CBLOL 2026: Comunidade pede boicote à LCS; entenda o caso

CBLOL 2026: Comunidade pede boicote à LCS; entenda o caso

Uma parcela da comunidade brasileira declarou guerra à LCS 2026. Após o anúncio de que a liga norte-americana e o CBLOL 2026 iriam operar de maneira separada, uma das novidades comunicadas pela Riot desagradou grande parte dos fãs do LoL nacional, que passaram a defender medidas de boicote à LCS.

“Se você é brasileiro, não assista à LCS”, diz comunidade brasileira em postagem da LTA Norte

O estopim para o descontentamento dos fãs brasileiros com a liga norte-americana aconteceu na última segunda-feira (29), quando a Riot divulgou como funcionaria a divisão de vagas para os torneios internacionais após o fim da união entre Brasil e NA por meio da LTA.

A empresa confirmou que, além do encerramento da Cross Conference e da perda do direito de disputar uma vaga extra no Worlds, o Brasil terá apenas uma vaga para o First Stand, MSI 2025 e Mundial, enquanto a LCS contará, respectivamente, com duas e três vagas.

O resultado foi uma onda de insatisfação nas redes sociais — vinda de espectadores brasileiros, jogadores, treinadores e até mesmo de parte da comunidade internacional. A revolta culminou na imagem abaixo, que vem sendo amplamente compartilhada e surgiu de maneira espontânea, especialmente nas postagens da LTA North no X (ex-Twitter). Confira:

Comunidade pede que o Ilha das Lendas não transmita a LCS no próximo ano

Além do movimento para não assistir a LCS 2026, uma parcela dos fãs do League brasileiro têm sugerido que Baiano e o Ilha das Lendas não transmita a liga, para haver um impacto ainda maior nos números da liga norte-americana, alegando ser uma “questão moral.” Confira:

esA desconversa sobre o boicote e cita temor sobre possíveis represálias por parte da Riot

Um dos representantes do Ilha das Lendas refletiu sobre a possibilidade de um boicote à liga norte-americana durante sua transmissão ao vivo. O streamer esA afirmou em sua livestream que essa hipótese existe, mas destacou que o IDL poderia ter que lidar com punições da Riot caso deixasse de transmitir a LCS.

O comentário do ex-jogador surgiu após ver Baiano reagir a uma mensagem sugerindo que ele realizasse o boicote, colocando outra competição, como a Kings Lendas, apenas para atrair mais espectadores do que a própria LCS:

Confira abaixo o comentário de esA:

Eu não sei que decisão o Baiano vai tomar, mas, se ele olhou e respondeu, existe um mundo. (esA lê uma pergunta no chat) “Ele não se queima com a Riot”? Então, aí eu não sei. Tem toda uma política envolvida, vai que os caras querem boicotar a gente no CBLOL, com as watchpartys, caso não seja feita a LCS.

É jogado, o jogo é jogado, vocês entendem? Não sou eu, não faço essas reuniões, não sei como funciona.

Confira todas as falas do streamer no vídeo abaixo:

Sobre o CBLOL em 2026

O retorno do CBLOL 2026 traz uma série de novidades confirmadas pela Riot Games.

O torneio voltará a ser independente, com fim do sistema Cross Conference, terá vagas exclusivas para torneios internacionais e manterá a integração com equipes da LLA, além da possibilidade de rebaixamento por meio de times convidados.

Todos os detalhes da nova fase da liga podem ser conferidos na matéria completa sobre a volta do CBLOL.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais.