Mais Esports

Circuito Desafiante 2025: Buero explica saída da Ratz e desentendimento com jogadores

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Um assunto que deu o que falar na última semana foi a saída de Bueiro da Ratz, time que ele mesmo criou e conseguiu vaga no Circuito Desafiante 2025, o Tier 2 brasileiro de LoL.

Em uma live com o Minerva, o streamer falou em mais detalhes sobre a sua saída, revelando brigas internas com outros integrantes. Pouco depois, Lynkez, mid laner da Ratz, publicou um texto dando o seu ponto de vista de toda a polêmica e também expondo alguns pontos não comentados por Bueiro.

O primeiro “kick” foi o primeiro passo para a queda da Ratz de Buero

O discurso do Buero começa bem antes do Circuito Desafiante 2025. Vamos começar antes do qualificatório para o Tier 2, quando tinha uma peça muito importante para o ADC – seu suporte e amigo, Elkas:

Tudo começa com o Elkas, que não é só um jogador excepcional, mas é como um irmão pra mim. Naquela época (do Qualificatório do Circuito Desafiante 2025), ele estava top 6 do servidor, então eu chamei pro meu time, não é como se fosse só amizade, tá ligado? Também chamei o Kiari, que foi quem me disse: “vamos entrar, porque eu quero fazer você subir pro Tier 2”, toda aquela historinha… Na época a gente também chamou o Dioge e a gente chegou a treinar muito bem contra a LEVIATAN!

Buero afirma que de 15 jogos em treino contra a equipe que ficou top 2 na LTA Sul, o time da Ratz ficou com 13 vitórias, um feito impressionante. Mas a história segue tendo o suporte como protagonista:

Só que teve um negócio, antes mesmo do Elkas jogar (nos treinos), as pessoas do meu time, já queriam kickar ele, antes mesmo de se provar no stage. Eles* já chamaram outra pessoa na posição de suporte pra jogar e colocaram o Elkas pra só pra assistir os treinos.

*O “eles” citado por Buero é explicado, posteriormente, que se tratava da sua coaching staff formada por Doran e Carlito

Aí eu simplesmente falei “olha, eu não jogo sem o Elkas, tá? Não jogo, pelo menos a gente tem que ver como ele vai ser”. Aí beleza, a gente teve um treino ótimo contra a LEV e depois treinamos com quase todo mundo. Mantendo a line com Drakehero na jungle, mas o mid sempre alternando e ficou o Elkas o mês inteiro.

Contudo, o ADC explica que os treinos começaram a complicar por conta da saída do Drakehero – que na época assinou com o FluxoW7M – e teve a entrada do SamkZ e o mid seguia alternando.

A gente começou a perder mais treinos. Aí a gente ficou mais perdido e teve um dia que o Elkas teve uma performance* abaixo nos treinos. Coisa que acontece com todo profissional, sempre vão ter dias ruins, e aí me chamaram pra falar: “olha, eu acho que seria bom tirar ele pro bem da equipe. Senão a gente não vai conseguir entrar no Circuito.”

*Aqui o Buero cita que, na verdade, foi só um jogo performando abaixo – o que não justificaria a atitude do time, mas ele seguiu com a decisão.

Pós-saída do Elkas

Buero afirmou que o seu amigo e suporte de confiança não queria seguir assistindo treinos, então assim que soube da decisão, saiu. Pouco tempo depois o SamkZ também saiu do projeto. No fim, ficou: Kiari, Soweto, Lynkez, Buero e Krastyel – o elenco que conquistou o acesso para o Tier 2.

As primeiras semanas foram ótimas. Porém, acho que uma semana antes de começar o campeonato mesmo, eles (jogadores/staff) me disseram: “Eu acho que você tá meio perdido”. Só que eles não me mostravam (onde estava o erro). Eles querem que eu vá atrás e aprenda sozinho.

