Como o então nono colocado da LCK venceu o early game da Kingzone

Como o então nono colocado da LCK venceu o early game da Kingzone

A League Champions Korea se situa em um momento peculiar. No que antes a SK Telecom T1 era o time dominante  —  aquele que o espectador podia confiar para chegar longe em campeonatos e obter bons resultados  — , agora isso mudou para uma tabela disputada. Lee “Faker” Sang-hyeok e companhia lutam por vaga no pós-temporada, todos os times conseguem se derrotar e no fim quem reina supremo é a KingZone DragonX.

Após o Mundial, a Longzhu rebatizada adicionou Han “Peanut” Wang-ho ao já implacável plantel de 2017 e com isso se alavancou ao posto de incontestável melhor do mundo. Na etapa atual da LCK, eles mantiveram sequência de quatorze mapas ganhos  —  isto é, sete séries vencidas por 2 a 0 —, que durou da segunda à quinta semana.

É fácil considerá-los os melhores do mundo. Em um meta com jogos durando mais de uma hora e com campeões ideais para atrasar, a Kingzone contraria as expectativas ao finalizar oponentes na metade do tempo. Kim “Khan” Dong-ha segue dobrando o meta com escolhas de Riven e Jayce  —  sem selecionar ao menos uma vez tanques populares como Ornn, Cho’Gath e Maokai  —  e alcança novas alturas como carry.

As estatísticas, muito superiores às do ano passado, reforçam essa noção: são os primeiros em 13 das 23 marcas designadas para times, sendo as principais Taxa de Early Game (61.6), Taxa de Mid/Late (19.1), Diferencial de Ouro aos 15 minutos (1.263), , Taxa das Primeiras Três Torres (77%), Taxa de Controle de Dragão (72%), Taxa de Primeiro Barão (84%), Taxa de Controle de Barão (74%), Taxa de Controle da Selva (58.7%).

Mas na sexta semana, ainda que tivessem de longe o melhor early game do planeta, a Kingzone se encontrou em um déficit de 2.800 de ouro quando bateu quinze minutos do primeiro mapa contra a MVP. O mesmo time que perdeu 10 seguidas no início do campeonato, estava em nono e raramente adquire alguma vantagem nesse ponto do jogo.

Tudo começou com o jungle pathing de Kim “Beyond” Kyu-seok. Jogando de Zac no lado vermelho, ele optou pelo comum início nos lobos, mas sem auxílio da dupla do bot. Dalí, fez Blue e Gromp simultaneamente e subiu para a selva de cima para coletar Acuâminas e Red. Segundos antes, Peanut deixara uma sentinela no bônus vermelho inimigo, o que deu a informação de que seu equivalente estava level 3  — um a menos —  e que ainda restava fazer os Krugues.

Normalmente o caçador de Zac só pensa em gankar a partir do nível 4, que é quando o alcance do Estilingue Elástico fica maior. Mas Beyond ignorou o último campo restante e foi direto para a rota do topo, onde Khan e Kang “ADD” Geon-mo se enfrentavam respectivamente de Camille e Poppy. Aos 3 minutos e 33 segundos, era First Blood para as mãos dele.

Do outro lado do mapa, Na “Pilot” Woo-hyung e Jeong “Max” Jong-bin vinham jogando de forma conservadora, especialmente porque Beyond não poderia dar cobertura em um eventual gank. Eles se mantiveram na rota até os 6 minutos e 30, dando recall apenas quando Kim “PraY” Jong-in o fez.

Quando chegaram na fonte, clicaram para andar para a bot lane. Ao ver, contudo, que Khan morrera mais uma vez e que Kang “Gorilla” Beom-hyeon ainda não voltara para base, mudaram de ideia e se deslocaram para o topo. A vantagem de tempo era enorme, os jogadores da Kingzone estavam alheios à inversão e por isso a MVP conseguiu o First Brick sem problemas. Aos 7 minutos e 36, a vantagem já era de 1.800 de ouro.

Atrasado na jogada, o atual campeão não pôde trocar torres e teve que se contentar com o Dragão do Oceano. Para tentar punir ainda mais, setou um freeze no top, o que essencialmente significaria a interdição da rota nos minutos seguintes. A MVP, porém, inverteu outra vez e deixou ADD suscetível a uma emboscada: aos 11 minutos e 20, Khan usou Flash e Ultimate para desviar do Veredito da Guardiã e tentar garantir o abate, mas por sorte Max tinha Teleporte e usou-o para impedir essa investida.

Esse erro acabou sendo um mal que veio para o bem, pois a Kingzone ficou sem diversos cooldowns importantes para a jogada que viria. 25 segundos depois, sabendo que o resto do time estava preparado para descer, Max deu engage para cima do atirador adversário e o deixou relativamente low. Beyond usou o Pinstouro para evitar a sentinela da tri-bush e posicionou uma própria para os teleportes de ADD e An “Ian” Jun-hyeong. Mesmo com a Entrada Heróica do Galio de Gwak “Bdd” Bo-seong, não foi possível evitar o dive e a morte de PraY.

Com vantagem numérica, de habilidades e de saúde, a MVP derrubou mais uma torre e estendeu a liderança para 2.800. Por causa do domínio territorial, ainda conseguiram um Dragão Infernal depois do reset, o que foi uma ótima notícia para campeões como Corki e Xayah.

Essas brilhantes e criativas rotações de early game da MVP acabaram não resultando em vitória  —  em vez de esperar mais um pouco pelo outscale, a equipe deu espaço para a Kingzone voltar para o jogo com um skirmish mal sucedido por volta dos 17 minutos  — , mas mostraram como um time de até então nona colocação e números medíocres foi capaz de bater de frente com os atuais reis do League of Legends.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias
Como o então nono colocado da LCK venceu o early game da Kingzone - Mais Esports