Cruzada e-Sports projeta educação e profissionalização para jovens de comunidades do RJ

Geral
De:Pedro Mitke-
November 18, 2021

Mais um importante projeto social está nascendo nos Esports. Visando criar oportunidades e levar experiências transformadoras aos jovens das comunidades do Rio de Janeiro, o Cruzada e-Sports foi formado pela Player 1 Gaming Group e pela Good to Game (GTG) para não apenas formar futuros pro players, mas também profissionais de outras áreas do esporte eletrônico como produção de eventos, gestão de torneios, criação e gestão de mídias sociais.

Localizado no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, mais especificamente nas instalações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o Cruzada e-Sports foi inaugurado no dia 17 de novembro. O espaço possui aproximadamente 100m² e conta com 20 estações de aulas e treinos, que abrigarão inicialmente 140 alunos com idades entre 8 e 21 anos matriculados em cursos 100% gratuitos.

Serão oferecidos sete cursos no local, divididos em quatro módulos. O primeiro deles é o de Modalidades, com cursos específicos dos games competitivos Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES, Dota 2 e Starcraft 2.

Continue após a publicidade
Cruzada e-Sports
(Foto: Cruzada e-Sports)

“Sabemos da dificuldade de uma grande parcela da sociedade em ter acesso à prática de esportes eletrônicos e tudo que ela proporciona. Nosso principal objetivo é inserir jovens dentro do mercado de games, e através do conhecimento estimular os primeiros passos do seu caminho de crescimento pessoal e profissional, seja como atleta, criador de conteúdo ou produtor de eventos” afirmou Dalmo Castello Filho, idealizador do Cruzada e-Sports.

Além do módulo focado em ensinar os jogos citados anteriormente, o projeto também terá módulos direcionados à formação e capacitação de profissionais para outras áreas da indústria doe Esports. O módulo 2, Creators e Mídias Sociais, será dedicado à gestão de redes sociais, criação de conteúdo e estratégia de plataformas digitais.

Já o módulo 3 será focado na criação, organização e gerenciamento de campeonatos e ligas, passando por todos os detalhes de regras, arbitragem e até controle de dados. Esse módulo será comandado pelos profissionais da plataforma de competição Player 1.

“Desde o início do Player 1 Gaming Group, elegemos causas para andar lado a lado com as nossas verticais de negócios. E poder participar diretamente da transformação de vidas através de um programa estruturado de capacitação gratuita de qualidade, como o Cruzada e-Sports, que vai dar acesso e preparar jovens para as novas profissões que são demandadas por essa indústria enorme, que não para de crescer, é a mais nobre das causas, o que nos deixa orgulhosos e motivados”, disse Leandro Valentim, CEO do Player 1 Gaming Group.

O quarto e último módulo focará na Produção de Eventos, ensinando os alunos a como criar, planejar e executar grandes eventos focados no universo gamer, como campeonatos, festivais de cosplay e cultura geek. O know-how será transmitido diretamente por profissionais da V3A e GTG, empresa responsável por dois dos maiores eventos de e-Sports do Brasil – Prêmio eSports Brasil e WESG Latam.

“A Oi se orgulha de apoiar projetos como o Cruzada e-Sports, que leva oportunidades para jovens e usa a tecnologia como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Sabemos da importância do eSport e do desenvolvimento de games, mais uma possibilidade para essas crianças aprenderem de forma divertida e criativa uma nova opção de entrar no mercado de trabalho. Com a oferta de um serviço de alta performance, velocidade e estabilidade, que é a Oi Fibra, ajudamos a incrementar essa revolução cultural que os jogos digitais estão proporcionando”, explica Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.

Cruzada e-Sports
(Foto: Cruzada e-Sports)

A proposta do Cruzada e-Sports é, além de promover educação e profissionalização, se tornar uma comunidade, um lugar de troca de conhecimento e acolhimento constante. Por isso, após a conclusão dos cursos, alunos já formados poderão aprimorar suas experiências para além dos módulos, tendo acesso a possibilidades de mentoria e aprimoramento, através do contato com o corpo docente e novos alunos.

“O mercado de e-Sports vem crescendo muito a cada ano. Esse projeto vai, sem dúvida alguma, mudar a vida desses jovens e proporcionar oportunidades a eles no futuro. É muito gratificante saber que conseguimos apoiar projetos como esse através da Lei de Incentivo ao Esporte. Que sirva de inspiração a mais proponentes e mais empresas”, disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!