Apesar do Buero apontar um erro dos técnicos, ele começa a exemplificar qual é a questão central da “treta” da Ratz. Confira:

Faltou muito essa parte dos coaches pegarem na minha mão e falarem como a gente ia jogar e tudo. Só que é lógico que eles têm que pisar em ovos ali com o time, porque é um time de personalidade forte.

A personalidade forte e derrocada interna da Ratz

É um time de personalidade forte, de muito ego, tipo assim. Aí, nessa época, que falaram que eu estava perdido, falaram que iam chamar o Improve (outro ADC) para assistir os meus jogos, pra que ele mostrasse meus erros e me ajudasse. Só que falei que isso eu não aceitava, que porra é essa? Eu tenho coach pra quê?

Vale lembrar que tudo isso era antes do Qualificatório do Circuito Desafiante 2025. E segundo o relato do ADC, tudo mudou a partir deste dia, confira:

Eu fiquei transtornado na época, eu senti uma facada tão grande deles terem falado do meu nível assim. Dito isso, eu acho que peguei jogadores e técnicos experientes. Na minha opinião, eles iriam me guiar, independente de tudo que acontecesse. Cara, se eu era um burro, sei lá… morrendo no mid, mas (eu queria) que me mostrassem, desde a base, o porquê que é errado eu estar naquela wave no mid.

Na minha opinião, jogadores experientes, têm que pegar na mão de jogadores mais novatos e falar: “olha, isso, isso, isso, é assim que se faz, é assim que a parada acontece, tá ligado? Pô, esse dia aqui você foi muito ruim. Então, quando acabar o tempo, você pode subir lá em cima ali e eu vou te mostrar tudo, passo a passo, tá ligado.” Pra mim é isso que faltou também.

“Só viam erro meu”, afirma Buero

Foto de Buero, ADC da Tormenta E-Sports
Buero admitiu que cometia muitos erros, mas ressaltou que não recebeu a ajuda necessária de seu time (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Buero afirma que, apesar dos desentendimentos, muitos problemas poderiam ter sido contornados com a presença de uma organização por trás dos jogadores, ajudando o próprio ADC para guiar o projeto. Só que no quesito comunicação, o jogador se estende um pouco mais.

O idealizador da Rats confessa que ele mesmo decidiu não falar muito por algum tempo, mas que isso teve um fim – se liga:

Como tudo foi naquele começo, ali foi errado (sobre chamar outro ADC), já que o projeto, em teoria, era pra mim. Não tinha que chamar ninguém e eu fiquei extremamente decepcionado. Depois disso eu já comecei a falar que só viam os meus erros, eles não viam o próprio erro e aí chegou uma época que eu tiltei.

Eu falei (pra todos): “Olha aqui, eu sinto que tem uma desconfiança enorme aqui comigo nesse time, como jogador. Se vocês têm experiência, na minha opinião, vocês devem chegar em mim e falar, e mostrar pra mim e tudo mais. Já que vocês não chegam e falam, eu vou falar o que eu acho, mano. Se vocês continuarem dessa forma, vocês vão ficar sempre Tier 2 e vão parar de jogar. Vocês têm capacidade, mas se continuar dessa forma que tá aqui, essa hostilidade, vocês nunca vão chegar a lugar nenhum”.

Treta final – Lynkez e Buero

A gota d’água surgiu de uma treta entre o Lynkez e o Buero. No relato do Buero, o mid-laner teve uma abordagem agressiva após um treino, onde ele chegou e falou:

Pô, você vai continuar jogando desse jeito assim? Desde que você chegou você não evoluiu em nada, fala uns my bads aqui e ali. E eu falei na hora: “quem é você? Fica na sua, abaixa sua bola, você tá no mesmo barco que eu. Ir bem no treino ou não, não importa, o que importa é o campeonato e no último torneio o Envy foi seu pai. E aí ele kitou da call, e eu saí também… e aí quando eu saí, ele voltou de novo.

Buero afirma que quando viu o retorno do mid-laner pra chamada, ele voltou também e o chamou de criança e voltou a repetir que o Envy foi o “pai dele”, chamou ele de leão de treino e ele ficou quieto.

Você pode conferir todo o relato do Buero no vídeo abaixo:

Versão de Lynkez sobre os problemas da Ratz

Depois do desabafo de Buero em live com Minerva, Lynkez também resolveu se pronunciar sobre os problemas da Ratz e apresentou sua versão de toda a história. Em um longo texto publicado nas redes sociais, o mid laner contou como foi sua chegada ao time, o que presenciou durante o projeto e como se desenrolou a situação até a saída de Buero.

Logo de início, Lynkez explicou que não fazia parte da formação inicial do projeto e que chegou ao time junto com SamkZ, durante o período de tryouts. Na época, Elkas ainda era o suporte da equipe.

Nos nossos primeiros treinos com essa formação, era de consenso geral (também do Buero) que deveríamos trazer algum suporte pra agregar de alguma maneira, seja ajudando ele ou até mesmo jogando e ele se mantendo como sub

Segundo ele, Buero concordou com a ideia, pois estava disposto a “ganhar a qualquer custo”. O próprio Elkas teria decidido deixar o projeto, enquanto SamkZ não se sentia preparado para continuar.

Com a line formada por Kiari, Soweto, Krastyel, Lynkez e Buero, começaram os treinos e, segundo o mid laner, o ambiente era tenso por conta da inexperiência do ADC. Ele descreveu o comportamento dos colegas:

Krastyel foi o mais afetado em questão de jogo por toda essa situação (…), era muito difícil ele desempenhar pela falta de conhecimento das matchups do Buero”, revelou. “Tudo que ele pediu pro Buero foi ignorado e isso só colaborou com todo o estresse que o Krastyel já estava tendo.

Imagem de Lynkez, jogador do Flamengo Esports
Já tendo jogado o CBLOL e sido campeão do Academy, Lynkez é um dos jogadores da Ratz (Foto: Divulgação/CBLOL)

Sobre a comissão técnica, Lynkez afirmou que os dois coaches também enfrentaram dificuldades para lidar com o ADC:

O Doran tentou muito no começo ajudar o Buero nos reviews de treino e outros VODs (…), mas o Buero era desrespeitoso com ele e muito resistente sobre os feedbacks”, relatou. “Já o Carlito pediu dois champions específicos pra ele adicionar à pool e até hoje não tínhamos esses campeões. Em uma scrim contra a Dopamina, o Buero ignorou o draft, lockou outro pick e ficou falando ‘my bad’ de forma irônica.

Antes do início do Circuito Desafiante 2025, a equipe tentou repetir uma dinâmica feita anteriormente com Elkas, trazendo outro ADC (Improve) para observar os treinos e oferecer feedbacks. A ideia, no entanto, não foi bem recebida por Buero, que se sentiu “passado pra trás” e acabou se afastando da rotina do time.

No terceiro jogo ele já deveria voltar a jogar, porém recusou e foi fazer alguma coisa, não assistiu o treino e ficou mutado

O mid também comentou sobre sua relação direta com o ex-companheiro de equipe. Admitiu falhas em alguns momentos e reconheceu que poderia ter sido um companheiro melhor:

Realmente tinham alguns treinos em que eu de fato não estava sendo o melhor teammate que poderia ser e reconheço minha falha nisso. (…) Compreendo ele enxergar que eu sou uma pessoa/jogador com ego, pois de fato eu sou um dos players que mais pegava no pé dele

Apesar disso, negou ter desrespeitado Buero e destacou que todas as cobranças faziam parte do esforço coletivo de evolução.

