×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Cruzada e-Sports projeta educação e profissionalização para jovens de comunidades do RJ

Geral

Mais um importante projeto social está nascendo nos Esports. Visando criar oportunidades e levar experiências transformadoras aos jovens das comunidades do Rio de Janeiro, o Cruzada e-Sports foi formado pela Player 1 Gaming Group e pela Good to Game (GTG) para não apenas formar futuros pro players, mas também profissionais de outras áreas do esporte eletrônico como produção de eventos, gestão de torneios, criação e gestão de mídias sociais.

Localizado no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, mais especificamente nas instalações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o Cruzada e-Sports foi inaugurado no dia 17 de novembro. O espaço possui aproximadamente 100m² e conta com 20 estações de aulas e treinos, que abrigarão inicialmente 140 alunos com idades entre 8 e 21 anos matriculados em cursos 100% gratuitos.

Serão oferecidos sete cursos no local, divididos em quatro módulos. O primeiro deles é o de Modalidades, com cursos específicos dos games competitivos Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES, Dota 2 e Starcraft 2.

Cruzada e-Sports
(Foto: Cruzada e-Sports)

“Sabemos da dificuldade de uma grande parcela da sociedade em ter acesso à prática de esportes eletrônicos e tudo que ela proporciona. Nosso principal objetivo é inserir jovens dentro do mercado de games, e através do conhecimento estimular os primeiros passos do seu caminho de crescimento pessoal e profissional, seja como atleta, criador de conteúdo ou produtor de eventos” afirmou Dalmo Castello Filho, idealizador do Cruzada e-Sports.

Além do módulo focado em ensinar os jogos citados anteriormente, o projeto também terá módulos direcionados à formação e capacitação de profissionais para outras áreas da indústria doe Esports. O módulo 2, Creators e Mídias Sociais, será dedicado à gestão de redes sociais, criação de conteúdo e estratégia de plataformas digitais.

Já o módulo 3 será focado na criação, organização e gerenciamento de campeonatos e ligas, passando por todos os detalhes de regras, arbitragem e até controle de dados. Esse módulo será comandado pelos profissionais da plataforma de competição Player 1.

“Desde o início do Player 1 Gaming Group, elegemos causas para andar lado a lado com as nossas verticais de negócios. E poder participar diretamente da transformação de vidas através de um programa estruturado de capacitação gratuita de qualidade, como o Cruzada e-Sports, que vai dar acesso e preparar jovens para as novas profissões que são demandadas por essa indústria enorme, que não para de crescer, é a mais nobre das causas, o que nos deixa orgulhosos e motivados”, disse Leandro Valentim, CEO do Player 1 Gaming Group.

O quarto e último módulo focará na Produção de Eventos, ensinando os alunos a como criar, planejar e executar grandes eventos focados no universo gamer, como campeonatos, festivais de cosplay e cultura geek. O know-how será transmitido diretamente por profissionais da V3A e GTG, empresa responsável por dois dos maiores eventos de e-Sports do Brasil – Prêmio eSports Brasil e WESG Latam.

“A Oi se orgulha de apoiar projetos como o Cruzada e-Sports, que leva oportunidades para jovens e usa a tecnologia como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Sabemos da importância do eSport e do desenvolvimento de games, mais uma possibilidade para essas crianças aprenderem de forma divertida e criativa uma nova opção de entrar no mercado de trabalho. Com a oferta de um serviço de alta performance, velocidade e estabilidade, que é a Oi Fibra, ajudamos a incrementar essa revolução cultural que os jogos digitais estão proporcionando”, explica Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.

Cruzada e-Sports
(Foto: Cruzada e-Sports)

A proposta do Cruzada e-Sports é, além de promover educação e profissionalização, se tornar uma comunidade, um lugar de troca de conhecimento e acolhimento constante. Por isso, após a conclusão dos cursos, alunos já formados poderão aprimorar suas experiências para além dos módulos, tendo acesso a possibilidades de mentoria e aprimoramento, através do contato com o corpo docente e novos alunos.

“O mercado de e-Sports vem crescendo muito a cada ano. Esse projeto vai, sem dúvida alguma, mudar a vida desses jovens e proporcionar oportunidades a eles no futuro. É muito gratificante saber que conseguimos apoiar projetos como esse através da Lei de Incentivo ao Esporte. Que sirva de inspiração a mais proponentes e mais empresas”, disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

Pedro Mitke

por Pedro Mitke

Publicado em 18 de novembro de 2021 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports
Geral

Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports

A Copa do Mundo de Esports além de ter data e modalidades confirmadas, agora foi divulgada como vai funcionar a participação das equipes. Acessa!

Há 1 dia
Geral
Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom
Geral

Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom

Você já se imaginou ficando milionário em menos de quatro minutos? Pois bem, na última semana um brasileiro conseguiu esse feito na Betboom!

Há 11 dias
Geral
CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita
Geral

CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita

CEO da FURIA, André Akkari falou sobre a organização estar entre 30 equipes que receberão dinheiro de um investimento da Arábia Saudita.

Há 14 dias
Geral
FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita
Geral

FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita

A fundação da Copa do Mundo anunciou um fundo de investimento em 30 organizações de esports, e a FURIA e LOUD são as representantes brasileiras nessa lista. 

Há 15 dias
Geral
Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games
Geral

Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (3) o Marco Legal dos Games à indústria de jogos eletrônicos no Brasil.

Há 17 dias
Geral
Streamers lançam campanha de arrecadação para o Rio Grande do Sul
Geral

Streamers lançam campanha de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Streamers, times e a comunidade de esports se juntaram para arrecadar fundos ajudar as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Há 17 dias

















































Campeonatos Atuais