Há exatos vinte anos, a primeira versão beta de Counter-Strike era lançada. Nem Jess Cliffe e Minh Le, criadores do aclamado mod de Half-Life, tinham noção do fenômeno que o jogo se tornaria e as proporções que o CS teria como um esporte eletrônico. Encontrado em qualquer lan house do Brasil, o game se popularizou entre os brasileiros e criou alguns dos melhores jogadores que os servidores já viram, atletas esses que consequentemente viriam a participar de alguns dos títulos mais marcantes dos Esports.
Em comemoração dos 20 anos da franquia Counter-Strike, o Mais Esports separou algumas das principais conquistas de equipes brasileiras durante este período. Do CS 1.6 ao CS:GO, o CS nacional brilhou mundo afora com conquistas de mundias e títulos expressivos que ficaram marcados na história do esporte eletrônico.
ESWC 2006
Continue depois da publicidade
A ESWC 2006, torneio que ocorreu na França, é considerada até hoje como a maior conquista nacional no CS 1.6. Composta por uma line-up formada por fnx, nak, cogu, KIKO e ellllll, a antiga MIBR teve que passar por x6tence e ALTERNATE aTTaX para chegar na grande final do torneio. Na decisão, os brasileiros encararam a Fnatic de Patrik “f0rest” Lindberg, onde venceram por 16-6 para faturar 52 mil dólares e o primeiro título mundial de uma equipe brasileira no Counter-Strike.
DREAMHACK WINTER 2007
Continue depois da publicidade
Aproximadamente um ano e meio após a conquista da ESWC 2006, a MIBR voltaria a vencer mais um título marcante, dessa vez na Suécia. Composta por fnx, btt, ton, bit, cky e gAuLeS como técnico, a equipe brasileira não teve um caminho fácil para o título. A Made in Brazil teve que passar pelos finlandeses da Team ROCCAT, os suecos da Fnatic, os franceses da emuLate! e finalmente a SK Gaming de Abdisamad “SpawN” Mohamed na grande decisão por 16-11 para faturar 17 mil dólares e mais um caneco.
GAMEGUNE 2008
Continue depois da publicidade
Novamente com mais mudanças em sua line-up, a MIBR venceu na cidade de Bilbao, Espanha, a GameGune 2008. Formada por btt, bit, cky, Lance, ton e novamente com gAuLeS como técnico, a equipe brasileira passou por n!faculty, X3O Gaming, A-Gaming e mousesports na final do torneio por 2 a 1, levando para casa mais um troféu e 12 mil euros.
MLG COLUMBUS MAJOR 2016
Continue depois da publicidade
Com o fim do CS 1.6 e com o CS:GO já consolidado, o Brasil finalmente voltou a levantar um troféu internacional no Counter-Strike. Em abril de 2016, a Luminosity Gaming formada por FalleN, coldzera, fer, TACO e fnx foi a grande campeã do MLG Columbus major 2016. A equipe brasileira se classificou para os playoffs em primeiro no seu grupo e bateu Virtus.pro, Team Liquid e Natus Vincere para conquistar seu primeiro mundial e 500 mil dólares. O título ajudou a LG a alcançar o status de melhor time do mundo pela primeira vez no ranking da HLTV.
ESL ONE COLOGNE MAJOR 2016
Continue depois da publicidade
Três meses após vencerem seu primeiro título mundial no CS:GO, FalleN, coldzera, fer, TACO e fnx se tornaram bi campeões de major ao levantarem o troféu da ESL One Cologne 2016. Agora vestindo a camisa da SK Gaming, os brasileiros tiveram que passar por G2 e FaZe nos grupos, além de FlipSid3 Tactics, Virtus.pro e Team Liquid no mata-mata. Durante todo o campeonato, o time só foi derrotado em um mapa e a campanha sacramentou o quinteto como um dos maiores da história do jogo.
EPICENTER 2017
Mesmo com vários títulos vencidos em 2017 com João “felps” Vasconcellos no time, o jogador decidiu deixar a equipe por decisão pessoal. Com a EPICENTER, torneio que aconteceu na Rússia, se aproximando, a SK Gaming decidiu utilizar Ricardo “boltz” Prass como substituto. O resultado foi o melhor possível, mais um título para a extensa galeria de troféus que os brasileiros já acumulavam e 250 mil dólares. O momento mais marcante da competição foi a grande final, onde FalleN, coldzera, fer, TACO e boltz bateram a Virtus.pro por 3 a 2, com direito a prorrogação no último mapa, uma das séries mais emocionantes do quinteto.
ESL PRO LEAGUE SEASON 6 FINALS
A ESL Pro League Season 6 Finals aconteceu em Odense, Dinamarca, em dezembro de 2017. Já com boltz de forma definitiva na line-up, a SK Gaming passou pelos grupos com um recorde de 4-1, garantindo sua ida automática para as semifinais do torneio. No mata-mata, os brasileiros venceram a Misfits por 2 a 0 e a FaZe Clan por 3 a 1. A competição marcou o último troféu importante que FalleN, coldzera, fer, TACO e boltz levantaram, além de fazer com que eles fechassem o ano no topo do ranking mundial.