O estopim da crise, segundo ele, foi mesmo a discussão entre os dois após um treino, que acabou tomando proporções maiores:

Minha opinião sobre como aconteceu é que dei um feedback normal de algo que estava se repetindo sempre, até o momento que pra mim passou a ser intragável e ele lidou de um jeito que achei antiprofissional e simplesmente explodiu”, comentou. “Quando percebi que ele estava se passando do ponto eu tirei o fone (…), e decidi que a partir dali não faria sentido estarmos no mesmo projeto

Por fim, Lynkez explicou como se deu a saída de Buero da equipe. Ele relatou que, após a treta, houve uma reunião entre os jogadores (sem Buero), onde foi decidido que seria necessário fazer mudanças. A decisão final foi comunicada na call do dia seguinte, mas o próprio ADC teria optado por sair do time:

Decidimos que o Buero teria a decisão de treinar os próximos dias e jogar o campeonato e caso as coisas melhorassem poderíamos permanecer do jeito que estávamos. De início foi prontamente aceito por ele, mas logo depois ele mandou mensagem no grupo do time falando que não jogaria e que estaria saindo

Lynkez ainda fez questão de pontuar que, apesar das críticas, reconhece pontos positivos em Buero, principalmente no aspecto organizacional:

Acredito que ele foi um cara muito proativo em ir atrás dos patrocínios e querer o melhor pro projeto; puxou conversas importantes com a equipe e buscou rever jogos com outros ADCs do cenário

Mas também destacou que o ex-companheiro precisa evoluir em aspectos do competitivo:

Ele deveria se esforçar da maneira correta, ser mais receptivo a feedbacks, entender como funciona um meio competitivo e saber separar as coisas do profissional e do pessoal

Ratz no circuito Desafiante 2025

A Ratz estreou com derrota no Circuito Desafiante 2025 e volta a jogar nesta segunda-feira (24) contra a Rise Gaming. Acompanhe a cobertura completa do torneio aqui no Mais Esports! Acesse a página do Bolão e vote no time que você acha que vai vencer.

Circuito Desafiante 2020
Foto: LoL Esports

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 24 de março de 2025 • Editado há 3 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Ahri bruiser? Nova build vem ganhando popularidade
League of Legends

LoL: Ahri bruiser? Nova build vem ganhando popularidade

Você já conhece a build da Ahri Bruiser? Nada de buscar uma vibe assassina, e sim jogar como uma maga de controle com bastante vida para si. A novidade está com bons números!

Há 8 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.07 traz novas skins 1 de abril, mini-rework no Yorick e mais
League of Legends

LoL: Patch 25.07 traz novas skins 1 de abril, mini-rework no Yorick e mais

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.07 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 8 horas
League of Legends
LoL: Qual é o pior item do LoL? Comunidade debate sobre
League of Legends

LoL: Qual é o pior item do LoL? Comunidade debate sobre

Você já parou pra pensar qual é o pior item do LoL? A comunidade entrou no debate e teve um que se sobressaiu, mas na sua opinião, qual é o mais abaixo?

Há 12 horas
League of Legends
LCK 2025: T1 recua após comentários sobre Zeus e sua agência: “apenas uma opinião”
League of Legends

LCK 2025: T1 recua após comentários sobre Zeus e sua agência: “apenas uma opinião”

Um representante da T1 falou sobre as declarações do CEO da equipe, Joe Marsh, sobre a agência de Zeus, atualmente na Hanwha Life Esports.

Há 12 horas
League of Legends
LCK 2025: HLE é a favorita para o título, segundo os times do torneio
League of Legends

LCK 2025: HLE é a favorita para o título, segundo os times do torneio

Segundo os próprios jogadores da LCK 2025, a HLE é a grande favorito para o título. Contudo, só outra equipe recebeu 2 votos de favoritismo, sabe dizer qual foi?

Há 13 horas
League of Legends
LEC 2025: NAVI está próxima de voltar para o LoL, segundo site
League of Legends

LEC 2025: NAVI está próxima de voltar para o LoL, segundo site

Os fãs mais assíduos do CS reconhecem esse logo de longe, mas não é a primeira vez que a NAVI estaria no cenário do LoL. Ao que tudo indica, o retorno está próximo!

Há 15 horas