A RED Canids venceu o Fluxo W7M por 3×1 e a bot-lane da Matilha resolveu contar um pouco mais sobre o que dificultou a série, em como foi a melhora deles enquanto dupla de bot-lane e da própria RED nos play-offs.
Morttheus, você parece muito mais confortável e até tendo mais facilidade para ser mais agressivo agora. Eu queria saber da sua visão: você está se sentindo mais confortável estando na RED do que nos splits anteriores? E o que você atribui a essa melhora?
Com certeza jogar com um time com mais brasileiros, ou com pessoas que falam a mesma língua, é mais simples. No geral, você consegue falar as coisas com mais facilidade, consegue socializar melhor. A cultura também não é tão diferente, então acho que isso dá sim um conforto. É um time mais aconchegante, com certeza.
Mas eu acho que isso também vem das personalidades que eu tenho para jogar. Acho que a galera é sempre muito aberta, muito feliz ali, então a gente se dá bem. E, no quesito performance, eu acho que o time como um todo faz o seu papel, ou tenta pelo menos. Então isso com certeza abre espaço para o ADC jogar.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Também dou muito crédito da minha melhora ao BeellzY e ao Frosty. Acho que a gente trabalha junto o tempo todo. Então eu consigo realmente ver esses erros e as coisas que eu posso melhorar. Estou feliz com a minha melhora, mas hoje eu não fiquei tão satisfeito com a performance no geral. Acho que consigo mostrar muito mais.
Frosty, eu queria um ponto de vista sobre a questão da performance do Kaze hoje.
Ele veio bem confiante hoje. No geral, a gente treinou muito bem durante as semanas, então acredito que isso ajudou a gente a ter uma confiança a mais no geral, mesmo já acreditando que somos um bom time.
Acho que ele veio on point hoje, sinceramente. Ele estava disposto a jogar as posições que queria, a fazer o que o time precisasse, e deu para ver no jogo de Sylas que ele estava no nível que a gente espera dele — na verdade, que ele já vinha mostrando, né?
Frosty, a RED Canids terminou 6-1 na fase regular, também em primeiro lugar. Como vocês avaliam o trabalho que o time tem feito durante o split?
Acredito que a gente esteja seguindo o rumo certo. A gente mudou 60% do time para este split, então realmente não imaginava que a nossa melhora fosse ser tão expressiva no geral. Mas a gente já acreditava que isso poderia acontecer.
Juntamos grandes talentos no nosso time e pessoas que querem muito. Acho que isso é o mais importante. Temos cinco pessoas que querem muito jogar. A comissão técnica também quer muito ajudar a gente, briga com a gente no dia a dia, e acredito que a nossa melhora se desenhou por causa dos treinos.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
A gente tem se esforçado muito. Antes, costumávamos ser muito desistentes, pouquíssimo otimistas. Acredito que isso tenha ajudado muito hoje. Hoje a gente não fez o melhor jogo 1 que poderíamos ter feito e, mesmo assim, estávamos tentando achar uma solução no geral. Antigamente, a gente não conseguia. A gente não enxergava a luz no fim do túnel e só assistia quando as coisas não davam certo.
Então acho que a nossa melhora vem do dia a dia, da nossa confiança um no outro.
Morttheus, hoje a RED é um dos times mais próximos do título, enquanto a VKS, seu ex-time, está a um passo de ser eliminada. Qual é a sensação?
A sensação de estar indo longe nos playoffs é, com certeza, algo maravilhoso. É pensar que, dois meses atrás, eu estava me esforçando individualmente, mas sem ver uma saída no momento. Então acho que a oportunidade que apareceu eu consegui aproveitar, e isso tem me feito muito bem. Estou bem feliz.
Independentemente de título, a gente vai dar o nosso melhor e tudo mais, mas eu acho que já é algo muito positivo continuar trabalhando. E, quanto à Keyd, eu tenho muito carinho pela maioria das pessoas de lá, então sei das dificuldades que eles estão passando. Eu acho que sei parte dos problemas que ainda acontecem, e realmente é meio triste ver que eles não conseguiram performar ou encontrar um jeito de jogar que cobrisse o que eles querem.
Mas agora é focar em mim, no meu time novo, e é isso.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
[Mais Esports] Frosty, na minha opinião, nas últimas séries vem faltando da RED conseguir vantagens a partir do 2v2. O que gera essa dificuldade?
Eu tenho uma mentalidade diferente da que você falou. Acredito que, principalmente nessa série, a gente sempre pegou muita vantagem no bot, mesmo em situações em que a gente não deveria. A gente mandou muito bem, na minha opinião.
Acho que morrer em 2v2 não é algo comum, sinceramente, só em matchups muito específicos, em que é muito volátil. E não foram as matchups que a gente jogou hoje. Então provavelmente é por essa perspectiva que vocês pensam que talvez a gente não tenha ganhado tanto assim no 2v2.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
Mas, sinceramente, hoje foi com o que eu mais fiquei contente. Fiquei muito contente com as coisas que a gente fez durante a semana, com as nossas brigas e com a nossa melhora, e com o fato de que conseguimos evoluir e chegar mais perto do que a gente quer para ganhar o campeonato.
[Mais Esports] Meu ponto sobre 2v2 era mais sobre pressão, mas eu também queria ouvir uma visão geral sua, Frosty, sobre a série de hoje.
Em relação à pressão, eu acho que é por causa das matchups mesmo que a gente jogou. Mas, no geral, acredito que hoje não foi de uma maneira tão unilateral para mim, porque eles realmente evoluíram muito como time.
Eu já esperava que eles fossem um time muito completo, porque eram um dos times que mais se esforçavam no treino. Desde sempre foi assim, desde que montaram o elenco, eles sempre se esforçaram muito contra a gente, principalmente. Então eu via que a mentalidade deles era boa para evoluir, e a gente já esperava que eles fossem melhores nos playoffs do que eram na fase de pontos.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
E, sinceramente, a gente não conseguiu fazer um bom jogo 1. Acho que o primeiro jogo de uma série determina muita coisa no geral, e a gente pulou muitos passos, não fizemos muitas coisas que normalmente fazemos com a composição que estávamos jogando, tanto no side quanto nas lutas no geral. Acho que executamos muito mal a nossa comp, e foi por isso que ficou um pouco difícil.
No restante, acho que algumas decisões, obviamente, poderiam ter sido melhores. Mas fiquei muito contente com as conversas e com as coisas que a gente estava fazendo durante os jogos para, pelo menos, achar uma solução.
Acompanhe o CBLOL 2026 1º split
Para não perder nada, basta acompanhar a cobertura completa do CBLOL 2026 1º split com calendário de jogos, resultados, tabelas, times e outras informações aqui no Mais Esports!
Você também pode conferir todas as emoções das partidas no Comício dos Jornalistas, a Costream do Mais Esports!





