CBLOL 2026: Pan-Americano? Caco Antunes afirma estudar viabilidade para competições diferentes entre CBLOL e LCS nos próximos anos
League of Legends
O Brasil vai passar por mais uma transformação no seu cenário de LoL. O que foi LTA Sul em 2025 volta a dar espaço para o CBLOL em 2026. Contudo, nada de cross-conference.
Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, surgiu uma dúvida: existe a possibilidade de a Riot conceder mais torneios que contemplem times eliminados mais cedo, tal qual o Asian Invitational? Confira a pergunta e a resposta do Caco Antunes:
A gente vai ter agora lá na Ásia, vai ter um torneio da HUYA, eu acho, que vai estar pegando vários times que ficaram quarto, quinto, sexto, os times que não vão jogar o Mundial. No Brasil, a gente não tem nada. Igual tinha numa época, com as IEM. Você acha que a Riot está mais aberta a ter esses torneios?
Está mais aberta e, na verdade, a gente está praticamente procurando esses parceiros, seja a plataforma de transmissão, seja outras grandes marcas de torneios que em outros ecossistemas existem mais, para virem para a gente e trabalharem com a gente e fazerem torneios entre regiões. Então, o nosso calendário está começando a ficar um pouco…
Tem que ser sempre fora do calendário da Riot, imagino.
Tem que ser fora, mas a gente também está mais capaz de flexibilizar o calendário para caber torneios desde que não impacte o time a se preparar para o split que vem. Isso também sempre foi uma preocupação muito grande, por exemplo, de Coreia e China, que tem essa dinâmica. Então, os calendários, primeiro, são os principais.
Mas a gente está mais aberto a fazer isso, e não só para receber. A gente está indo atrás dessas empresas para falar e para falar de CBLOL e LCS. Então, não é deixar o mercado vir.
A gente está indo atrás e tentando construir. Existe algo pan-americano que te interessa fazer com a gente? Vamos fazer um projeto que cabe durante duas, três semanas aqui entre um split e um mundial? Então, sim.
Foto: Mais Esports
A gente teve muito aprendizado com a parceria com a EWC, por exemplo, de como esses torneios que acontecem no meio podem ajudar a manter a comunidade sempre ativa, os times sempre ativos. Especialmente, como você falou, se a gente tem até um seed 1 ou 2 participando de uma, por que não montar algo para seed 3, 4, 5?
A gente quer trabalhar isso com os times que saem um pouco antes, com os gaps de calendário. Então, esses lugares são lugares onde a gente quer trabalhar esse plano de botar inter-região, e focar, no nosso caso aqui, vai ser focar a CBLoL com a LCS.