a primeira escolha do lado azul, ou o Route cozinhando algo novo para os playoffs: como a Kalista que, por hora, tem 3 vitórias e 3 derrotas.

A escolha do ADC de pressão geraria o que a LOUD costuma gostar no lado azul: os três primeiros picks sendo bot-lane e jungler. Quando a Verduxa está no red-side ela mantém a prioridade e pega alguns dos monstros de um dos solo-laners: em um dos casos foi bot + Taliyah e no outro bot mais Olaf.

Vamos poder conferir como vai se sair essa fase de picks e bans no sábado (20) a partir das 13h na final entre paiN e LOUD, valendo o título do CBLOL 2024 1° split e última vaga entre os times do MSI 2024!


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/CBLOL Flickr