O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que está estudando a criação de uma Olimpíada de Esports. Thomas Bach, presidente do comitê, falou sobre a novidade em discurso na 141º Sessão da entidade.
Em seu discurso, Bach revelou que pediu para que a recém-criada Comissão de Esports do COI, analise as possibilidades para uma Olimpíada exclusiva dos esportes eletrônicos. “Eu pedi que a nossa nova Comissão de Esports do COI estude a criação da Olimpíada dos jogos eletrônicos”, disse.
Esport como esporte olímpíco
Em junho, Vincent Pereira, diretor de esports do COI, disse na Semana dos Esports de Singapura que os jogos de tiro (FPS), jamais serão integrados às Olimpíadas. Nos Jogos Asiáticos, competição polidesportiva com atletas de todos os países da Ásia, os esports já são parte integrante do evento. A Coreia do Sul, por exemplo, conquistou o título de LoL da competição.
Também em junho, o COI organizou um evento de esports, a Olympic Esports Series. Na ocasião, apenas modalidades que não são populares do Brasil foram inseridas, tais como Chess.com, Gran Turismo, Tennis Clash e outras.