A RED foi uma das surpresas no ano de 2025 e para entender mais dessa reta final e do que esperar da RED Canids na Copa CBLOL 2026, o Mais Esports teve a chance de entrevistar o mid-laner da Matilha, Kaze.
Ano passado você teve que passar por diversos times até chegar na RED. Qual é o seu balanço sobre o ano de 2025?
Ah, no começo foi um ano bem difícil. Eu não achei que ia ficar de fora na LTA Sul, mas acabou acontecendo. No início, eu estava um pouco triste, porque queria muito jogar no Tier 1 e achava que tinha nível pra isso. Já pro terceiro split, a única coisa que eu pensava era provar que todo mundo estava errado. Então foi mais ou menos isso o meu 2025: me provar de novo que eu deveria estar desde o começo ali e que eu seria um dos melhores.
Na matéria especial sobre o Tockers, ele brincou que você era o karma dele. Como foi trabalhar com ele?
Foi um pouco mais difícil no início, porque eu tinha minhas ideias e ele também tinha as dele. Como a gente era um pouco cabeça-dura no início, fomos aprendendo a conversar, achar meio-termos e conseguir melhorar juntos. Acho que foi só isso. Ele também falou, o Corradini e muita gente comentou, que eu era parecido com o Tockers, porque ele era pior ainda. Mas a gente se dá bem, a gente gosta um do outro, e é isso.
Continue depois da publicidade
Queria saber o que você acha que aconteceu com esse Azir. Se é um foco você fazer esse campeão funcionar, se você já tem treinado. Qual é a sua história com o Azir nesse 2025?
Acho que nos treinos a gente estava funcionando muito bem. Tanto que o Azir era o boneco que eu mais tinha winrate nos treinos. Mas a gente acabou não conseguindo fazer as coisas no stage. Acho que foi um pouco de mim e um pouco de todo mundo.
A gente não entendia muito bem o que fazer quando estava jogando de Azir. Eu ficava um pouco mais ansioso, porque não conseguia fazer as coisas que faço normalmente. Foi um pouco de tudo.
Com certeza a gente vai treinar pra esse ano, pra esse split, e tentar fazer no stage o que a gente fazia nos treinos, porque lá a gente ganhava quase todos os jogos de Azir. É treino, mudar a mentalidade e fazer as coisas darem certo.
Continue depois da publicidade
A missão do Mid parece forçar muitos campeões mago no mid. Você acha que isso pode afetar seu estilo agressivo?
Tem muitos magos no mid ainda, mas isso sempre vai ter. Só que a missão pode te ajudar a ser agressivo, porque uma das missões do mid é você matar o outro cara. Sendo agressivo, você consegue completar a missão mais fácil e mais rápido. Então, à primeira vista, não muda muito o meu estilo agressivo. E, com as mudanças do jogo, dá pra fazer coisas diferentes que talvez apareçam no CBLOL.
Falando desse retrospecto de 2025 e mirando para esse próximo split, o que você acha que a RED precisa focar para ser um time ainda melhor?
Acho que todo mundo tem que focar no que foi a experiência internacional, no que a gente levou de aprendizado, e também no split passado. A gente joga bem, mas tinha outras coisas pra melhorar. Eu vou focar no que acho que poderia ter feito melhor, no que fiquei muito focado nesse split, e tentar fazer o meu melhor.
Continue depois da publicidade
Em relação a isso, o que você acha que você poderia ter feito melhor?
Acho que o problema foi que, no começo, eu fiquei muito focado na lane. Às vezes isso acabava atrapalhando o nosso jogo. Então acho que vou tentar focar menos só na lane e não ficar tão puto quando a lane não sai como eu quero. Quero focar mais nas lutas, que é algo que eu faço bem e que já fiz na minha carreira. Teve época em que eu não ligava tanto pra lane e só jogava a luta.
Então, pra esse split, quero achar um meio-termo: jogar bem a lane, mas também entender que, se não der certo, se ficar só farmando ou no 50-50, ainda dá pra ganhar de qualquer forma.
Você acha que a missão nova pode impactar nisso? De você ter que forçar a mudar esse estilo ou demorar pra mudar o estilo por conta da missão?
Na minha opinião, a missão não muda muito. A única coisa que mudou no mid é que antes você podia sair de matchups mais difíceis, tipo pegar nível 6 e ir pro bot. Agora não dá, você tem que ficar no mid. Então acho que o que mais vai mudar é que os jogadores vão ter que ser mais estáveis. Não vão poder trollar a lane, porque senão ficam muito atrás. Minha meta é essa: ser estável na lane.
Continue depois da publicidade
Durante a off-season também teve a interação do Tinowns sobre você e que você até brincou com ele, queria saber o que você acha da gameplay dele, se você já tinha acompanhado antes. E como você acha que vai ser esse possível duelo?
Eu já tinha acompanhado um pouco do CBLOL e conheço a história dele. Acho ele um jogador bem sólido. Ele foi mudando com os anos, mudou de playstyle, mudou de campeões. É um jogador experiente, que não vai trollar. Mas ainda não sei o que esperar desse ano, porque eu não treinei contra ele. Não vi tanto assim recentemente. O que eu espero é que ele faça pelo menos o mínimo, que seja estável. Ele não vai trollar.
E como você define o que esperar do Kaze de 2026?
Simplesmente esperar um jogador melhor. Eu quero ser melhor. Sempre quis e sempre vou querer. O melhor de mim é o melhor da liga. Eu sempre vou querer ser o melhor mid da liga onde eu estiver jogando. Quero melhorar e ser o melhor indiscutível.
No que você acha que a RED tem que focar para ser campeã?
Acho que a gente tem que focar mais na intensidade e em rever as séries importantes que jogamos. A final da LTA Sul, por exemplo: mesmo cansados, a gente poderia ter jogado melhor. Rever a série contra a 100 Thieves, as experiências internacionais, os treinos contra a FlyQuest, tudo isso. É ficar revendo o que a gente fez errado, melhorar e manter uma mentalidade constante de evolução pra dar tudo e ganhar.
Quando começa a Copa CBLOL 2026 1° split?
A Copa CBLOL 2026 começa no dia 17 de janeiro. A grande final da competição está marcada para cerca de um mês depois, para o dia 28 de fevereiro.
- Veja Mais: LCK Cup 2026: Time Mid é campeão do Kickoff
Continue depois da publicidade




