Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

Cruzada e-Sports projeta educação e profissionalização para jovens de comunidades do RJ

Geral

Mais um importante projeto social está nascendo nos Esports. Visando criar oportunidades e levar experiências transformadoras aos jovens das comunidades do Rio de Janeiro, o Cruzada e-Sports foi formado pela Player 1 Gaming Group e pela Good to Game (GTG) para não apenas formar futuros pro players, mas também profissionais de outras áreas do esporte eletrônico como produção de eventos, gestão de torneios, criação e gestão de mídias sociais.

Localizado no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, mais especificamente nas instalações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o Cruzada e-Sports foi inaugurado no dia 17 de novembro. O espaço possui aproximadamente 100m² e conta com 20 estações de aulas e treinos, que abrigarão inicialmente 140 alunos com idades entre 8 e 21 anos matriculados em cursos 100% gratuitos.

Serão oferecidos sete cursos no local, divididos em quatro módulos. O primeiro deles é o de Modalidades, com cursos específicos dos games competitivos Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES, Dota 2 e Starcraft 2.

Cruzada e-Sports
(Foto: Cruzada e-Sports)

“Sabemos da dificuldade de uma grande parcela da sociedade em ter acesso à prática de esportes eletrônicos e tudo que ela proporciona. Nosso principal objetivo é inserir jovens dentro do mercado de games, e através do conhecimento estimular os primeiros passos do seu caminho de crescimento pessoal e profissional, seja como atleta, criador de conteúdo ou produtor de eventos” afirmou Dalmo Castello Filho, idealizador do Cruzada e-Sports.

Além do módulo focado em ensinar os jogos citados anteriormente, o projeto também terá módulos direcionados à formação e capacitação de profissionais para outras áreas da indústria doe Esports. O módulo 2, Creators e Mídias Sociais, será dedicado à gestão de redes sociais, criação de conteúdo e estratégia de plataformas digitais.

Já o módulo 3 será focado na criação, organização e gerenciamento de campeonatos e ligas, passando por todos os detalhes de regras, arbitragem e até controle de dados. Esse módulo será comandado pelos profissionais da plataforma de competição Player 1.

“Desde o início do Player 1 Gaming Group, elegemos causas para andar lado a lado com as nossas verticais de negócios. E poder participar diretamente da transformação de vidas através de um programa estruturado de capacitação gratuita de qualidade, como o Cruzada e-Sports, que vai dar acesso e preparar jovens para as novas profissões que são demandadas por essa indústria enorme, que não para de crescer, é a mais nobre das causas, o que nos deixa orgulhosos e motivados”, disse Leandro Valentim, CEO do Player 1 Gaming Group.

O quarto e último módulo focará na Produção de Eventos, ensinando os alunos a como criar, planejar e executar grandes eventos focados no universo gamer, como campeonatos, festivais de cosplay e cultura geek. O know-how será transmitido diretamente por profissionais da V3A e GTG, empresa responsável por dois dos maiores eventos de e-Sports do Brasil – Prêmio eSports Brasil e WESG Latam.

“A Oi se orgulha de apoiar projetos como o Cruzada e-Sports, que leva oportunidades para jovens e usa a tecnologia como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Sabemos da importância do eSport e do desenvolvimento de games, mais uma possibilidade para essas crianças aprenderem de forma divertida e criativa uma nova opção de entrar no mercado de trabalho. Com a oferta de um serviço de alta performance, velocidade e estabilidade, que é a Oi Fibra, ajudamos a incrementar essa revolução cultural que os jogos digitais estão proporcionando”, explica Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.

Cruzada e-Sports
(Foto: Cruzada e-Sports)

A proposta do Cruzada e-Sports é, além de promover educação e profissionalização, se tornar uma comunidade, um lugar de troca de conhecimento e acolhimento constante. Por isso, após a conclusão dos cursos, alunos já formados poderão aprimorar suas experiências para além dos módulos, tendo acesso a possibilidades de mentoria e aprimoramento, através do contato com o corpo docente e novos alunos.

“O mercado de e-Sports vem crescendo muito a cada ano. Esse projeto vai, sem dúvida alguma, mudar a vida desses jovens e proporcionar oportunidades a eles no futuro. É muito gratificante saber que conseguimos apoiar projetos como esse através da Lei de Incentivo ao Esporte. Que sirva de inspiração a mais proponentes e mais empresas”, disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

Pedro Mitke

por Pedro Mitke

Publicado em 18 de novembro de 2021 • Editado há quase 4 anos

Matérias Relacionadas
Geral
DDTank 3.6 Brasil retorna com servidor clássico e torneio de duplas com premiações
Geral

DDTank 3.6 Brasil retorna com servidor clássico e torneio de duplas com premiações

Com jogabilidade clássica e espírito competitivo, novo servidor do DDTank 3.6 Brasil estreia com torneio oficial e recompensas exclusivas.

Há 5 dias
Geral
NIP faz investimentos para faturar quase R$ 90 milhões por mês em bitcoin
Geral

NIP faz investimentos para faturar quase R$ 90 milhões por mês em bitcoin

NIP Group amplia sua capacidade de mineração de Bitcoin para 11,3 EH/s com nova aquisição e fortalece sua estratégia digital.

Há 12 dias
Geral
CS2: Time brasileiro é eliminado da DreamHack Atlanta e fica fora de grande torneio internacional
Geral

CS2: Time brasileiro é eliminado da DreamHack Atlanta e fica fora de grande torneio internacional

Imperial perde para a BIG e encerra participação na DreamHack Knockout Atlanta; vaga na ESL Pro League 23 fica mais distante.

Há 15 dias
Geral
COI encerra parceria com Arábia Saudita e adia Jogos Olímpicos de Esports
Geral

COI encerra parceria com Arábia Saudita e adia Jogos Olímpicos de Esports

COI desiste da Arábia Saudita como sede e irá reformular o projeto dos Jogos Olímpicos de Esports.

Há 18 dias
Geral
MIBR é vendido para empresa brasileira, que promete investimento de R$ 100 milhões nos próximos anos
Geral

MIBR é vendido para empresa brasileira, que promete investimento de R$ 100 milhões nos próximos anos

A Spun Mídia anunciou a compra do MIBR e a criação da EZOR, plataforma que administrará MIBR e LOS com R$ 100 milhões em investimentos.

Há 24 dias
Geral
Steam bate recorde com 41,6 milhões de jogadores simultâneos
Geral

Steam bate recorde com 41,6 milhões de jogadores simultâneos

Steam alcança marca inédita de 41,6 milhões de jogadores simultâneos no dia 12 de outubro de 2025.

Há 1 mês

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais